Brasília, 22 de maio de 2023 - Nos últimos meses, os alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília foram incentivados a repensar as relações humanas na perspectiva da diversidade cultural e racial. Os jovens do 8º ano do Ensino Fundamental estiveram focados em um projeto baseado no livro “Meu Nome é Parvana” e participaram também na quinta-feira, 13, de uma conversa com uma família afegã que se refugiou no Brasil.
O objetivo principal da atividade foi ampliar a visão de mundo dos mackenzistas ao terem contato com duas histórias reais do Afeganistão: a do livro e a que foi contada durante a palestra. Além disso, a viagem literária foi uma oportunidade para aumentar o repertório cognitivo deles, agregando conhecimento nas áreas sociais, culturais, econômicas, geográficas e históricas.
A professora de literatura Elaine Santos explicou que falar de uma realidade diferente exercita a imaginação dos adolescentes. “A curiosidade foi estimulada em todos os momentos do projeto com atividades variadas: pesquisas, apresentações orais, escritas, jogos, intertextualidade com outros livros”, disse.
Os alunos, que foram divididos em grupos e orientados a aprender mais sobre o país utilizando a biblioteca do colégio, percorreram um longo caminho sobre a percepção do contexto dos imigrantes. “Foram diversas estratégias até chegar o momento de ver uma família afegã, como a retratada no livro”, comentou Santos.
Família Afegã, abrigo brasileiro e recepção Batista
A estudante Carolina Barros, do 8º ano D, tem ascendência afegã e contou sobre a história de seus familiares afegãos, que chegaram ao Brasil há pouco mais de 3 meses. O pai, o senhor Herbert Barros, assim que soube da ideia, logo concordou em apresentar a família que escolheu o nosso país para se refugiar.
Os irmãos da jovem, tiveram de sair de sua terra natal após o Talibã tomar o poder. Um deles, Shabir Ahadi, é diplomata e escreveu diversos artigos contra o grupo fundamentalista. A decisão de vir pra cá aconteceu devido à fama que os brasileiros têm ao redor do mundo de serem um povo acolhedor.
Os relatos dos imigrantes são de felicidade após serem recebidos pela Igreja Memorial Batista de Brasília. A receptividade, típica do nosso povo, encantou os estrangeiros. Atualmente, os migrantes estão aprendendo português e trabalhando em um salão na região do Lago Sul.
Meu Nome é Parvana
O livro foi selecionado pela professora justamente por se assemelhar com a situação vivida pelos familiares da aluna Carolina. Na obra, tem-se o retrato atual do que vivem os cidadãos do Afeganistão, que há muito sofrem com o autoritarismo do grupo fundamentalista Talibã.
Parvana é uma jovem de 15 anos que pertence à uma família que deseja criar uma escola para mulheres. Por ser uma iniciativa contrária aos princípios de extremismo islâmico do regime, ela acaba sendo presa enquanto a mãe é assassinada. Ao sair da prisão, Parvana é resgatada e torna-se uma refugiada, como tantos outros resgatados.
“Trabalhar literatura na escola não é fácil, mas quando as obras transcendem as páginas e a história passa a ser significativa, aquela mensagem provoca mudanças que ficarão para sempre na memória. Conhecer a família é também conhecer Parvana por uma experiência real e o que torna esse momento fundamental”, afirmou Elaine.
O retorno foi positivo. A professora ouviu dos jovens que, desejando outras atividades do tipo, gostaram da experiência e guardarão para sempre essa lembrança. Uma das estudantes escreveu e entregou o seguinte poema aos refugiados afegãos:
“Quando a vida lhe der um tombo forte e sua alma sangrar,
Quando esse mundo frio a ferir ou a esmagar...
É hora de RECOMEÇAR.
Recomece a LUTAR.
Quando tudo ficar escuro e nada a iluminar,
Quando tudo for incerto e você só duvidar...
Recomece a ACREDITAR,
Pois um dia a paz virá
E tudo se iluminará”.
Isabela Taveira 8° C
Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie
Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio.
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