Cinco alimentos que auxiliam a concentração na hora do estudo
20 de February de 2020 | Atualidades Saúde e Bem-Estar Universidade Campus Higienópolis Destaque
Cuidar do corpo e manter a alimentação balanceada são recomendações certeiras para uma vida mais saudável, porém, você já pensou como alguns alimentos podem ajudar você a estudar melhor? Recentes pesquisas apontam que alguns alimentos melhoram a atividade cerebral e a capacidade cognitiva, por isso, a professora de Nutrição, Renata Furlan Viebig, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) indicou cinco grupos de alimentos que estimulam a concentração e o raciocínio.
Oleaginosas
“Alimentos de origem vegetal, ricos em selênio e vitamina E, importantes antioxidantes. Possuem também gorduras insaturadas, que ajudam no funcionamento do cérebro e no desempenho acadêmico. São exemplos de oleaginosas: castanhas de caju e do Pará, amêndoas, amendoim, avelãs. Sementes de linhaça, gergelim e girassol apresentam este mesmo potencial antioxidante”.
Peixes de águas frias e profundas
“O salmão é a principal fonte de um tipo de ácido graxo, o ômega-3, que afeta a sinalização entre neurônios e a síntese de neurotransmissores, aprimorando a condução do impulso nervoso e interpretação das mensagens no cérebro. Para ter os benefícios do consumo de peixes no funcionamento cognitivo e prevenção de depressão, é aconselhável consumir estes alimentos de duas a três vezes na semana”.
Frutas vermelhas, amarelo-alaranjadas e cítricas
“Frutas como morango, cereja, romã, amora, possuem em sua composição os flavonoides, o ácido elágico e outras substâncias que já foram relacionadas à diversos benefícios para a saúde, entre eles o efeito antioxidante, que melhora a ação dos neurotransmissores. Nas amarelo-alaranjadas, a presença notável de carotenóides, como o beta-caroteno, exerce importante papel protetor antioxidante e de preservação da capacidade cognitiva. No caso das cítricas, como laranja, limão, tangerina e acerola, a vitamina C é a mais presente, com importante papel contra o estresse oxidativo no organismo”.
Ovos
“A colina está associada ao aprendizado e a comunicação entre neurônios. A principal fonte alimentar de colina dos brasileiros é a gema de ovo, que possui também substâncias antioxidantes como os carotenóides, precursores da vitamina A. Apesar deste benefício, é preciso ter atenção ao consumo excessivo de gemas de ovos, pela grande presença de colesterol dietético neste. É recomendável a ingestão de até um ovo ao dia”.
Cereais integrais
“Fontes de fibras alimentares e vitaminas do Complexo B, as quais têm importante papel neuroprotetor, prevenindo o declínio cognitivo. Os cereais integrais podem ser consumidos na forma de mingau de aveia, misturados com leite e iogurte ou em preparações como bolos e pães, além de arroz e massas integrais”.
Notícias Relacionadas
5 receitas saudáveis para fazer na quarentena
Descubra pratos de diferentes culinárias que podem render uma boa refeição em casa
Gastronomia
Cinco receitas saudáveis para fazer na quarentena
Descubra pratos de diferentes culinárias que podem render uma boa refeição em casa
Gastronomia
Rotina alimentar pode ajudar nos seus estudos
Se alimentar a cada três horas, não saltar refeições, ter companhias para comer são chave para uma alimentação saudável
Cotidiano
Alimentação saudável é fundamental para estudar bem
Dieta rica em nutrientes ajuda a melhorar atividades cognitivas
Acadêmicos
Aula inaugural do Mackenzie discute histórico da fisioterapia no Brasil
Evento também recebe professora da Universidade de São Paulo
Eventos
Alunos da AEJA Mackenzie são aprovados no vestibular 2020
Estudantes passaram na Universidade Presbiteriana Mackenzie e em outras instituições conceituadas
AEJA
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa