Dia Internacional da Família: dicas de como aproveitar a data
13 de May de 2024 | Cultura Destaque
Intitulado em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Família, comemorado anualmente em 15 de maio, foi criado para lembrar a sociedade da importância do contato familiar. A data é uma oportunidade ímpar para refletir a respeito do amor, bem como celebrar as conquistas e desenvolver resiliência.
A família desempenha um papel fundamental na formação e no bem-estar dos indivíduos. Por oferecer ajuda, apoio emocional, segurança, educação, valores e princípios é um dos bens mais valiosos. Ela é a base da sociedade, sendo vital no compartilhamento de tradições culturais, conhecimentos e habilidades transmitidas de geração em geração.
Todo dia é dia de ficar ao lado de quem amamos, valorizar os momentos e ser feliz. Em alguns casos, os laços familiares não estão restritos a parentes de "sangue", mas, também, a outras pessoas amadas. Passar tempo juntos e expressar amor e gratidão por aqueles que amamos é uma dádiva. Confira a seguir algumas dicas de passeio para você aproveitar em família.
Dia no parque
Está calor? Que tal aproveitar os dias ensolarados para levar toda a família à parques e vivenciar a natureza? As opções do que se pode fazer no parque são inúmeras, como apreciar a natureza, fazer piquenique, brincar ou praticar esportes ao ar livre, caminhar ou simplesmente relaxar e aproveitar o dia juntos.
Visita a museus ou aquários
Adquirir novos conhecimentos é ainda melhor em família. Explorar um museu ou aquário são maneiras de aprender algo novo enquanto se diverte. Nas principais metrópoles existem uma variedade de museus, como, por exemplo, de história natural, ciências, arte, além de aquários com variadas espécies de peixes. Passar tempo entre os familiares explorando exposições ou participando de atividades interativas são maneiras únicas de diversão e aprendizado para pessoas de todas as idades.
Praia ou piscina
Aproveitar o fim de semana com a família para fazer um bate-volta à praia ou se divertir em piscinas e parques aquáticos são ótimas opções de lazer. Em algumas capitais brasileiras é possível encontrar praias e clubes privados, além das redes como SESC e SESI que possuem piscinas e proporcionam diversão e refresco do calor.
Excursão cultural pela cidade
Praticar a curiosidade e explorar os pontos turísticos e atrações culturais a pé, de bicicleta ou de ônibus turístico também são excelentes opções de passeios em família. Visitar monumentos e prédios históricos, mercados locais, praças e bairros tradicionais não apenas desperta a curiosidade dos adeptos, como também acrescenta conhecimento cultural.
Tarde de cinema
Caso a opção seja por algo mais calmo e tranquilo, planejar uma tarde de cinema em casa é uma ótima pedida. Para se divertir, escolher filmes ou séries que agrade todos os membros da família é de fundamental importância. Na hora de comer: pipoca, petiscos, doces, sucos, refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas são escolhas saborosas e que tornam a experiência leve e divertida.
Notícias Relacionadas
Conheça 5 documentários profissionais para se inspirar
Mesmo com a preferência da população por séries e filmes, os documentários ainda oferecem um valor imprescritível aos telespectadores, especialmente…
Cultura
Saúde mental e o impacto na produtividade
Dados apontam para necessidade de atenção ao tema
Saúde e Bem-Estar
Vem aí: MackRun 2024, a corrida de rua do Mackenzie!
Evento esportivo celebrará Dia do Mackenzista
Dia das Mães: histórias que inspiram
Elisama Silva, colaboradora da SUCOM, relata sua experiência como mãe e destaca a ajuda que teve do Mackenzie na criação de seus filhos
Acontece no Mackenzie
Alimentação: opções de lanches práticos e saudáveis para o período da tarde
Com a correria do dia a dia e muitos afazeres no trabalho, é normal recorrer a lanches rápidos e pouco saudáveis para saciar a fome. Para ter saúde, é…
Saúde e Bem-Estar
A importância das atividades extracurriculares na infância e juventude
Ao longo dos anos, diversos estudos na área da educação mostraram que, embora a formação básica seja o aspecto fundamental para a formação de crianças…
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa