ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE NA PERCEPÇÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES NA GRANDE SÃO PAULO

Priscilla Azevedo Enoki, Samir Hussain Nami Adum, Mariana Zanchetta Ferreira, Camila Aparecida Aureliano, Sheila de Lima Valdevino, Adilson Aderito da Silva

Resumo


O artigo tem por finalidade abordar o tema Marketing Verde como estratégia fomentadora do processo de compra e comportamento do consumidor, bem como identificar quais as estratégias do Mix de Marketing são percebidas pelos consumidores. Para tal, foi realizado um estudo exploratório de natureza quantitativa a partir de uma amostra não-probabilística com 272 consumidores selecionados por conveniência na Grande São Paulo. Os resultados indicaram que a estratégia de produto é a mais percebida pelos consumidores, seguida de promoção, preço e praça. A maioria dos entrevistados (85%) demonstrou preocupação com o meio ambiente; 75,7% concordam que as informações atuais sobre o meio ambiente incentivam a compra de produtos verdes; 57,9% estariam dispostos a pagar mais por esses produtos preterindo os mais baratos que degradam o meio; 47,8% são motivados pelos benefícios e 65,8 % pelo maior valor agregado do produto verde. Entretanto, 65,5% não acreditam que a cultura brasileira favoreça esse tipo de produto. Com a escassez de estudos empíricos na área, a pesquisa representa uma contribuição aos que pretendem avaliar os impactos das estratégias identificadas no comportamento do consumidor e evidencia que o foco em questões ambientais pode se tornar em diferenciais competitivos às empresas.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634