Faculdade de Direito da UPM participa de ação em benefício à população em situação de rua
03 de June de 2024 | Atualidades Responsabilidade Social Ação Cidadã Universidade Destaque
Entre os dias 13 e 17 de maio, 22 alunos da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) participaram da 4ª edição do Pop Rua Jud + 2ª Semana Nacional do Registre-se, na Praça da Sé, em São Paulo. Os estudantes atuaram na orientação dos serviços de triagem e esclarecimentos de dúvidas, de acordo com as necessidades das pessoas em situação de rua, encaminhando as pessoas aos serviços pretendidos, sob coordenação do Tribunal Regional Federal e do Tribunal de Justiça de São Paulo. A iniciativa atendeu cerca de sete mil pessoas.
Nesta edição foram oferecidos diversos serviços para a população em situação de rua: alimentação; roupas; corte de cabelo; tratamento de seus pets; serviços de saúde; ordem de cidadania com a expedição de certidão de nascimento, de óbito, de casamento; obtenção de Registro Geral; CPF e sua regularização; atestado de reservista militar; inscrição no Cad Único ou de natureza jurídica como requerimento de benefícios.
“Nossos alunos atuaram fazendo triagem dos atendimentos, como ‘anjos’ guiando as pessoas nas diversas tendas de serviços e auxiliando nos serviços jurídicos, especialmente, na Defensoria Pública e no Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), sempre sob supervisão acadêmica. Além de participarem de capacitação prévia e atuarem em rede com alunos de outras instituições acadêmicas de São Paulo”, destacou a professora da FDir, coordenadora da clínica de orientação jurídica arsenal da esperança e procuradora regional da república da 3ª Região, Geisa Rodrigues.
A FDir da UPM participou das 4 edições do POP RUA JUD, em conjunto com várias instituições, como Justiça do Trabalho; Justiça Eleitoral; Ministério Público Federal e Estadual; Defensoria Pública da União e do Estado; instituições de assistência social; Associação de registros (ARPEN); Secretaria de Assistência Social que administra o CAD Único; Exército; Caixa Econômica Federal; Receita Federal; INSS; e diversas universidades.
O evento buscou ensejar a participação da Universidade na rede de apoio jurídico às pessoas em situação de rua no município de São Paulo, o que ressalta as missões da UPM. “A missão institucional da UPM é educar e cuidar do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, para o exercício pleno da cidadania, no caso específico deste Projeto”, ressaltou Geisa.
A professora salientou a importância dessa experiência para os universitários. “O aprendizado dos direitos titularizados pela população em situação de rua, do funcionamento das instituições jurídicas e administrativas, desenvolvimento de habilidades, de expressão oral, de escuta, de trabalho em grupo, é de suma importância para formação completa dos discentes. Além disso, os estudantes passam a compreender não só o problema social, mas conseguem reconhecer dignidade nas pessoas que estão submetidas a estas circunstâncias”, completou.
Também participaram da iniciativa os professores da Faculdade de Direito Bruno Lorencini e Regina Jorgeti.
Notícias Relacionadas
FDir comemora 70 anos com palestra sobre o julgamento de Nuremberg no TJ-SP
Professor Flávio de Leão abordará o julgamento contra os crimes do nazismo
Atualidades
FDir participa de competição internacional de arbitragem esportiva
Universidade esteve presente em três painéis
Atualidades
FDir realiza palestra aberta ao público externo sobre agronegócio brasileiro
Abertura do evento contará com a presença do ex-ministro da Agricultura e do presidente do IPM
Eventos
Livro de docentes da FDir é lançado no Centro Histórico Mackenzie
Obra conta com a coautoria de alunos do programa de Pós-Graduação
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa