Desafios do patrocínio esportivo

26 de September de 2018 | Esportes Eventos Universidade Destaque

“Hoje, apenas estampar sua marca na camiseta de um atleta não é o suficiente. Você tem de fazer a ativação do patrocínio, desenvolver ações criativas para ele conseguir levar adiante a paixão pela marca, a empatia”, disse Camila Maluf, mackenzista, publicitária, e gerente de Marketing de Automobilismo, em sua palestra no dia 24 de setembro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) campus Higienópolis.

Emocionada por estar de volta ao Auditório Ruy Barbosa, onde não pisava desde sua colação de grau no ano de 1999, Camila foi a primeira a conversar com os universitários da Comunicação na palestra intitulada “Patrocínio Esportivo e Conteúdo digital”, do XIII Encontro de Comunicação e Letras - Desafios da Prática Profissional Contemporânea, realizado pelo Centro de Comunicação e Letras (CCL) UPM.

Além de Camila, estavam presentes os mackenzistas Guilherme Muniz, jornalista e repórter da Editora Globo do Autoesporte, e Bruno Ranieri, publicitário com ênfase na Gestão de Patrocínios no Esporte. Rodrigo Capelo, jornalista e repórter de esportes do jornal O Globo e Revista Época também participou do papo que teve mediação do professor do CCL, Anderson Gurgel.

Com foco nas áreas do futebol e do automobilismo, os palestrantes conduziram a conversa sobre publicidade e marketing esportivo, conteúdo digital e impresso, como funciona a ativação de patrocínios e contaram suas experiências como comunicadores.

As vertentes do patrocínio

Como Camila mencionou, o patrocínio padrão como a exposição da marca em um carro, macacão do piloto, placas e bandeiras já não é o suficiente, então a ativação por meio de outras ações é necessária, o que desafia os profissionais da área a encontrar soluções criativas. Ranieri completa adicionando que “essa ativação é uma estratégia de atividades para potencializar o patrocínio, utilizando recursos e todos os direitos que o próprio contrato oferece”.

Contrapondo as ideias expostas, Capelo trouxe para o debate a questão da maneira como o mercado está formatado atualmente, e que é esse modelo que ocasiona a maioria dos problemas encontrados, o que sugere uma reflexão mais profunda e que vai além de “medidas” dentro de um patrocínio.

Sobre patrocínios no futebol, Ranieri destacou que, no Brasil, ele ainda é imaturo, com poucas ações e mal trabalhado. “O futebol brasileiro, infelizmente, é povoado por marcas: ou entrantes ou com viés político. As entrantes vêm de fora do país ou começam a operação de maneira apressada, então precisam ficar conhecidas e começam a patrocinar um time de futebol, no entanto, algumas delas retiram os patrocínios assim que se tornam conhecidas”. Esse é um dos motivos, de acordo com o jornalista, pelos quais o clube de futebol é um negócio instável, politizado.

Digital + Impresso

Na discussão entre as mídias impressas e digitais, Muniz falou um pouco sobre sua experiência no AutoEsporte, onde a equipe uniu os dois meios midiáticos. “Acredito que mesmo com o crescimento do online, a revista tem um caráter legitimador para o assunto que estávamos falando. Por outro lado, tudo que nós tínhamos de hard news nós usávamos no online. E acabávamos avançando nisso, porque nossos concorrentes não tinham”, enfatizou.

A mulher no esporte

Camila “caiu de paraquedas”, como ela mesma disse, no mundo do automobilismo. Durante o debate, a publicitária, questionada sobre sua experiência de atuar em uma área considerada masculina, relatou que inicialmente teve dificuldades em ser aceita pelo seu trabalho.

“Depois, notaram que eu estava no autódromo em todas as corridas trabalhando e as coisas começaram a mudar”. Para driblar a realidade dos bastidores do evento automobilístico, que contava com pelo menos 500 homens e apenas quatro mulheres, Camila agiu de maneira diferente. “Usei algumas táticas de fuga e de defesa no começo, vou confessar: óculos escuros e a ‘cara fechada’, era difícil”.

A profissional conta que ficou com fama de brava e séria por esse comportamento. “Coloquei uma espécie de abismo para conquistar respeito no meu trabalho. A mulher tem que se impor”, finaliza ela.

 

Notícias Relacionadas

Jady Malavazzi em competição.
Jady Malavazzi comemora oitavo título brasileiro

Atleta participa de Campeonato Brasileiro de Paraciclismo

Esportes

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades