Coros infantojuvenis do Mackenzie se apresentam no Concerto Gran Finale 2022
07 de June de 2022 | Cultura Colégios Universidade Destaque
O Coro Infantil Mackenzie e o JuMack apresentaram-se na noite da última segunda-feira, 06 de junho, na 15ª edição do Concerto Gran Finale 2022, realizado no Teatro Bradesco, no Shopping Bourbon. A participação dos mackenzistas foi juntamente com outros 16 coros infantis e juvenis, mais de 250 vozes, sendo crianças entre 8 e 15 anos de diferentes escolas e projetos, sob regência especial da maestrina e diretora emérita do Indianapolis Children’s Choir (ICC), Ruth Dwyer – reconhecida internacionalmente como educadora especialista em coros infantis.
O repertório da apresentação foi variado, com canções brasileiras e internacionais, como Agnus Dei, composição de Victor Johnson, que em um de seus trechos diz: Cordeiro de Deus, tenha piedade de nós e conceda-nos paz. Este ano o festival foi contemplado em 1° lugar no Edital do Programa de Ação Social (ProAC) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e teve apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).
Um dos objetivos do encontro é gerar “inclusão social e zelar pelo compromisso em democratizar o acesso da cultura por todos. Vale lembrar que o Gran Finale oferece bolsa incentivo aos coralistas da população de baixa renda”, relata a diretora executiva e artística do projeto, Lilia Valente. Inspirado no tradicional festival de corais que acontece no Teatro Carnegie Hall, em Nova Iorque , nos Estados Unidos, o concerto contou com duas sessões, às 19h e às 22h, ambas com a plateia cheia.
Uma das áreas de atuação da Chancelaria Mackenzie é a propagação e produção cultural, a partir de exposições, arte, programas musicais e muito mais. Nos colégios, essas ações acontecem por meio de oficinas das mais diversas áreas artísticas e de práticas corais.
“A palavra de Deus afirma que ‘dos lábios das crianças e dos recém-nascidos vem o perfeito louvor’, seja pela autenticidade dos pequenos quando cantam ou pela experiência de deslumbramento que sentimos ao ouvi-las. Como uma instituição confessional que valoriza a musicalidade e a infância, ver isso reunido em um coro infantil é algo realmente especial e que cumpre a missão do Mackenzie”, afirma o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro.
A cultura como processo de ensino e aprendizagem
O Coro Infantil Mackenzie e o JuMack participaram do Concerto Gran Finale 2022, conduzidos por Cláudia Soccio Mussi na regência e Luciana Manhães, pianista acompanhante. Para a regente é muito importante participar destes encontros representando o Mackenzie, conhecendo o trabalho de outros corais com a oportunidade de preparar um repertório variado ao lado de outros profissionais da área.
A programação do evento reuniu regentes e corais infantis e de jovens de diferentes escolas e projetos sociais que prepararam um repertório variado para a grande apresentação. O Coro Jovem Cênico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), conduzido por Cláudia Soccio, também participou do evento.
Cantar em coro desenvolve na criança diversos aspectos importantes para o ensino e aprendizagem, como a confiança, a boa autoestima, a exposição em público e reconhecimentos após uma apresentação bem-sucedida. Além disso, a experiência de fazer parte de um grupo oferece aos pequeninos uma sensação de sucesso e realização pessoal.
“Coral infantojuvenil é muito importante porque traz a sensibilidade da música, da afinação, do ritmo, da respiração, do trabalho em conjunto, do esperar pelo outro e da socialização com pessoas diferentes. Nessa dinâmica musical, não é o lado individual que vale mais, mas o contexto coletivo e colaborativo”, diz o produtor musical da Chancelaria e do CHCM, maestro Sueldo Francisco.
Às crianças e regentes dos corais mackenzistas, o chanceler Robinson Grangeiro deixa um recado especial: “Os professores e cantores do nosso coro infantil estão de parabéns e muito nos alegram pela dedicação e excelência com que se prepararam para estar nesse Concerto Gran Finale 2022, selecionados dentre dezenas de coros infantis. Deus continue motivando o trabalho de vocês. O Mackenzie se orgulha de vocês”, finaliza.
Notícias Relacionadas
Evento apresenta programas de inovação no Colégio Mackenzie São Paulo
MackTech produz imersão a pais e alunos no STEAM e na Cultura Maker
Pesquisa e Inovação
Faculdade de Direito do Mackenzie promove curso de extensão sobre clínicas jurídicas
Objetivo do estudo é avaliar a metodologia de ensino jurídico no Brasil e as reflexões a respeito do tema
Mundo
Urnas eletrônicas do TRE/SP são utilizadas em eleição dos alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo
Cerimônia de posse do presidente do grêmio estudantil acontece em 20 de junho, no auditório Ruy Barbosa, com diplomação do juiz corregedor do Tribunal
Atualidades
Antigo Coro Infantil se reúne e canta Milton Nascimento no Notas Musicais
Formado nos anos 1990, grupo se reuniu novamente para canção especial do cantor mineiro
Cultura
Com composição inédita, Notas Musicais presta homenagem ao Dia dos Professores
Canção foi escrita com base na fala da jovem Malala, que defendeu o estudo das mulheres em países islâmicos
Cultura
Compositor contemporâneo é interpretado em nova edição do Notas Musicais
Flautista e Orquestra de Ribeirão Preto executam canção de John Rutter
Cultura
Canção de Villa Lobos é interpretada em nova edição do Notas Musicais
Pianista do Mackenzie interpreta Valsa da Dor, música do compositor brasileiro
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa