Da colônia aos dias atuais: o processo histórico da corrupção no Brasil
26 de November de 2019 | Atualidades Ética e Cidadania Campus Higienópolis Destaque
Na segunda-feira, dia 25 de novembro, ocorreu o lançamento do livro Corrupção na história do Brasil, organizada pelo promotor de Justiça do estado de São Paulo e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), Roberto Livianu, e pela diretora do INAC, Rita Biason, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis. Cada capítulo foi escrito por um autor diferente, entre eles, os professores do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, Elton Duarte Batalha e Rodrigo Augusto Prando.
O ponto de partida para a realização do livro foi o artigo escrito, em 2001, por Rita Biason, chamado Breve história da corrupção no Brasil. Para trazer essa discussão aos dias atuais, a obra examina a corrupção e mostra sua evolução desde as origens coloniais do Brasil até a Operação Lava-Jato, com os principais escândalos que saíram na mídia e ganharam notoriedade. Com linguagem simples e mais acessível, foi escrito para um público não especializado, mas que busca entender mais sobre o tema.
De acordo com Roberto Livianu, houve a preocupação em misturar diversas áreas da ciência humana, por isso o livro foi regido por historiadores, filósofos, cientistas políticos, juristas, jornalistas. “Eu e Rita valorizamos muito essa visão historiográfica para a compreensão da corrupção no Brasil hoje”, completou.
A sinopse do livro diz que a corrupção no país pode ser considerada um ciclo vicioso, e Roberto explica que um dos motivos para essa definição é a deficiência em atacar as causas, assim como a falta de medidas preventivas e punitivas. “É importante examinar quais movimentos aconteceram, quais as nuances, para que possamos encontrar os melhores caminhos na adoção de políticas públicas eficientes no combate à corrupção”.
O professor Rodrigo Prando escreveu, junto ao professor Elson Batalha, o capítulo que trata a corrupção do Brasil colonial, período dos anos de 1500 até 1822, e explicou que a obra busca entender e discutir a temática no processo de colonização, político e durante alguns governos. Para ele, a parceria entre o INAC, CCSA e Editora Mackenzie é resultado da constante interlocução da Universidade com a sociedade. “É uma obra relevante e que, por ser relevante, mostra que a UPM, dentro de seus valores, está atenta e dando uma contribuição à sociedade brasileira”.
De acordo com o docente, mesmo sendo algo sempre presente na história nacional, a corrupção tornou-se pauta das discussões dos brasileiros a partir de 2013, e alguns elementos contribuíram com a mobilização da sociedade no assunto: “A operação Lava-Jato, que acabou desnudando uma relação entre o Estado e a iniciativa privada; televisionar as sessões do Supremo Tribunal Federal (STF); jornalistas que têm o dever ético de trazer informação objetiva e clara ao público”, falou.
O controle da corrupção decorre de mudanças, segundo Rita, uma vez que, todo grande caso resultou em uma modificação da legislação eleitoral. “Por exemplo, a compra de votos foi criminalizada a partir de escândalos, a introdução da urna está associada às fraudes que ocorriam nos mapas eleitorais de apuração dos votos, então tem sempre uma correlação entre o que aconteceu e o que modificou”.
Notícias Relacionadas
Parceria entre FAU e universidade holandesa resulta em livro bilíngue
É a primeira vez que o Mackenzie produz um livro totalmente em formato de E-book
Atualidades
Mackenzie sedia o IV Seminário Caminhos contra a Corrupção
Mídia, ética pública e fraude eleitoral serão alguns dos temas abordados
Eventos
Professora italiana lança livro no Mackenzie
Academia Mackenzista de Letras (AML) é patrocinadora da publicação
Atualidades
Atos que viraram fatos: protestos no Brasil são tema de livro
Denise Paiero e Rosana Schwartz discutem manifestações de 2013 a 2016
Atualidades
“Corrupção: o Brasil pós-Lava Jato” é tema de debate no Mackenzie
Centro Mackenzie de Liberdade Econômica realiza evento sobre operação
Atualidades
Centro Histórico Mackenzie sedia lançamento de livro que resgata história do humor
No dia 28 de outubro, aconteceu no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) o lançamento do livro “1973, quando tudo começou – História do 1º…
---- Rank
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa