A influência da música no rendimento diário
25 de September de 2023 | Cá, entre nós Destaque
As causas para o desenvolvimento de quadros de estresse e ansiedade são diversas. Dentre os fatores que culminam nos males está uma rotina pesada e com muitos afazeres.
A música demonstra ser uma ferramenta efetiva na redução desses quadros, pois tem o poder de acalmar a mente, reduzir a pressão sanguínea e liberar endorfina, promovendo uma sensação de bem-estar.
Em 2011, pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal (Canadá), publicaram um estudo na revista científica Nature Neuroscience que destacava o poder da música no corpo humano. Os pesquisadores inferiram que ao escutar música, é liberado a substância dopamina, hormônio da felicidade.
O primeiro passo para incorporar a música no ambiente de trabalho, melhorando o dia a dia é entender quais estilos musicais são benéficos.
Encontre seu estilo
Algumas pessoas relatam que ao ouvir música não é possível se concentrar ou ter foco, no entanto, a questão pode ser resolvida quando fica claro qual estilo musical tende a agradar cada indivíduo. Segundo um estudo da CloudCover Music, o rock clássico, seguido pela música alternativa e o pop atraem mais pessoas e a auxiliam na concentração. Por outro lado, hip-hop, heavy metal, música eletrônica e country foram considerados os mais distrativos.
A música instrumental também tende a ser relaxante e estimula o foco - a música clássica, por exemplo, é uma ótima pedida quando se trata de concentração e foco. Segundo a Sociedade Artística Brasileira, as melodias instrumentais ajudam a diminuir a atividade do córtex pré-frontal, região cerebral que processa os pensamentos estressantes.
Sons da natureza, também tendem a ajudar, acalmando, reduzindo o estresse e ativando áreas cerebrais associadas ao bem-estar e a serenidade.
Benefícios dentro e fora do trabalho
Muito mais do que uma ferramenta para reduzir o estresse, a música também auxilia na realização de tarefas - que podem se tornar mais prazerosas e ágeis. A música ainda é uma grande aliada da memória. Envolver-se em habilidades de musicalização como o canto, tocar instrumentos ou mesmo apenas apreciar belas melodias pode ajudar no desenvolvimento de habilidades cognitivas em qualquer fase da vida, o que funciona como um estimulante para a memória a longo e curto prazo.
Com tantos estudos e pesquisas a respeito da influência da música no cérebro humano, é inegável que a adição de uma trilha sonora no dia a dia pode exercer um papel importante numa rotina produtiva e criativa. Você já ouviu música hoje?
Notícias Relacionadas
O poder da música em transmitir mensagens nas entrelinhas
A combinação entre emoção, ritmo e letra cria uma conexão entre ouvinte e artista
Atualidades
Ouvir música no trabalho afeta o rendimento profissional?
Hábito provoca a diminuição dos níveis de estresse, sensação de bem-estar, ativação da criatividade e aumento da produtividade
Cá, entre nós
Poesia brasileira clássica: 7 obras imperdíveis
A riqueza da poesia brasileira clássica é um tesouro literário que merece ser descoberto e apreciado. Embora sejam apenas uma pequena amostra da vasta…
Cultura
7 livros para transformar a vida e a carreira
O papel da leitura no dia a dia é fundamental. A partir da criação do hábito de ler frequentemente, é possível expandir o conhecimento, abrir novas…
Cultura
A importância do sono para qualidade de vida e produtividade
Uma noite mal dormida é um dos primeiros indícios que a saúde mental precisa de mais atenção. Um estudo publicado em 2022, pela Biblioteca Nacional de…
Cá, entre nós
Mackenzie 153 anos: confira depoimentos exclusivos de profissionais mackenzistas
“Aqui é minha segunda casa”, afirma Déspina Nogueira, colaboradora da instituição há mais de 20 anos
Acontece no Mackenzie
Conheça a história dos coros mackenzistas
No Mackenzie, o incentivo à cultura sempre foi prioridade. Um dos grandes destaques na história da instituição é a música coral. Desde a fundação da…
Acontece no Mackenzie
Entenda a relação do jovem com atual mercado de trabalho
Nathan William, assistente de marketing, conta um pouco de sua experiência na área e destaca seus aprendizados
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa