Aprendizagem Significativa: a atribuição de sentido ao conhecimento é diferencial no ensino
12 de May de 2021 | Colégios Destaque
O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) é uma referência no ensino de crianças e adolescentes em diversas partes do Brasil, pelo seu ensino confessional, preocupado com a educação do ser humano em sua integralidade. Um dos processos educacionais aplicados no CPM é o conceito de Aprendizagem Significativa, que faz um resgate dos conhecimentos prévios dos estudantes, contextualiza o conteúdo ensinado, auxiliando a criança e o adolescente a compreenderem e sistematizarem o conhecimento.
Baseado nos estudos do psicólogo norte-americano David Ausubel, esse processo realiza uma ancoragem de informações e, a partir disso, com as estruturas cognitivas já existentes, formula um significado novo ou mais concreto sobre um determinado assunto, aumentando o repertório dos estudantes. Esse modelo de aprendizagem tem seu diferencial, pois torna mais fácil a assimilação dos conceitos, com ideias sendo apreendidas de maneira integrada, com atribuição de sentido.
"Para que os estudantes da Educação Infantil possam vivenciar uma aprendizagem significativa, os livros didáticos do Sistema Mackenzie de Ensino apresentam uma sequência didática que inicia com uma proposta para o levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre o conteúdo a ser ensinado”, explica a diretora da unidade São Paulo do CPM, Márcia Regis, ao apontar como a instituição desenvolve, na prática, o processo de Aprendizagem Significativa.
A visão de mundo cristã não impacta apenas a percepção de cada componente curricular e segmento escolar, mas também a compreensão de como ocorre o processo de ensino‑aprendizagem. Os livros didáticos dos Sistemas de Ensino Mackenzie organizam os conteúdos, de modo que o aluno seja instigado a perceber o conteúdo escolar que o professor precisa sistematizar, em um primeiro momento, em linguagem comum.
Para isso, o livro didático inicia sempre com uma ilustração, texto ou imagem que contextualizam o tema, facilitando o entendimento dos alunos do que será abordado no decorrer dos estudos. Então, o professor promove um momento de conversa e interação com as crianças e permite que eles apresentem o que já conhecem sobre o que será estudado, mas ainda na linguagem do estudante. Em seguida, guiado pelo professor, o aluno entra em uma etapa de análise do conteúdo apresentado. Agora, ele começa a estabelecer uma relação entre a parte que sabe e um todo que o professor está ensinando.
Após essa etapa, o aluno é capaz de sistematizar o conhecimento, saindo da linguagem comum para a compreensão do conteúdo científico. Ao final, em uma etapa chamada de avaliação, o livro propõe a realização de uma atividade que permita ao aluno relacionar o seu conhecimento prévio sobre o conteúdo, com o tema da aula, de modo que seja possível observar se ocorreu uma aprendizagem significativa ao aplicar o conhecimento a um novo contexto.
A diretora ainda explica que o processo baseado na Aprendizagem Significativa é mais duradouro que apenas o da aprendizagem mecânica, que estabelece uma memorização de conceitos. Ambos processos são importantes e devem ser utilizados de forma integrada para se alcançar melhores resultados.
“Na Educação Infantil, as crianças possuem um tempo de atenção reduzido para atividades que necessitem de maior concentração, são mais espontâneas e, por isso, atividades que levam ao engajamento por meio da expressão oral para o levantamento do conhecimento prévio favorecem a apresentação mais adequada do conteúdo a ser ensinado. O professor tem a possibilidade de preparar atividades apropriadas ao contexto da turma, mais criativas, garantindo uma aprendizagem significativa e de qualidade”, finaliza Márcia.
O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber. Provérbios 18:15 ARA.
Notícias Relacionadas
Ensino e Tecnologia caminham juntos no processo de aprendizagem dos Colégios Mackenzie
Confira os benefícios que tecnologia traz para ensino
Colégios
Metodologias criativas aplicadas à Educação Infantil por meio do currículo da tecnologia é diferencial no ensino
Proposta permite que crianças aprendam com experiência das vivências e compreendam elementos culturais
Colégios
Colégio Mackenzie Brasília promove campeonato esportivo
Jogos acontecem próximo às Olimpíadas de Tóquio e ao aniversário de 25 anos do Colégio
Esportes
Festa da Família no Mackenzie Brasília refletirá sobre esperança de dias melhores
Marcado para o dia 29 de maio, evento será totalmente on-line, com transmissão pelo YouTube. Atração terá homenagens e apresentações de professores e…
Covid-19
Mackenzie Tamboré desenvolve projeto “Contadores de História" em parceria com EMEIF de Osasco
Projeto literário teve início em abril e tem como objetivo incentivar a leitura entre os estudantes
Covid-19
Colégio Mackenzie Tamboré discute impacto da educação empreendedora na família e na escola
Em parceria com Mackenzie Soluções, evento faz parte da programação de aniversário de 40 anos do Colégio
Eventos
Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré comemora 40 anos
Ao longo de sua história, instituição incentiva alunos a adotarem um papel de protagonismo na sua própria educação e na sociedade
Eventos
Abertura da XIX Semana do CCSA trata de Inovação, criatividade e propósito
Palestra da mackenzista, atualmente vice-presidente de Marketing da Pepsico, Daniela Cachich, deu o pontapé inicial no evento que segue até 14 de maio…
Atualidades
XIX Semana do CCSA discutirá impactos da pandemia de covid-19
Evento conta com diversas palestras de profissionais renomados e está com inscrições abertas
Covid-19
Conheça o portfólio dos Sistemas de Ensino Mackenzie
Documento apresenta informações institucionais e pedagógicas sobre o produto
Colégios
Conheça o material didático utilizado na Educação Infantil do Colégio Mackenzie São Paulo
Produzido pelo Sistema Mackenzie de Ensino (SME), livros atendem diversas escolas parceiras
Colégios
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa