Docente: a principal peça do jogo
11 de July de 2023 | Atualidades Colégios Destaque
A crescente e acelerada utilização da tecnologia a favor do ser humano tem impactado de forma significativa vários aspectos de nossas vidas, desde como nos comunicamos até como realizamos nossas atividades diárias. Presente em praticamente todas as áreas, a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada em algumas atividades, que antes eram feitas apenas por pessoas, mas ainda não substituiu o contato físico, tão importante para o desenvolvimento do processo social.
No âmbito da educação, as inovações trazem benefícios, agilidades e eficiências, mas levantam questões preocupantes. A maior dificuldade em sala de aula, de acordo com a professora de Matemática do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Palmas, Danubia Schikovski Nunes Vieira, principalmente após a pandemia, é o uso do celular.
“Os adolescentes nem percebem mais o quanto precisam visualizar uma mensagem recebida, um vídeo novo. É muito perceptível nos intervalos, entre uma aula ou outra, a extrema necessidade de abrir um aplicativo, que muitas vezes não passa de sete segundo e já se torna desinteressante”, aponta a professora.
Porém, ainda em sala de aula, alguns assuntos podem ser desenvolvidos com o auxílio das tecnologias e são válidas para que o processo educacional seja melhorado, bem como a compreensão dos conteúdos pelos alunos. Para Vieira, o uso de tecnologias também faz referência a um universo de possibilidades, com aplicativo e plataformas digitais, disponíveis de forma gratuita.
O fato é que, atualmente, o docente precisa vencer a barreira que o impede de aprender algo novo. “Estar atualizado o tempo todo já não pode ser mais específico para aqueles que gostam ou têm afinidade com o uso da tecnologia, mas para todos que precisam desenvolver seus conteúdos em sala de uma maneira mais expositiva”, afirma Vieira.
Para ela, a peça fundamental com o uso das tecnologias a favor da educação é o professor. “O docente entende e percebe cada necessidade dos alunos. Quando se dispõe a vencer as barreiras e investir em atividades dinâmicas, criativas e interativas, o professor consegue provocar em seus alunos o interesse”, disse Vieira.
Mas a professora destaca que somente disposição não é o suficiente para fazer uma aula interativa. É necessário um bom planejamento, tempo para estudo e pesquisas, entender os recursos que a escola disponibiliza e se debruçar nas tentativas e erros. “Como vamos aplicar os mesmos métodos para essa geração que muda o tempo todo? A conscientização dos profissionais também deve ser trabalhada dentro das escolas, para que percebam o quanto a evolução da tecnologia vem para agregar valores”, diz.
Por fim, Vieira reconhece que não é um processo fácil e tampouco barato, porém necessário para que o professor, de fato, entenda que suas aulas precisam causar impacto para que o processo de educação seja assertivo. “O desafio é grande, mas não o suficiente para um professor que vence, todos os dias, vários desafios dentro de uma sala de aula”, finaliza a docente do CPM Palmas.
Notícias Relacionadas
Campeã do Masterchef Brasil realiza aula prática no Colégio Mackenzie Brasília
Com uma didática lúdica, os alunos participaram de descobertas e explorações com ensinamentos para a vida
Colégios
VII Fórum de Aprendizagem Transformadora traz pesquisadoras da UNESCO para o Mackenzie
Inteligência Artificial e o Ensino Híbrido na Educação Superior serão temas do evento de abertura do segundo semestre de 2023 para…
Universidade
Conheça o projeto Cada Gota Conta
Programa institucional é vinculado ao Mackenzie Voluntário
Responsabilidade Social
Portfólio: dicas e a importância para você conseguir um emprego
Selecionamos as principais informações para você se preparar para diversos processos seletivos
Nossos Talentos
Colégio Mackenzie São Paulo realiza Festa em Família
Aproximadamente cinco mil pessoas participaram do dia festivo
Colégios
Colégio Mackenzie Palmas realiza Festa da Família
Dia festivo foi marcado pela solidariedade, com a doação de aproximadamente 150 kg de leite em pó
Educação & Cultura
Ave é fotografada pela primeira vez na região de Barueri
Registro do Inhambu-chintã foi feito na área do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré em projeto que estuda as aves do local
Pesquisa e Inovação
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa