Colégio Mackenzie Brasília recebe o XVII Encontro de Educação
10 de September de 2024 | Colégios Instituto Destaque
Com o tema central “O Futuro Começa Agora: da criança ao adulto, da gestão econômica à gestão da sala de aula”, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) recebeu, entre 04 e 06 de setembro, o XVII Encontro de Educação Mackenzie, com a participação de mackenzistas de todo o Brasil para debater sobre as transformações e os desafios da educação básica.
A programação começou com a fala de boas-vindas do diretor de Educação do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Paulo Fernandes Júnior, que agradeceu os presentes e falou da importância do evento. “É só observar o tema deste XVII Encontro para ter uma ideia da dimensão, complexibilidade e da riqueza dos assuntos que serão tratados, eles vão ao encontro de todo trabalho dos diretores e suas equipes vem desenvolvendo”, disse.
Em seguida, a superintendente de Educação Técnica e Básica do IPM, professora Márcia Braz, trouxe os motivos da escolha do tema e explicou a dinâmica do evento. Logo após, aconteceu um momento de louvor com o grupo do CPMB, e por fim, o momento devocional com o reverendo Ithamar Ximenes. Antes de iniciar as palestras, o grupo de teatro do CPMB se apresentou e mostrou cenas cotidianas dentro de sala de casa intitulada “Sementes de luz plantando a fé na educação”, seguida da reflexão que mostra a fé como uma semente de luz que quando plantada em terreno feril dá frutos.
A palestra de abertura foi do reverendo Junio César da Rocha, e teve como tema “A confessionalidade como lamparina”. Em sequência aconteceram duas plenárias: “Perfil Geracional e Implicações para a Gestão da Sala de Aula”, com o professor Gabriel Neres, do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo (CPM), e moderação do diretor do CPMB, professor Alexandre Almeida; e para encerrar a parte da manhã, o assunto foi “Inteligência Artificial na Educação”, com o professor Luis Octávio Alves, do CPM, e moderação do diretor Ricardo Cassab, do CPM.
A programação da tarde foi iniciada com a apresentação do Colégio Presbiteriano Mackenzie Palmas, conduzida pela diretora da unidade, professora Adriana Dantas. Ela contou como iniciou a história do colégio e quais as perspectivas para o futuro. “Há oito anos o sonho de ter um Colégio Mackenzie em Palmas se concretizou. Temos feito nosso trabalho com muita dedicação para entregar o melhor para a comunidade local, temos pouco mais de 700 estudantes e cerca de 70 colaboradores”, declarou.
A Plenária que veio na sequência, “Como a identidade institucional impacta a gestão de uma Unidade Educacional Cristã?", trouxe a palestra do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, e moderação do diretor do CPM Agnes Recife, Eduardo Azevedo. Já o tema que encerrou o primeiro dia foi “Lições para líderes educacionais: como o senso de missão potencializa a autogestão pessoal e das demandas e desafios do ambiente escolar?”, e contou com os mesmos participantes do debate anterior.
O segundo dia, 05 de setembro, começou com a consultora de Gestão Escolar, professora Sueli Almeida, que comentou sobre os temas abordados ao longo do dia como sendo fundamentais para a gestão e desenvolvimento para as instituições mackenzistas. “Vivemos em um tempo de mudanças constantes e a educação tem um papel fundamental de transformação nos indivíduos, por isso é essencial buscar apropriar as práticas. É com esse intuito que o Mackenzie busca uma formação continuada e trazendo coisas novas. É muito bom fazer parte de uma instituição assim”, disse.
Na sequência foi apresentado o vídeo do Instituto Cristão Mackenzie Castro que mostrou depoimentos de alunos sobre o diferencial da instituição e como ao longo dos anos ela foi importante para as gerações de diversas famílias. “A ideia é que a escola seja uma benção passada por meio das gerações", comentou o diretor do Instituto Mackenzie de Castro, professor Bruno Romano.
Antes das duas plenárias do segundo dia, aconteceu o momento devocional conduzido pelo reverendo Alexandre Antunes, do CPM. O tema que abriu os debates foi “Gestão de Qualidade: implementação de práticas de melhoria contínua e garantia da qualidade dos serviços educacionais Mackenzie”, com participação dos conselheiros do IPM, Nehemias Curvelo Pereira e Marcelo Barreto, e moderação do diretor de Educação do IPM, José Paulo.
Encerrando a manhã, o debate foi “Gestão Econômica nas Escolas Planejamento Financeiro Escolar”, com o diretor de Educação do IPM, José Paulo, o conselheiro do IPM, Rui Otávio de Andrade e Denys Rosa. A moderação foi da superintendente de Educação Técnica e Básica do IPM, professora Márcia Braz. Temas como: planejamento financeiro escolar; captação de recursos e controle de despesas fizeram pauta da discussão.
Abrindo a programação da tarde, as autoras do Livro "Ela ainda está aqui – falando sobre Alzheimer com as crianças”, professoras do CPM, Margareth Tringoni e Ruth Blaud Pomar, apresentaram um pouco da obra, que faz uma abordagem para sensibilizar as crianças sobre o envelhecimento e o Alzheimer. Em continuidade, o Coral de Funcionários do CPMB fez uma bela apresentação.
O primeiro tema do turno vespertino, “Cultura Organizacional e Desenvolvimento Profissional e Ambiente Escolar Positivo”, teve a moderação da gerente Mackenzie de Ensino, professora Marcia Regis, e participação do conselheiro do IPM, Renato Laranjo Silva, e o gerente de Gestão de Pessoas do IPM, Guilherme Kosmann. Durante o debate foi abordado sobre a importância da cultura organizacional e desenvolvimento profissional dentro do Mackenzie. Outro ponto citado foi como um ambiente escolar positivo faz toda diferença na vida do estudante.
“Gestão de Conflitos“ foi a temática de encerramento do segundo dia do XVII Encontro de Educação Mackenzie. Na ocasião, os conselheiros do IPM, reverendo Juarez Marcondes e André Peixoto, participaram do debate que apresentou sugestões de como resolver os conflitos e desenvolver as habilidades de comunicação. A psicóloga do IPM, Talita Ferreira, fez a condução do bate-papo.
Para abrir o último dia do evento, alguns colaboradores do CPMB fizeram uma adoração para agradecer pelos três dias do evento. Já o momento devocional ficou a cargo do reverendo Isaac Correa, do Instituto Cristão Mackenzie Castro.
O conselheiro do IPM, reverendo Cid Caldas, realizou a primeira palestra que abordou sobre os aspectos práticos da liderança espiritual na gestão escolar. Em seguida, o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Roberto Brasileiro, falou da confessionalidade como lamparina. Em seguida, aconteceu o último debate “Adolescência: tempo de paixões e desafios", que foi apresentado pela psicóloga Elisa Leão e moderado pelo assessor pedagógico do CPM, professor Adriano Bareia. “O aluno sempre tem um professor (a) referência, que ele confia e vai ouvir os conselhos, então temos um papel muito importante nessa fase de tanta transformação na vida do adolescente”, disse o professor Bareia.
Para encerrar o XVII Encontro de Educação Mackenzie, aconteceram duas apresentações: a primeira do Coral da Educação Fundamental Anos Iniciais do CPMB, contendo um repertório diversificado, com canções infantis de grandes nomes da cultura popular brasileira. E, a segunda foi a demonstração da equipe de Saltos Ornamentais do CPMB, com a supervisão do ex-atleta olímpico e professor, Cesar Castro.
Notícias Relacionadas
Equipe de saltos ornamentais de Brasília conquista 20 medalhas de ouro na Copinha Brasil
Atletas do Colégio Mackenzie Brasília, destaque em competições nacionais, são liderados pelo ex-atleta olímpico César Castro
Esportes
Estudantes do Colégio Mackenzie Brasília conquistam medalhas em importantes competições de Matemática
Colégio foi destaque entre as instituições privadas do Distrito Federal
Colégios
Livro infantil "Ela ainda está aqui" aborda o Alzheimer com sensibilidade
Obra de professoras do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo traz ilustrações e propostas didáticas
Cultura
Culto celebra 120 anos do Colégio Agnes e integração ao Mackenzie
Ação de graças contou com apresentação musical de alunos e colaboradores
Acontece no Mackenzie
Sistemas de Ensino Mackenzie apresentam novo material didático na Bett Brasil 2024
Aproximadamente 35 mil visitantes participaram do evento
Eventos
Colégio Presbiteriano Mackenzie realiza Encontro de Educação Básica
Evento conta com a presença de professores e diretores de todas as unidades
Colégios
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa