REVISTA PRIMUS VITAM Nº 9

1º semestre de 2017


Apresentação

Esta Edição da Revista Primus Vitam reúne os trabalhos na forma de anais resultado do II Congresso Internacional e VII Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem, realizados entre os dias 31 de maio e 03 de junho de 2017, no Campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em parceria com a Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem (ANDEA).

Com o propósito de promover o diálogo interdisciplinar, neste congresso tivemos a oportunidade de discutir as reais situações educativas com base nas pesquisas de profissionais nacionais e internacionais gabaritados da área da educação e da saúde com o objetivo de produzir e socializar conhecimentos teóricos e práticos sobre as dificuldades do processo ensino aprendizagem, para todas as pessoas que precisam de orientações para a inclusão escolar e social.

O evento correspondia aos anseios antigos dos profissionais da área, pois sua internacionalização o credenciou para a reflexão das investigações sobre processos educativos inclusivos, em diferentes situações, tanto institucionais quanto escolares, comunitárias, assistenciais e empresariais, entre tantas outras. Entre os temas abordados, o congresso contribuiu, além do processo da inclusão, refletir sobre o tripé fundamental para o processo educativo, que é a Escola, a Família e a Sociedade, promovendo trocas de experiências de diferentes contextos que resultou significativamente na melhoria da preparação e formação dos participantes deste evento.

A pluralidade de ideias que foram expostas nos faz acreditar que demos passos importantes para as reflexões sobre este instigante tema que têm levado inúmeros pesquisadores não só no Brasil, mas do mundo todo, a refletir e buscar alternativas para facilitar o processo ensino aprendizagem e que esperamos ter contribuído em muito com a realização deste congresso.

E agora, com a publicação dos principais artigos apresentados durante o evento, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral terão a oportunidade de desfrutar destes importantes textos que poderão servir de base para outras reflexões que surgirão a partir da leitura atenta destes trabalhos.

Nossos agradecimentos especiais à Revista Primus Vitam, na pessoa de seu editor o Professor Doutor Jorge Luis Gutiérrez, que nos atendeu prontamente viabilizando a publicação destes anais que agora estarão acessíveis a todos os interessados pela temática em qualquer parte do mundo.

A todos uma excelente leitura e que os trabalhos aqui expostos possam servir de paradigma para uma educação mais humana e mais inclusiva.

Fraternalmente,

Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno – Presidente do Congresso - Mackenzie

Profª. Drª. Nívea Maria de Carvalho Fabrício - Presidente do Congresso - ANDEA






Sumário





© Revista Primus Vitam - ISSN 2236-7799 - Todos os direitos reservados REVISTA PRIMUS VITAM Revista de ciência e humanidades
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT).







REVISTA
PRIMUS VITAM

ISSN 2236-7799

Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Mackenzie