Contribua para a Orquestra Sinfônica Mackenzie
19 de December de 2022 | Cultura Para Sempre Mackenzista Instituto Universidade Destaque
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) acaba de receber a homologação da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 15 de dezembro, para captar recursos de doações e patrocínios para o seu mais novo projeto sociocultural: a Orquestra Sinfônica Mackenzie. Atendendo aos critérios da Lei nº 8.313/91, popularmente conhecida como Lei Rouanet, o projeto visa capacitar e manter uma orquestra sinfônica com 60 membros junto a um projeto pedagógico, sendo comandado pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
A homologação perante a instância federal autoriza o Mackenzie a captar recursos para o projeto de pessoas físicas e jurídicas, que podem contribuir tanto com doações espontâneas como também por meio de incentivos fiscais, com a possibilidade de dedução da doação de até 6% do Imposto de Renda (IR) devido para pessoas físicas e de até 4% para pessoas jurídicas. Para contribuir, faça uma doação para: Banco: 001 - Banco do Brasil; Agência: 1911-9; Conta corrente: 9515-X; 1º Identificador: CPF/CNPJ do doador; 2º Identificador: código 1 patrocínio.
De acordo com Ciro Aimbiré, gerente do Programa Para Sempre Mackenzista (PSM), essa é uma oportunidade para todos os mackenzistas, comunidade e empresas participarem de um projeto de formação, que incentiva a cultura e a cidadania. “Nossa proposta é diferenciada porque nosso projeto não tem limite de idade entre os participantes e prevê apresentações gratuitas em diversos espaços. O valor captado será direcionado para a manutenção da orquestra de forma completa, desde as pessoas, instrumentos, infraestrutura etc.”, afirma.
Aimbiré destaca ainda que para os cidadãos e empresas que contribuírem, o ganho é não apenas saber que se está colaborando para o desenvolvimento artístico e cultural da sociedade como também verificar o que está sendo feito com sua doação, com transparência total.
Após a recriação da Orquestra Sinfônica Mackenzie, a expectativa é que em dois meses ela já tenha adquirido um repertório inicial para se apresentar em concertos oficiais, previamente divulgados, uma vez ao mês, com ingressos gratuitos para a população, além das eventuais e necessárias apresentações internas tais como celebrações e eventos comemorativos. A intenção é levar a orquestra, promovendo concertos pelo Brasil, principalmente nas cidades onde o Mackenzie está presente com suas unidades, tais como Brasília, Rio de Janeiro, Palmas, Curitiba, Castro e Dourados.
Sobre a Orquestra
A Orquestra Sinfônica Mackenzie foi fundada em 2015 pelo regente e compositor Flávio Régis Cunha e pelo maestro Parcival Módolo, também coordenador da CAC da UPM, e era então chamada Orquestra de Câmara Mackenzie, sendo mantida voluntariamente por seus participantes e por recursos da UPM.
Com a expansão do projeto e a possibilidade de ser incentivada e patrocinada, a orquestra ganha um novo contorno com seu projeto pedagógico e tem como objetivos primordiais a continuação da formação de músicos promissores da cidade de São Paulo, proporcionando o estudo do repertório orquestral de diferentes épocas e estilos, por meio da prática em conjunto e sua posterior apresentação pública.
O projeto pedagógico atrelado à orquestra, chamado Prática de Orquestra, busca incentivar e estimular o desenvolvimento musical nas aulas em grupo, ensaios e apresentações, onde os participantes vivenciarão conceitos como disciplina, espírito de equipe e companheirismo, promovendo a cidadania, contribuindo com o desenvolvimento dos participantes.
Os recursos captados pela Lei Rouanet permitirão, assim, formar e manter a Orquestra no novo formato; estreitar o relacionamento dos músicos com os demais projetos de extensão do programa, tais como Coros e Grupos teatrais; abrir vagas para jovens bolsistas (PIBEX) para auxiliar na organização do projeto; manter o grupo de suporte da orquestra (com maestros, diretor artístico, spalla, bem como auxiliares); além de incentivar, orientar e encaminhar para a carreira musical os participantes da Orquestra Sinfônica Mackenzie.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, estão previstas apresentações de concertos oficiais, gratuitos e abertos ao público, havendo também a possibilidade de atender a solicitações externas em eventos culturais, cívicos ou festivos, acessíveis aos diferentes públicos, em teatros, bibliotecas e escolas públicas com os integrantes da orquestra. A estimativa inicial é a de realizar cerca de 20 concertos ao longo de um ano depois de formado o corpo da orquestra.
No documento submetido à Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, o projeto relata que muitas vezes a formação da maioria dos estudantes de projetos de orquestras oriundos de escola particulares ou projetos sociais limita-se a aulas individuais. O curso Prática de Orquestra irá oferecer atividades práticas e teóricas para quem já estuda ou estudou algum instrumento musical, desde que alcance os pré-requisitos exigidos na seleção (os critérios serão definidos em editais específicos).
A formação auxiliará o aluno dando oportunidade à experiência da prática de orquestra sinfônica com objetivo de preparar o discente para sua participação em uma orquestra de nível superior ou até semiprofissional. O projeto orquestral visa também atender a uma parcela de alunos que frequentam o ensino médio indo ao encontro das recomendações do Ministério da Educação em suas Orientações Curriculares para o Ensino Médio.
Serviço
Faça sua doação para a Orquestra Sinfônica Mackenzie
Banco: 001 - Banco do Brasil
Agência: 1911-9
Conta corrente: 9515-X
1º Identificador: CPF/CNPJ do doador
2º Identificador: código 1 patrocínio
Notícias Relacionadas
Orquestra Locomotiva se apresenta no Mackenzie Higienópolis
Projeto musical é formado por crianças e adolescentes de 7 a 17 anos
Acontece no Mackenzie
Orquestra Locomotiva se apresenta no Mackenzie
Evento contará com participação especial do Coro Universitário, regido pelo maestro Parcival Módolo
Acontece no Mackenzie
UTI Neonatal recebe agradecimento de paciente atendida há mais de 20 anos
Joanna nasceu prematura, em uma cesárea de emergência realizada em maio de 1998
Instituto
Mackenzie vence NPS Awards 2022
Premiação reconhece as principais marcas na percepção do consumidor em 17 categorias
Nossos Talentos
Alunos da FAU conquistam 1° lugar em concurso Internacional
Iniciativa desenvolverá centro de aprendizagem para meninas vulneráveis em Moçambique
Arquitetura
Culto de Natal: “Somos gratos por tudo que a tua palavra tem nos ensinado”
Pregação foi feita pelo presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro
Chancelaria
Retrospectiva Mackenzie 2022 - Parte 2
Relembre os acontecimentos que marcaram o ano na nossa Instituição
Atualidades
Retrospectiva Mackenzie 2022 - Parte 1
Relembre os acontecimentos que marcaram o ano na nossa Instituição
Atualidades
Projeção mapeada do Mackenzie confirma que o Natal chegou a São Paulo
Apresentação de estreia contou com coro de mais de 100 vozes
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa