ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE NA PERCEPÇÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES NA GRANDE SÃO PAULO
Resumo
O artigo tem por finalidade abordar o tema Marketing Verde como estratégia fomentadora do processo de compra e comportamento do consumidor, bem como identificar quais as estratégias do Mix de Marketing são percebidas pelos consumidores. Para tal, foi realizado um estudo exploratório de natureza quantitativa a partir de uma amostra não-probabilística com 272 consumidores selecionados por conveniência na Grande São Paulo. Os resultados indicaram que a estratégia de produto é a mais percebida pelos consumidores, seguida de promoção, preço e praça. A maioria dos entrevistados (85%) demonstrou preocupação com o meio ambiente; 75,7% concordam que as informações atuais sobre o meio ambiente incentivam a compra de produtos verdes; 57,9% estariam dispostos a pagar mais por esses produtos preterindo os mais baratos que degradam o meio; 47,8% são motivados pelos benefícios e 65,8 % pelo maior valor agregado do produto verde. Entretanto, 65,5% não acreditam que a cultura brasileira favoreça esse tipo de produto. Com a escassez de estudos empíricos na área, a pesquisa representa uma contribuição aos que pretendem avaliar os impactos das estratégias identificadas no comportamento do consumidor e evidencia que o foco em questões ambientais pode se tornar em diferenciais competitivos às empresas.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634