Campeão mundial de natação paralímpica treina no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília
19 de January de 2021 | Esportes Colégios Instituto Faculdade Brasília Destaque
O atleta de natação paralímpica, Wendell Belarmino, vencedor dos 50m livre na classe S11 no último campeonato mundial, realizado em 2019 em Londres, utiliza o parque aquático do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) para se preparar para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que serão realizados de 24 de agosto a 5 de setembro. O grande objetivo de Wendell é bater o recorde mundial na prova, que atualmente é de 25 segundos e 27 centésimos. Patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), o desportista é o primeiro nadador paralímpico brasiliense a conquistar a medalha em um mundial e o primeiro da região a vestir a touca da seleção brasileira de natação paralímpica.
“Em Tóquio, o melhor dos mundos seria bater o recorde mundial. Estou a 92 centésimos e a minha meta é pelo menos me aproximar da marca, que foi atingida pelo chinês Yang Bozu, nos Jogos de Londres, em 2012. Meus principais oponentes serão os atletas russos e os chineses, mas eu nadarei pelo recorde”, explica Wendell.
O Mackenzie, que tem tradição em incentivar o esporte, apoia o atleta desde o início de 2020. Em agosto do ano passado, decidiu mergulhar junto com o nadador em busca do ouro paralímpico e do recorde mundial. Wendell tem se dedicado por pelo menos três horas em treinos dentro e fora da água, todos os dias da semana. A rotina tem sido intensa, mesmo durante as festas de fim de ano. “O Mackenzie acreditou em mim, no meu potencial e me ofereceu uma estrutura sensacional. A piscina é excelente. Aqui tenho tudo o que preciso para treinar”, elogiou.
Wendell nada desde os três anos de idade, mas só encontrou incentivo para se tornar um atleta profissional do esporte quase uma década depois, mesmo com todo o potencial apresentado por ele ao longo da vida. “A Natação está na minha vida há muito tempo. Comecei aos cinco anos para o desenvolvimento respiratório e motor. Aos 12, retornei para as águas tentando fugir do ócio e tomei gosto, mas o lugar onde eu treinava não me apoiava competitivamente. Eu insisti, participei de um torneio, fui encontrado pela Federação Paralímpica de Natação - que me convidou para outra competição - e conheci o Marcão”, complementou Wendell.
O técnico Marcos Lima Espírito Santo, o Marcão, acompanha o nadador desde 2015, auxiliando-o na conquista de diversas medalhas e também a chegar ao topo do planeta entre os competidores da classe S11 - a classe voltada para deficientes visuais com maior comprometimento. O Brasil é uma potência paralímpica e, por isso, é possível encontrar atletas de alto nível em todas as regiões do país. Alguns moram em São Paulo e treinam diariamente no Centro de Treinamento Paralímpico, onde também é a sede administrativa do Comitê Paralímpico Brasileiros desde 2017. Outros, como Wendell Belarmino, com boas condições de treinamento, conseguem manter uma rotina em suas cidades e vão à capital paulista periodicamente para as fases de treinamento.
Em 2019, nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, Wendell apareceu para o mundo com quatro medalhas de ouro, nos 200m medley, nos 50m livre, nos 100m livre e nos 100m borboleta, além de duas pratas nos 400m livre nos 100m peito. No Mundial, disputado no mesmo ano, além da medalha de ouro nos 50m livre, também chegou à prata nos 4x100m livre e ao bronze nos 100mlivre. Em 2020, a pandemia cancelou não só os campeonatos e compromissos internacionais de Wendell, adiando inclusive o sonho do ouro paralímpico, como também interrompeu os treinamentos.
“Com a pandemia do coronavírus, ficamos sem lugar para treinar porque todas as piscinas estavam fechadas. Em junho, a convite do Comitê Paralímpico, passamos quase dois meses em São Paulo, onde encontramos um espaço seguro para prosseguimento à preparação. Como o Wendell é patrocinado pelo Mackenzie, e mora na Capital Federal, fizemos um contato com o professor Walter Eustáquio Ribeiro, diretor do CPMB, e com o professor Adaílton, coordenador de Esportes do Mackenzie Brasília, que nos receberam de braços abertos, imediatamente. Mais ou menos em julho, com a redução dos números de casos e a reabertura gradual dos espaços coletivos, eles também abriram o espaço para mais atletas com índice para chegar aos Jogos Paralímpicos”, comentou Marcos.
Um dos nadadores que acompanha Wendell nos treinos, e que também foi recebido pelo Mackenzie Brasília, é Élcio Cunha Pimenta Júnior, de apenas 17 anos, que trabalha para atingir o índice paralímpico e chegar a Tóquio, neste ano, também na categoria S11. A preparação inclui treinos dobrados e muita academia. “Meu objetivo é chegar a Tóquio, mas também liderar o próximo ciclo que será iniciado após as paralimpíadas deste ano”, pontuou o atleta, que já está de olho em Paris 2024.
Élcio também era amante das piscinas quando criança e descobriu a possibilidade de se tornar um atleta profissional inspirado em Wendell, que o convidou para treinamentos enquanto cursavam inglês juntos. “Quando eu descobri a possibilidade de uma pessoa cega competir na natação eu decidi que queria isso pra minha vida. E por isso eu me dedico ao máximo. O esporte mudou a minha vida”, completou.
Notícias Relacionadas
Mackenzista conquista pódio nos Jogos Universitários Brasileiros
Estudantes da Arquitetura ficou em terceiro lugar na natação
Esportes
Nadador mackenzista é campeão sul-americano no Open da Argentina
Membro da Seleção Brasileira Sub-20, Élcio Cunha é um dos nadadores mais cotadas para as Paralimpíadas de Paris em 2024
Esportes
Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília realiza evento especial para celebração do Dia Internacional da Atividade Física
Estudantes terão aulão online para lembrar importância da atividade física segura durante o período de isolamento e distanciamento social
Esportes
Esporte: mantenha-se ativo no isolamento
Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo oferece modalidades e dicas de práticas esportivas
Esportes
Dia Mundial da Água: conscientizar para preservar
Unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie preparam ações especiais para trabalhar temática sustentável
Sustentabilidade
De olho nos jogos Paralímpicos, Daniel Dias renova parceria com Mackenzie
Perto da última competição da carreira, nadador projeta vida após a aposentadoria
Esportes
Colégios Mackenzie: Desafios e perspectivas para o ano letivo
Diretores comentam sobre plataformas híbridas de ensino nas aulas em 2021
Para Sempre Mackenzista
Do esporte ao e-sport: inscrições abertas para Torneio Mackenzie E-FIFA 21
São 128 vagas exclusivas para mackenzistas estudantes da graduação
Atualidades
5 dicas para dormir melhor
Existe a posição certa para dormir? Entrevistamos a professora Marília Rezende, especialista do sono, para saber como ter uma boa noite de descanso …
Saúde e Bem-Estar
Mackenzie realiza webinar sobre a importância da gestão estratégica
Inscrições abertas para debate que será on-line no dia 26 de janeiro
Economia
Mackenzista torna-se campeão nacional de natação
Atleta vence provas do Torneio Nacional de Integração da CDBA e atinge o topo do ranking em sua categoria
Esportes
Alunas do Colégio Mackenzie Brasília chegam à Seleção Brasileira de Nado Artístico
Alice Tenório, Ana Clara Machado e Vitória Diegues treinarão com o time nacional a partir de 2021 e participarão de torneios internacionais…
Esportes
Daniel Dias anuncia aposentadoria
Multicampeão olímpico disputará sua última competição em Tóquio
Esportes
Campeão mundial de natação assina patrocínio com o Mackenzie
Paratleta Wendell Belarmino tem passaporte garantido para Tóquio 2020
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa