PRODUÇÃO CIENTÍFICA E A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO: UM ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO DOS DOCENTES NA ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA NOS ANOS DE 2008 E 2009

Maria Denize Henrique Casagrande Casagrande, Carolina Aguiar da Rosa, José Alonso Borba, Elisete Dahmer Pfitscher

Resumo


Este estudo tem como objetivo verificar se o conhecimento dos docentes do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), disseminado em suas publicações científicas, contribuiu para sua atividade de orientação de trabalho de conclusão de curso (TCC) nos anos de 2008 e 2009. Este trabalho classifica-se como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, por meio de um survey, com fonte de coleta de dados secundária - curriculum Lattes dos docentes. Dentre os resultados destaca-se que (i) 57% dos docentes possuíam no máximo 7 orientações no período mapeado; e (ii) existe um alinhamento de 61% quanto à orientação de TCCs e às publicações científicas dos docentes do Curso de Ciências Contábeis da UFSC que orientaram nos anos de 2008 e 2009, o que caracteriza que estes docentes estão capacitados para auxiliar e orientar os discentes.

Texto completo:

PDF PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634