Aula inaugural do Projeto Incluir Direito

15 de May de 2017 | ---- Rank

No dia 13 de maio é comemorado o dia da Abolição da Escravatura no Brasil, mas a herança deixada por esse período da história do país ainda preocupa. Neste ano, foi também a data que marcou a aula inaugural do projeto Incluir Direito e abriu espaço para a discussão do negro na sociedade.

O projeto Incluir tem como objetivo intensificar a participação da população negra no universo jurídico e desenvolver uma atuação coerente e afirmativa, que contribua para a redução das desigualdades e da discriminação. A iniciativa foi do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), em parceria com o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), por meio da Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia, e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Faculdade de Direito.

O presidente do CESA, Carlos José dos Santos Silva, destacou que o projeto nasceu quando ele constatou que é muito baixo o número de negros nos grandes escritórios de advocacia. “O que fazer? Fizemos um levantamento informal entre as associadas do CESA e menos de 1% dos membros dos escritórios são negros. Essa é a realidade em um país que tem uma população negra de 52%. É uma desigualdade que vem ao longo da história na questão de oportunidades. O negro sempre foi colocado no segundo plano”, pontuou.

O Incluir Direito é uma tentativa de corrigir uma distorção historicamente construída, quando qualquer avaliação de qualidade fica prejudicada ao não se oferecer a todos as mesmas oportunidades. O professor de Direito do Mackenzie, Silvio de Almeida, preletor da aula, ressaltou a importância desse projeto. “Estamos fazendo esse programa pra que eles não tenham que passar pelo que eu passei e pra que os filhos deles nem tenham que pensar em um programa como esses. A gente faz política pra vencer o acaso. Eu sou um acaso. No Brasil as oportunidades são não uma questão de escolha”.

A coordenadora de Programa e Projetos de Extensão da UPM, Susana Barbosa, explicou que a motivação da criação do projeto surgiu de um compromisso institucional que gerou a possibilidade de parcerias com outras instituições com os mesmos valores. “A perspectiva veio desse nosso compromisso de oferecer uma boa educação, com qualidade, com desenvolvimento dos valores humanos e de sociabilidade, aliados à inserção nos melhores espaços do mercado de trabalho”, contou.

A aula contou com a participação de alunos e antigos alunos que se identificaram com o projeto. “Eu comecei com esse sonho muito cedo e sempre soube que o caminho seria difícil. Fui bolsista e hoje sou advogada. Me sinto muito feliz em contribuir e mostrar para esses alunos que dá certo. Quando você quer muito e quando as pessoas ajudam você e assumem a responsabilidade social de te ajudarem a chegar no lugar que já deveria ser seu por direito”, finalizou a mackenzista Patricia Santana.

 

Notícias Relacionadas

Discussão sobre racismo nas universidades

Simpósio no Mackenzie aborda escravidão e abolicionismo

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades