REVISTA PRIMUS VITAM Nº 10

2º semestre de 2017


Apresentação

O Encontro de Bioética, que em 2017 chegou a sua 6ª Edição, é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética (GEPEB), vinculado ao Curso de Filosofia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Ao longo destes anos, o evento contou com a participação de vários bioeticistas de renome, responsáveis pela construção e pela divulgação da Bioética no Brasil e no exterior: Léo Pessini, Volnei Garrafa, Antonio José Romera Valverde, Reinaldo Ayer, Cláudio Lorenzo, Márcio Fabri dos Anjos, Mônica Aguiar, Flávio Beno, Carlos Matheus, Aline Albuquerque, Aluísio Marçal Seródio, Josimário Silva, Nilza Maria Diniz, José Eduardo Siqueira, Riaan Rheeder, Darlei D’ Agnoll e Lívia M. A. K. Zago.

Outros participantes, impossíveis de serem nomeados, mas nem por isso menos importantes, identificaram em nossos encontros uma forma de compartilhar suas produções e reflexões, apresentadas sob a forma de palestras, oficinas, mesas redondas e comunicações orais.

Desde sua 3ª edição, o encontro obtém o fomento de agências de financiamento externas à UPM, o que tem permitido manter a qualidade dos trabalhos, todos eles abordando temas que cabem à reflexão bioética, assegurando assim seu caráter interdisciplinar e a manutenção do desafio do diálogo permanente entre várias áreas do saber. Em 2017, contamos com o apoio da Sociedade Bioética de São Paulo, sem o qual a organização do evento não teria sido possível.

Os textos aqui reunidos abrangem vários temas, entre eles: Bioética e Teologia; Biotecnologia e Reprodução Humana – Efeitos Jurídicos e Limites Éticos; Pesquisa Científica envolvendo Seres Humanos; Suicídio Assistido; a Disciplina Bioética nos Cursos de Psicologia; Produção de Material Didático para o Ensino de Bioética baseado na Metodologia Flipped Classroom.

A título de registro, tomamos a liberdade de retomar algumas palavras proferidas em 22/03/2017, por ocasião da abertura do I Encontro de Bioética, intitulado “Bioética: da Gênese aos Desafios do Séc. XXI”:

VIDA – Não há conceito mais interdisciplinar que este! Ao lado da pessoa humana, e de outras formas de sua expressão, constituem como temas centrais da bioética. Ao olhá-la e contextualizá-la em nosso cenário latino americano, especialmente, brasileiro, a percebemos: de um lado, sendo cada vez mais banalizada, vide barbáries recorrentes de outro, a vida - sua qualidade sendo objeto de uma tecnociência que, embora tenha boas intenções, não consegue minimizar o quadro de desigualdade existente. Na oportunidade deste vazio, a bioética surge como um importante instrumento reflexivo diante deste quadro anacrônico. O desafio de promover tal reflexão num contexto acadêmico, que por natureza é fragmentado, é maior ainda pois tal reflexão envolve as perspectivas dos vários conhecimentos humanos, característica esta diretamente ligada ao caráter da bioética que é interdisciplinar. Estimulados por este desafio que ‘abrimos’ em nossa Universidade o ‘I Encontro de Bioética da UPM’. Certos de que este evento é um ‘início de conversa’, que possa ser aproveitado por todos os presentes.



Estas reflexões têm durado dez anos e, certamente, tendem a perdurar ainda mais, pois a Bioética lida com questões que, muitas vezes, não possuem respostas prontas e definitivas.

Gostaríamos de agradecer a direção do Centro de Educação, Filosofia e Teologia, a coordenação do curso de Filosofia, os integrantes do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética da UPM, a comissão Organizadora, as secretárias do CEFT por todo apoio logístico e todos que direta e indiretamente contribuíram para que nossos encontros se tornassem uma realidade. Boa leitura!

Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva (Coordenador do Curso de Pedagogia - Mackenzie)

Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura - Mackenzie.)

Prof. Dr. Roger Fernandes Campato (Coordenador do Curso de Filosofia - Mackenzie)





Sumário





© Revista Primus Vitam - ISSN 2236-7799 - Todos os direitos reservados REVISTA PRIMUS VITAM Revista de ciência e humanidades
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT).







REVISTA
PRIMUS VITAM

ISSN 2236-7799

Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Mackenzie