Como usar a inteligência emocional para lidar com os colegas de trabalho
16 de May de 2024 | Cá, entre nós Destaque
"A inteligência emocional é mais importante do que o QI. Se você não consegue controlar suas emoções, não importa o quão inteligente você seja, você não vai conseguir ir muito longe." Essa citação é atribuída a Daniel Goleman, psicólogo e jornalista americano, conhecido por popularizar o conceito de inteligência emocional e autor de vários livros com a temática, incluindo “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente”, onde explora o conceito e sua importância em diferentes aspectos da vida.
A dinâmica no ambiente de trabalho pode ser complexa, uma vez que existem pessoas com formações, pensamentos, personalidades e culturas diferentes. Goleman explica que a inteligência emocional é composta por cinco componentes essenciais: autoconhecimento emocional, autorregulação emocional, motivação, empatia e habilidades sociais. Esses elementos são essenciais para determinação do sucesso na vida e no local de trabalho, pois influenciam a forma como os seres humanos interagem com os colegas e familiares, além de como lidam e resolvem os conflitos e desafios.
Autoconhecimento emocional
Antes de interagir com outras pessoas, é necessário entender e gerenciar as emoções pessoais. Isso significa tomar ciência dos sentimentos e como eles influenciam nas ações e decisões, além de definir limites.
Sendo este o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional, o autoconhecimento emocional envolve a capacidade de reconhecer e compreender as emoções. Quando o individuo está consciente de seus sentimentos, e como eles afetam seu comportamento, tende a tomar decisões mais conscientes e evitar reações impulsivas.
Autorregulação emocional
Quando se obtém a capacidade de controlar as emoções, é possível manter a calma e a compostura mesmo diante de situações desafiadoras na vida pessoal e no ambiente de trabalho. A habilidade permite que a pessoa tome decisões mais ponderadas e evite reações impulsivas que prejudiquem a qualidade dos relacionamentos profissionais em momentos de estresse ou conflito. A autorregulação emocional ainda possibilita encontrar soluções construtivas para resolver os problemas. Isso não apenas promove um ambiente de trabalho mais harmonioso, mas, também, demonstra maturidade e profissionalismo.
Além disso, a autorregulação emocional é essencial para manter o foco e a produtividade no trabalho. Ao estimular a capacidade de lidar facilmente com distrações e permanecer concentrado, a pessoa também é capaz de superar desafios de forma mais assertiva, adaptando-se às mudanças e mantendo uma atitude positiva, mesmo em meio às adversidades.
Empatia
O próximo passo para ter sucesso nas relações profissionais é desenvolver a empatia no ambiente de trabalho. Quando se é empático, a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros é expandida, o que é fundamental para construir relacionamentos sólidos e duradouros.
A empatia também desempenha um papel importante na liderança. Líderes empáticos são mais capazes de inspirar e motivar suas equipes, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados e capacitados a contribuir para o sucesso da organização. Essa habilidade não apenas fortalece os relacionamentos no local de trabalho, como contribui para um ambiente mais positivo e produtivo a todos os colaboradores.
Comunicação e habilidades sociais
Ao desenvolver habilidades, como comunicação assertiva, resolução de conflitos e trabalho em equipe, um profissional estará mais apto a construir relacionamentos saudáveis com pessoas dentro e fora da empresa e/ou organização. Desenvolver e investir em técnicas de comunicação maximiza a capacidade de contribuir para os objetivos da equipe e da organização como um todo, além de fortalecer vínculos.
Ao cultivar relacionamentos positivos com colegas, clientes e parceiros de negócios, expande-se também a influência e reputação de um profissional em seu ambiente de trabalho. Essa rede de contatos pode ser uma fonte valiosa de suporte, orientação e oportunidades de colaboração, ajudando-a a alcançar objetivos profissionais a médio e longo prazo.
Notícias Relacionadas
Como se desafiar no ambiente de trabalho e ir além
Confira dicas para ir além do cumprimento de tarefas e alcançar pleno sucesso na carreira
Cá, entre nós
10 segredos para equilibrar a vida pessoal e a profissional
No ritmo acelerado do mundo moderno, encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional tem se tornado um dos maiores desafios que a…
Cá, entre nós
Burnout: como as empresas podem prevenir e ajudar seus colaboradores
A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional caracterizado por exaustão extrema,…
Cá, entre nós
Os benefícios e impactos da inteligência artificial na educação
Uso consciente de tecnologia levanta questionamentos quanto às aplicações práticas e uso
Acontece no Mackenzie
Saúde mental e o impacto na produtividade
Dados apontam para necessidade de atenção ao tema
Saúde e Bem-Estar
Como organizar as marmitas da semana: saiba como se programar
Levar refeições de casa pode ser mais saudável e ajuda a economizar
Cá, entre nós
5 dicas para se tornar um profissional inovador
Profissional deve ser visionário e balancear suas propostas com a realidade da empresa que atua, seu cargo e serviço realizado
Cá, entre nós
Dress Code: saiba como se vestir no local de trabalho
Conheça algumas dicas para não passar vergonha na hora de vestir
Cá, entre nós
Como escrever melhor: dicas para alavancar a carreira
Escrever bem é uma competência fundamental em praticamente todas as áreas profissionais
Cá, entre nós
Como ser produtivo e aproveitar o sistema híbrido de trabalho
Confira algumas dicas para aproveitar melhor o tempo no trabalho remoto
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa