Academia Mackenzista de Letras recebe novo integrante
15 de August de 2019 | Acadêmicos Cultura Eventos Nossos Talentos Para Sempre Mackenzista Universidade Campus Higienópolis Destaque
A Academia Mackenzista de Letras (AML), vinculada à Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), deu posse na última terça-feira, 13 de agosto, ao seu mais novo imortal, professor doutor Geraldo de Andrade, que assumirá a cadeira 34, cujo patrono é Horácio Manley Lane. A organização, que segue os mesmos padrões da Academia Brasileira de Letras (ABL), é a única no país vinculada a uma universidade.
Engenheiro Civil, Andrade se formou no Mackenzie em 1977 e escreveu diversas obras sobre engenharia e também sobre filatelia, arte ou ciência de colecionar selos postais. Um de seus livros, que trata sobre instalações hidráulicas, é utilizado nos cursos da UPM. “Esta é uma academia com um nível bastante elevado e eu acreditava que meus escritos não eram merecedores desta atenção, por isso fiquei surpreso quando recebi o convite”, diz o novo acadêmico.
Geraldo de Andrade foi funcionário da Prefeitura de São Paulo e atuou nas áreas de habitação, patrimônio histórico, assistência social e saúde. Ele também atuou como professor, na cidade de Santos (SP), e hoje está aposentado. Na opinião do acadêmico, isso é uma grande vantagem, pois agora ele se dedicará à produção de novos textos. “Há muita história para ser contada que as pessoas ainda não tiveram tempo, paciência ou não acharam as fontes”, afirma.
Na cerimônia, o novo imortal recebeu, das mãos do presidente da AML, Nelson Câmara, a manta, o medalhão de ouro e um diploma da organização. Em seu discurso, Andrade contou sobre a vida Horácio Lane, patrono de sua cadeira na Academia e que foi diretor do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), além de ter sido um dos responsáveis pela fundação da Escola de Engenharia do Mackenzie. A primeira tarefa do novo acadêmico será escrever um artigo sobre a vida do patrono para uma coletânea que será lançada em forma de livro pela AML.
Os Imortais
Nos mesmos padrões da ABL, a Academia Mackenzista de Letras existe há cinco anos e possui 40 cadeiras. Até o momento, apenas 31 estão ocupadas. “É tão rigoroso o critério de admissão, não obstante muitos pretenderem ingressar nela”, explica o presidente da AML.
Os imortais permanecem na Academia de forma vitalícia. Além disso, cada cadeira possui um patrono ou patronese, que homenageia personalidades que estudaram ou que foram importantes para a história do Mackenzie, como por exemplo, Dom Pedro II, Ruy Barbosa, Anita Malfatti, Rubem Paiva e Hilda Hilst.
Para ser escolhido pela organização, um candidato precisa ter estudado na UPM ou trabalhado na Universidade por mais de cinco anos, além de demonstrar grande atuação intelectual, seja na literatura ou em outro campo científico. Por isso, a AML reúne diversas áreas do conhecimento. “A polivalência da academia é grande, pois temos juristas, arquitetos, engenheiros, economistas”, encerra o Câmara.
Notícias Relacionadas
Mackenzie em parceria com Academia Russa de Ciência
Projeto Sun-Terahertz, baseado no Solar-T do CRAAM, será enviado à Estação Espacial Internacional
Atualidades
Sessão Solene da Academia Mackenzista de Letras
É realizada a posse de dois novos membros da academia
Professora do Mackenzie assume cadeira na AML
Cadeira ocupada leva o nome de José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da independência
---- Rank
Mackenzie na Academia Nacional de Economia
Professor do Mackenzie Rio é eleito membro titular da Academia Nacional de Economia
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa