5 dicas essenciais para uma autogestão de sucesso
06 de June de 2024 | Cá, entre nós Destaque
A gestão pessoal ou autogestão é fundamental para alcançar objetivos profissionais e pessoais de forma eficiente. Desenvolver habilidades nesse quesito traz benefícios significativos a carreira e ao bem-estar. De acordo com Stephen Covey, autor do best-seller "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", a gestão pessoal é uma habilidade crucial para o sucesso.
Segundo Covey, ao estabelecer prioridades claras e focar no que é importante, pode-se realizar mais em menos tempo. Quando as tarefas são gerenciadas, sobra tempo para realização de atividades pessoais e de lazer - o que contribui para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Conheça alguns hábitos essenciais para aprimorar a gestão pessoal e alcançar satisfação em diferentes âmbitos da vida.
Organização e planejamento
Esses dois itens ajudam a definir metas claras e alcançáveis, garantindo que o profissional esteja ciente dos próximos passos - o que auxilia na motivação e inspiração. Além disso, organizar as metas e planejar o dia, semana e mês evita sobrecarga e estresse, além de fornecer uma visão do todo, transmitindo uma sensação de controle. Na prática, é possível começar a se organizar usando ferramentas como listas de tarefas, aplicativos de gestão de tempo ou agendas eletrônicas, que oferecem uma visão com base na importância, urgência e prazo.
Priorização de tarefas
Focar no que realmente importa é um passo essencial para melhorar o desempenho nas tarefas diárias, pois, os esforços serão distribuídos de forma produtiva, otimizando o tempo e evitando ocasionais distrações ao longo do caminho. Concentrar-se nas atividades que são urgentes e importantes, sem eliminar do radar aquelas que estão em segundo plano - e lembrar-se de pedir por ajuda quando sentir que o fardo está muito pesado - auxiliam na priorização de tarefas. Há uma metodologia popular para a priorização de tarefas, desenvolvida por Brian Tracy, especialista em desenvolvimento pessoal, chamada de “Eat That Frog”. A premissa dessa prática sugere começar o dia com a tarefa mais difícil da agenda, dessa forma, mesmo que o resto do dia não seja tão produtivo, elimina-se algo substancial. Essa abordagem aumenta a produtividade e reduz o estresse, já que a tarefa mais desafiadora foi realizada de primeira.
Proatividade
Uma pessoa proativa é aquela que toma a iniciativa em suas ações, antecipando problemas e oportunidades. Esse comportamento, além de prevenir crises, aumenta a capacidade de adaptação e resiliência de um profissional em ambientes ou projetos desafiadores. Para tornar-se um profissional proativo, existe uma abordagem muito conhecida no livro “O poder do hábito”, de Charles Duhigg. No material, é possível entender e aprender como os hábitos são formados e como podem ser modificados, desenvolvendo múltiplas capacidades, inclusive a proatividade. Ao analisar os comportamentos diários e identificar padrões que podem ser aprimorados, é possível ter uma ideia de como se desenvolver em diferentes áreas da vida.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Manter diferentes áreas da vida em equilíbrio é um fator decisivo no rendimento enquanto profissional, já que envolve o bem-estar e produtividade a longo prazo. Vivenciar momentos fora do trabalho junto a entes queridos, exercitar diferentes hobbies e relaxar aos fins de semana, por exemplo, são práticas que podem reduzir o estresse e até mesmo evitar um burnout. Para alcançar o equilíbrio é importante definir limites claros, ou seja, planejar as atividades de modo a incluir momentos de lazer e pausas regulares. Uma maneira de colocar isso em prática é por meio do time blocking, ou bloqueio de tempo, em português, em que um período de tempo - normalmente um dia ou uma semana - é dividido em segmentos ou blocos menores para tarefas como o lazer. Além disso, desligar-se completamente do ambiente de trabalho fora do horário de expediente auxilia para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Desenvolvimento contínuo
Estar em constante desenvolvimento é um dos pilares de um bom profissional. Além do aumento de competências e habilidades, este atributo também fornece mais adaptabilidade e versatilidade no contexto profissional. Investir no crescimento profissional cria oportunidades de ascensão de carreira, abrindo uma gama de possibilidades. Por mais desafiador que pareça, encontrar um tempo para especializar-se é crucial. Por sorte, hoje, existem cursos on-line- como, por exemplo, como o Mackenzie Academia Corporativa, que oferece cursos complementares. Além disso, é possível participar de palestras, ler livros e até criar um plano de estudos que priorize as metas de desenvolvimento.
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