Como usar a inteligência emocional para lidar com os colegas de trabalho

16 de May de 2024 | Cá, entre nós Destaque

"A inteligência emocional é mais importante do que o QI. Se você não consegue controlar suas emoções, não importa o quão inteligente você seja, você não vai conseguir ir muito longe." Essa citação é atribuída a Daniel Goleman, psicólogo e jornalista americano, conhecido por popularizar o conceito de inteligência emocional e autor de vários livros com a temática, incluindo “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente”, onde explora o conceito e sua importância em diferentes aspectos da vida.

A dinâmica no ambiente de trabalho pode ser complexa, uma vez que existem pessoas com  formações, pensamentos, personalidades e culturas diferentes. Goleman explica que a inteligência emocional é composta por cinco componentes essenciais: autoconhecimento emocional, autorregulação emocional, motivação, empatia e habilidades sociais. Esses elementos são essenciais para determinação do sucesso na vida e no local de trabalho, pois influenciam a forma como os seres humanos interagem com os colegas e familiares, além de como lidam e resolvem os conflitos e desafios.

Autoconhecimento emocional

Antes de interagir com outras pessoas, é necessário entender e gerenciar as emoções pessoais. Isso significa tomar ciência dos sentimentos e como eles influenciam nas ações e decisões, além de definir limites.

Sendo este o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional, o autoconhecimento emocional envolve a capacidade de reconhecer e compreender as emoções. Quando o individuo está consciente de seus sentimentos, e como eles afetam seu comportamento, tende a tomar decisões mais conscientes e evitar reações impulsivas. 

Autorregulação emocional

Quando se obtém a capacidade de controlar as emoções, é possível manter a calma e a compostura mesmo diante de situações desafiadoras na vida pessoal e no ambiente de trabalho. A habilidade permite que a pessoa tome decisões mais ponderadas e evite reações impulsivas que prejudiquem a qualidade dos relacionamentos profissionais em momentos de estresse ou conflito. A autorregulação emocional ainda possibilita encontrar soluções construtivas para resolver os problemas. Isso não apenas promove um ambiente de trabalho mais harmonioso, mas, também, demonstra maturidade e profissionalismo.

Além disso, a autorregulação emocional é essencial para manter o foco e a produtividade no trabalho.  Ao estimular a capacidade de lidar facilmente com distrações e permanecer concentrado, a pessoa também é capaz de superar desafios de forma mais assertiva, adaptando-se às mudanças e mantendo uma atitude positiva, mesmo em meio às adversidades.

Empatia

O próximo passo para ter sucesso nas relações profissionais é desenvolver a empatia no ambiente de trabalho. Quando se é empático, a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros é expandida, o que é fundamental para construir relacionamentos sólidos e duradouros. 

A empatia também desempenha um papel importante na liderança. Líderes empáticos são mais capazes de inspirar e motivar suas equipes, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados e capacitados a contribuir para o sucesso da organização. Essa habilidade não apenas fortalece os relacionamentos no local de trabalho, como contribui para um ambiente mais positivo e produtivo a todos os colaboradores.

Comunicação e habilidades sociais

Ao desenvolver habilidades, como comunicação assertiva, resolução de conflitos e trabalho em equipe, um profissional estará mais apto a construir relacionamentos saudáveis com pessoas dentro e fora da empresa e/ou organização. Desenvolver e investir em técnicas de comunicação maximiza a capacidade de contribuir para os objetivos da equipe e da organização como um todo, além de fortalecer vínculos.

Ao cultivar relacionamentos positivos com colegas, clientes e parceiros de negócios, expande-se também a influência e reputação de um profissional em seu ambiente de trabalho. Essa rede de contatos pode ser uma fonte valiosa de suporte, orientação e oportunidades de colaboração, ajudando-a a alcançar objetivos profissionais a médio e longo prazo.
 

Notícias Relacionadas

Como se desafiar no ambiente de trabalho e ir além

Confira dicas para ir além do cumprimento de tarefas e alcançar pleno sucesso na carreira

Cá, entre nós

10 segredos para equilibrar a vida pessoal e a profissional

No ritmo acelerado do mundo moderno, encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional tem se tornado um dos maiores desafios que a…

Cá, entre nós

Burnout: como as empresas podem prevenir e ajudar seus colaboradores

A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional caracterizado por exaustão extrema,…

Cá, entre nós

Os benefícios e impactos da inteligência artificial na educação

Uso consciente de tecnologia levanta questionamentos quanto às aplicações práticas e uso

Acontece no Mackenzie

Saúde mental e o impacto na produtividade

Dados apontam para necessidade de atenção ao tema

Saúde e Bem-Estar

Como organizar as marmitas da semana: saiba como se programar

Levar refeições de casa pode ser mais saudável e ajuda a economizar 

Cá, entre nós

5 dicas para se tornar um profissional inovador

Profissional deve ser visionário e balancear suas propostas com a realidade da empresa que atua, seu cargo e serviço realizado

Cá, entre nós

Dress Code: saiba como se vestir no local de trabalho

Conheça algumas dicas para não passar vergonha na hora de vestir

Cá, entre nós

Como escrever melhor: dicas para alavancar a carreira

Escrever bem é uma competência fundamental em praticamente todas as áreas profissionais

Cá, entre nós

Como ser produtivo e aproveitar o sistema híbrido de trabalho

Confira algumas dicas para aproveitar melhor o tempo no trabalho remoto

Cá, entre nós

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades