Confira como foi o primeiro dia do IX Fórum de Aprendizagem Transformadora

30 de July de 2024 | Acontece no Mackenzie Atualidades Eventos Instituto Universidade Destaque

Na segunda-feira, 29 de julho, o Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou a abertura do IX Fórum de Aprendizagem Transformadora, que terá programação até o dia 31 de julho, tendo como tema “O papel da universidade sob a perspectiva do impacto social”. O evento aconteceu no auditório Ruy Barbosa, localizado no campus Higienópolis, em São Paulo. 

O início do evento foi marcado por falas de autoridades mackenzistas, como o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura; o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; a diretora do CEAT, Janette Brunstein; e o capelão universitário, Rickson Roque, que na ocasião estava representando o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro.

Logo após a parte institucional, em uma ação junto à Prefeitura da cidade de Francisco Morato, a prefeita do município, Renata Sene, propôs desafios para que os professores mackenzistas trabalhem com seus alunos ao longo do semestre. Ela apresentou dificuldades enfrentadas pela cidade para que os estudantes atuem interdisciplinarmente, buscando soluções eficientes a fim de ajudar a comunidade moratense. Foram dez os desafios propostos: drenagem e encostas; mobilidade urbana; moradia; empregabilidade; social; cultura; empreendedorismo e negócios; migrantes na cidade; saúde; e educação.

No segundo dia do evento, em 30 de julho, os professores mackenzistas visitaram a cidade de Francisco Morato e participaram de uma mesa de debates sobre as temáticas propostas. Para acompanhar a íntegra do evento, clique aqui.

Impacto da universidade

Na sequência do Fórum, com enfoque no impacto social das Instituições de Ensino Superior (IES), os debates e palestras da primeira mesa foram mediados pela diretora do CEAT, Janette Brunstein, e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Triguero. Discussões que contaram com palestrantes relevantes como o presidente da William T. Grand Foundation, Adam Gamoran; o diretor de dados na Times Higher education, Duncan Ross; o professor da FEA/USP e do Instituto de Relações Internacionais da USP, Jacques Marcovitch; e a representante do departamento de Estratégias da Erasmus Universiteit Rotterdam, na Holanda, professora Giovanna Lima. 

Gamoran iniciou seu discurso comentando sobre os ataques que as universidades estão sofrendo no mundo, principalmente nos EUA, sendo questionadas da efetividade que elas fornecem à sociedade, e toda a divisão política sobre o ensino superior. Ele citou como a universidade pode se defender desse tipo de argumento, “apoiando pesquisas com foco no impacto social, servindo ao bem comum, respondendo a problemas locais e desafios em medicina e engenharia, em ciências sociais… é o momento de mudar”, destacou ele.

“A busca do impacto social tem a ver com o aproveitamento de talentos, isso é a chave para as universidades. O corpo docente precisa estar mais engajado a responder problemas que acontecem fora dos campi, com impacto no mundo exterior”, concluiu Gamoran. 

Em seguida, o analista de dados, Ross, falou sobre como os rankings podem ser usados como mecanismos para mensurar universidades e, consequentemente, serem utilizados como incentivo externo para a educação superior. “As classificações são uma forma de medir a educação superior, é claro que esses ranks não são perfeitos, está sujeito a erro, entretanto, essas ações servem como incentivo e podem dar alguma visão sobre o trabalho que está sendo feito nas universidades”, salientou.

Marcovitch, em sua palestra, explicou o que é o impacto que as IES podem ter. Para ele, são os efeitos que os egressos das instituições podem causar no mundo; o resultado das publicações, citações; além do ganho cultural que isso pode trazer no futuro. O professor divide os indicadores de impactos sociais que a universidade pode gerar em quatro tópicos: econômico, social, ambiental e cultural. 

“As colaborações que poderão se realizar podem ter algum destes tópicos, por exemplo: no caso da economia, podemos ter a geração de novos empregos, criação de empresas filhas, redução das desigualdades, renda per capita; no quesito social a segurança alimentar, qualidade da educação e dos serviços de saúde, acesso ao saneamento básico, segurança pública; na questão ambiental o conhecimento pode nos levar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, preservação da biodiversidade, conservação da natureza; na cultura os valores humanistas, valorização das tradições, acesso a museus e instituições preservacionistas, etc.", exemplificou Marcovitch.  

Para finalizar, Giovanna Lima trouxe um panorama feito pela Universidade de Rotterdam, e como buscam realizar esta transformação para alcançar a mudança necessária na sociedade, em vista do conceito de capacidade para o impacto. “Estamos fazendo essa transição, que busca uma educação focada para o impacto, que envolve todos nós. O mais importante é pensar de fora para dentro. Pensando em ensino, temos que promover novas competências para os alunos, como o programa do Mackenzie ‘MackSTLR’, e professores”, realçou.

“Os alunos devem ter conhecimento, competências, habilidades, valores, atitude e mentalidade para ser o agente de mudança. Já os professores terão um novo papel, não apenas de transmitir conhecimento, mas, somado a isso, de um guia e facilitador desse processo de aprendizagem, para que o aluno obtenha o autodesenvolvimento”, completou a professora. 

Para conhecer a programação completa e mais informações, acesse o link

Notícias Relacionadas

Inteligência Artificial Generativa é tema de Aula Magna da Pós-Graduação Mackenzie

Ingressantes da Universidade no Lato Sensu tiveram a oportunidade de aprender sobre esse meio de inovação

Universidade

Mackenzistas premiados na Hult International Business School, em São Francisco

Alunos saíram vitoriosos com melhor projeto inovador para Uber durante curso de Negócios com IA

Mundo

Parceria entre Mackenzie e prefeitura de Campo Limpo Paulista resulta em benefício para sociedade

Projeto que envolve dois doutorados e dois mestrados, busca revisar a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo  

Acontece no Mackenzie

IX Fórum de Aprendizagem Transformadora se encerra com debate sobre educação responsável

Entre depoimentos marcantes e apresentação cultural, Universidade inicia 2º semestre de 2024 

Universidade

Mackenzistas são destaque em evento de computação na Colômbia

Professores e alunos apresentaram trabalhos e palestras no evento 

Nossos Talentos

MackPlay apoia show de Michael W. Smith em São Paulo

Em turnê, reconhecido artista gospel também terá entrevista exclusiva na plataforma do Mackenzie

Cultura

UPM realiza a abertura do IX Fórum de Aprendizagem Transformadora

Evento debateu o papel da universidade e seu impacto na sociedade

Acontece no Mackenzie

Abertura do VI Fórum de Aprendizagem Transformadora debate inovação na universidade

Evento aconteceu presencialmente e foi transmitido aos professores do campus Campinas

Universidade

9º Fórum de Pesquisa da FAU acontece no campus Higienópolis

Conferência contou com a participação do professor catalão Joaquin Sabaté Bel

Atualidades

Menina mexendo com experimentos farmacêuticos
I Fórum Multidisciplinar em Saúde

Concepção de Saúde como uma área Multi Transdisciplinar

Eventos

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades