Acervo do Centro Histórico e Cultural Mackenzie ganha novo espaço no prédio 50
19 de August de 2021 | Cultura Para Sempre Mackenzista Reitoria Chancelaria Instituto Destaque
“O Mackenzie tem 150 anos e não cuidamos apenas dessa história, mas também da infraestrutura. Esse é o legado que queremos deixar, e que recebemos daqueles que nos entregaram tudo que temos hoje. Nós continuamos a passar isso à frente com o melhor cuidado, lembrando que, na verdade, tudo que fazemos é para glória de Deus! Estamos olhando o futuro e relembrando o passado, que é a nossa base”, Milton Flávio Moura, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).
A fala do presidente resume a visita da diretoria executiva (DIREX) do IPM, ocorrida nesta terça-feira, 17 de agosto, às novas instalações da Chancelaria Mackenzie e do acervo do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), agora localizados no prédio 50 do campus Higienópolis da instituição. A mudança do acervo, antes localizado no Ed. Mackenzie (prédio 01), se deu por dois grandes motivos, como informa o coordenador do CHCM, professor Eduardo Abrunhosa.
“Nossa intenção é fazer com que esse edifício (prédio 01) fique cada vez mais voltado às ações de caráter cultural, como exposições, simpósios, atividades musicais etc. Que a partir daqui isso se irradie pelo campus, ocupando outras áreas também. O acervo institucional que ficava aqui foi retirado também por uma questão técnica de infraestrutura”, diz Abrunhosa.
O coordenador conta que o edifício, que é do final do século 19, sofreu uma leve inclinação por conta de uma obra de infraestrutura urbana que aconteceu no entroncamento da rua Veridiana com a rua Maria Antônia. “Nós tivemos um rebaixamento do lençol freático e isso provocou um recalque de solo, que provocou a inclinação. A carga do acervo criava uma tensão ainda maior sobre essa estrutura”, aponta ele.
Toda a parte técnica laboratorial e reserva técnica foi levada, assim, para o prédio 50, onde foi possível ampliar e melhorar as condições para o trabalho de preservação, conservação, trato e manejo do acervo.
Missão e preservação
O reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, chanceler do Mackenzie, explica a importância do trabalho realizado pelo CHCM, que está sob o guarda-chuva da Chancelaria. “O Centro Histórico e Cultural é o coração da identidade do Mackenzie. Aqui temos a história, tradição, a memória. A cultura mackenzista foi aumentada a partir do edifício Mackenzie, que hoje é o mais antigo do campus, e que tem uma história muito rica”, diz o chanceler.
O reverendo Robinson conta que a necessidade de um novo espaço para o acervo surgiu quando perceberam que o edifício precisava de uma intervenção para preservá-lo. “A DIREX providenciou esse espaço no edifício 50 para que todo acervo fosse para lá, a carga sobre o edifício 01 fosse diminuída e para que as intervenções sejam feitas”, comemora ele.
O chanceler explica que esse trabalho árduo realizado pela Chancelaria e pelo CHCM preserva a memória e ajuda a veicular a identidade institucional, especialmente junto às crianças, que fazem passeios pelo prédio 01 e outros espaços do campus. “Quando eles vêm e escutam nossa história, têm contato também com a trajetória missionária de nossa fundação. A capela é o fundamento dessa instituição e o CHCM é o coração da identidade”, ressalta.
Ele aponta que o Mackenzie surge a partir de uma missão, para que o nome de Jesus seja glorificado.
“Essa missão tem uma história, do desprendimento de homens e mulheres que fizeram o Mackenzie até agora. Essa história precisa ser recontada várias vezes para que ela nunca seja esquecida e inspire as próximas gerações”, adiciona o chanceler.
Pesquisa e expansão
Conforme pontua o reverendo, a ideia é que o trabalho realizado pelo CHCM se expanda ainda mais e ganhe outro patamar de relevância. “Queremos que o CHCM se torne um centro cultural para a cidade de São Paulo. E, consequentemente, que o Mackenzie possa servir ainda mais a comunidade. Por meio de eventos culturais no prédio 01 e com disponibilização do acervo no prédio 50, que continuará acessível a todos os pesquisadores”, assinala.
O professor Abrunhosa lembra que já estão em processo as solicitações e autorizações, junto aos órgãos de patrimônio, para se realizar a intervenção do novo restauro do prédio 01, e que isso não prejudica o trabalho realizado, pelo contrário, auxilia sua expansão.
“Com a mudança, conseguimos, nos próximos anos, melhorar e qualificar ainda mais tanto a nossa ação como um espaço cultural quanto continuar sendo um centro de documentação, de memória, de referência. Não só de memória mackenzista, mas também do protestantismo brasileiro, da educação do Brasil, da cidade de São Paulo”, completa Abrunhosa.
“Quero dar os parabéns à toda equipe da Chancelaria e do Centro Histórico e Cultural Mackenzie, pelo envolvimento e atuação. Que Deus continue à nossa frente, seguimos trabalhando enquanto Ele nos permitir”, encerra o presidente do IPM.
Além das autoridades já citadas, participaram da visita: o diretor de Finanças (DIFIN), Denys Cornélio Rosa; o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação (DENPI), Carlos Cesar Bof Bufon; o diretor de Estratégia e Negócios (DIREN), André Ricardo de Almeida Ribeiro; o diretor de Saúde (DIRSA), Luiz Roberto Martins Rocha; e o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
Serviço
O Centro Histórico e Cultural Mackenzie permanece aberto – com entrada gratuita - com exposições culturais e pode ser visitado de segunda a sexta, das 10h às 18h, na Rua Itambé, 143 – Prédio 1 – Higienópolis.
Estamos seguindo os protocolos de saúde contra a covid-19. O uso de máscaras é obrigatório, inclusive para tirar fotos.
O prédio é acessível e possui com rampas de acesso e elevador.
Notícias Relacionadas
Antigo presidente do Mackenzie, José Inácio Ramos, recebe placa histórica
Diretor encerrou sua gestão em junho de 2021
Eventos
Premiação 150 anos Mackenzie
Em comemoração ao sesquicentenário, evento homenageou com troféu e medalha os homens, mulheres e instituições que têm dado sua contribuição ao…
Cultura
Setembro Amarelo: conheça formas de se cuidar e serviços para seu bem-estar
Mês é de conscientização e valorização da vida
Covid-19
Campinas realiza Culto em Ações de Graças pelos 150 anos do Mackenzie
Tamboré e São Paulo são as próximas unidades a receberem a celebração
Chancelaria
Mackenzie realiza XXXIII Semana da Escola de Engenharia
Evento on-line e gratuito acontece de 30 de agosto até 03 de setembro
Eventos
Inscrições prorrogadas: participe do projeto Incluir Direito
Programa é destinado a alunos negros e bolsitas dos cursos de direito do Mackenzie
Universidade
162 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil
A Chancelaria do Mackenzie celebra mais este importante marco
Cultura
Solidariedade, recepção calorosa e integração
Drive-Thru Solidário do Mackenzie reúne veteranos, calouros, professores e colaboradores em ação de boas-vindas
Covid-19
MackPesquisa expande atuação para todos os mackenzistas
Edital 2021 de Projeto de Pesquisa está com inscrições abertas até dia 30 de setembro
Eventos
Pai, presença que faz a diferença
Confira a mensagem da Chancelaria Mackenzie para todos os pais nesta data especial comemorada neste domingo, 08 de agosto
Chancelaria
Novos diretores do Mackenzie tomam posse em solenidade
Conquistas do último ciclo e desafios futuros são destaque na fala dos novos e antigos gestores
Atualidades
Vídeo histórico celebra 150 anos do Mackenzie
Com roteiro repleto de surpresas, peça audiovisual é um marco do sesquicentenário da instituição
Cultura
Chancelaria Mackenzie lança Capelania Virtual Colaborativa
Nova plataforma amplia trabalho realizado pelas capelanias e aproxima, ainda mais, mackenzistas e comunidade da instituição
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa