Com medicação e suporte psicológico, HUEM abre grupo gratuito para ajudar a parar de fumar
02 de April de 2024 | Hospital Paraná Destaque
Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida erradicando os males causados pelo uso de cigarro, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) abriu mais um grupo do programa para auxiliar pessoas que desejam parar de fumar.
O grupo de apoio para tabagistas que querem abandonar o vício terá sua primeira reunião na próxima sexta-feira, 05 de abril, para oferecer a oportunidade de um tratamento humanizado e gratuito, que utiliza medicação e acompanhamento psicológico. O programa é aberto para toda a comunidade.
Para participar basta entrar em contato por meio dos seguintes números: (41) 3240-5230 ou (41) 99914-4610, das 9h às 17h. Ao fazer o pré-cadastro serão informados os detalhes para participação no programa, que terá reuniões ainda nos dias 12, 19 e 26 de abril.
O Grupo de Trabalho Contra o Tabagismo do Hospital Mackenzie é formado por equipe multiprofissional incluindo médico, assistente social, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. Seu objetivo principal é dar todo o suporte para fumantes a superarem o vício, um hábito que envolve tanto questões fisiológicas quanto comportamentais.
Estratégias
Segundo o programa, existem três tipos de dependência do cigarro: física, psicológica e comportamental. O grupo trabalha o entendimento de qual é a dependência de cada um dos participantes e as melhores estratégias para combatê-las.
“Além do uso dos medicamentos, para bons resultados é importante a participação nas reuniões. Pois trabalhamos as questões psicológicas e comportamentais. Há casos nos quais a nicotina já saiu do organismo, contudo a pessoa ainda apresenta dependência comportamental”, explica a médica Elaine de Freitas, responsável pelo programa.
É a nicotina que causa a dependência, todavia o fumante tem contato com cerca de sete mil substâncias que causam mal ao organismo e podem levar a quadros de infarto, acidente vascular cerebral e câncer.
Segundo Elaine, 20 minutos depois que a pessoa fumou o último cigarro a frequência cardíaca tende a normalizar, e após doze horas sem fumar o monóxido de carbono já volta aos níveis normais.
“Se a pessoa ficar sem fumar de duas a nove semanas a circulação e a função pulmonar tendem a melhorar. Nove meses sem fumar, a pessoa não sente mais falta de ar e tem menos tosse, e entre cinco a 15 anos sem cigarros, o risco de um AVC é igual ao de uma pessoa que nunca fumou”, esclarece a médica.
Notícias Relacionadas
Simpósio do HUEM mostra que Cuidados Paliativos não são sinônimo de terminalidade
Evento reuniu especialistas e aprofundou discussões com objetivo de cuidar de pacientes e familiares
Hospital Paraná
Hospital Mackenzie doa 20 computadores para projeto social com crianças
Parceria entre instituições proporciona acesso à tecnologia e incentiva a leitura
Hospital Paraná
HUEM participa de Simpósio Internacional de Transplantes
Nefrologista do Hospital Mackenzie comenta impacto do recente transplante de rim de porco para paciente humano
Hospital Paraná
Hospital Mackenzie é destaque na Conferência de Saúde Bucal em Singapura
Médico do HUEM apresentou nova técnica de reconstrução do terço médio da face
Hospital Paraná
Ação de Páscoa leva arte para crianças da pediatria
Famílias ganharam de presente as telas pintadas pelos próprios pacientinhos
Hospital Paraná
Após 37 anos de dedicação, médico do HUEM é homenageado em sua aposentadoria
Médico destaca o cuidado no atendimento aos pacientes queimados
Hospital Paraná
Inscrições abertas para o Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital Mackenzie
Evento pretende aprimorar práticas para qualificar a abordagem aos pacientes
Hospital Paraná
Hospital Mackenzie promove ação de conscientização e apoio a fumantes no Dia Mundial Sem Tabaco
HUEM ofereceu exames de espirometria para colaboradores, pacientes e acompanhantes
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa