Homenagem a John T. Mackenzie reúne autoridades em exposição e palestra em Higienópolis
03 de June de 2019 | Cultura Para Sempre Mackenzista Reitoria Chancelaria Universidade Campus Higienópolis Destaque
Em evento conjunto realizado na noite de 30 de maio no campus Higienópolis do Mackenzie, a Associação dos Bacharéis da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Abamack) e a Academia Mackenzista de Letras (AML) homenagearam o advogado norte-americano presbiteriano John Theron Mackenzie, bem-feitor que mesmo sem conhecer a Escola Americana fundada pelo casal de missionários Chamberlain, realizou uma significativa doação após sua morte para a criação da primeira escola particular de engenharia no Brasil, semente que originou a atual Escola de Engenharia (EE), matriz da atual Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Dividida em duas partes, a celebração, que também foi em prol dos oito anos de existência da Abamack, teve início no prédio 01 do campus, que atualmente abriga o Centro Histórico Cultural Mackenzie (CHCM) e que já foi o local de aulas da Engenharia. Neste prédio, o professor Marcel Mendes, atual diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, e que já foi diretor da EE, recepcionou os visitantes e os guiou pela exposição sobre John Theron Mackenzie, que atualmente ocupa duas salas do prédio. Ali estão expostas linhas do tempo, pesquisa histórica e documentação, todos materiais reunidos pelo escritor e atual presidente da AML, Nelson Câmara, no Brasil e nos Estados Unidos quando da confecção de seu livro John Theron Mackenzie: Vida e Legado, lançado no final do ano passado.
Mendes ressalta que a UPM tem um protagonismo muito forte na área da educação brasileira, “com uma história centenária que se confunde com a do próprio país, da Igreja Presbiteriana do Brasil e que é assinalada pelo próprio espírito mackenzista, que marca desde o aluno calouro ao egresso”.
Para Marco Tullio de Castro Vasconcelos, vice-reitor da UPM, a exposição é de fundamental importância, “pois é revisitando nossos arquivos, livros, fotografias, e história que conseguimos avaliar a mudança de tecnologia, comportamento social, e etc. Estamos em uma sociedade em constante transformação e esta é uma Universidade que se adapta. Destaco esse sentimento que nos permite conhecer e nos permite fazer avaliações, alegrar e reconhecer a contribuição das pessoas que por aqui passaram. A história tem que ser preservada”, enfatiza ele.
Guilherme Ramalho Netto, atual presidente da Abamack e que fez parte da primeira turma da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, comenta que o evento comemora, acima de tudo, o espírito mackenzista e a sensação de pertencimento. “Quando nos reunimos para fundar a Abamack, recebemos inteiro apoio do reitor da UPM e de toda direção. Como queremos unir antigas e novas turmas, o atual presidente do Centro Acadêmico João Mendes Júnior faz parte da diretoria executiva da associação, com direito a voto inclusive. Quem alimenta a Abamack é a Universidade, então essa ligação com a base universitária é fundamental e dá continuidade ao nosso trabalho”, destaca Netto.
Como parte dessa renovação, a Abamack inaugurou, recentemente, um novo núcleo no campus de Campinas. Douglas Madeira dos Santos, atual presidente deste núcleo da associação, afirma que os vínculos mackenzistas são eternos, “e a Abamack é uma ferramenta para manter esses laços. Em Campinas, que já tem seus dez anos, o nosso objetivo é resgatar todos os bacharéis da região e trazer para os ideais da Abamack”, complementa Santos.
Entidades mackenzistas e um propósito maior
A homenagem seguiu para o auditório João Calvino, no prédio de mesmo nome, onde Câmara palestrou sobre fatos e documentos inéditos da vida e legado de Theron. Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da UPM e apoiador do evento que é uma parceria entre a Abamack e AML, diz que as duas entidades contribuem para a valorização do espírito mackenzista e “também remetem para uma preservação da memória, a medida em que uma reúne os bacharéis ao longo de toda história da FDir, e a Academia se propõe a fazer uma promoção do Mackenzie homenageando pessoas de destaque que tiveram contribuições dentro de suas diversas áreas do conhecimento”.
Já Davi Charles Gomes, chanceler do Mackenzie, enfatiza que a noite celebrou o espírito mackenzista que de tão forte, de alguma forma, atraiu até mesmo um advogado norte-americano, que nunca esteve presencialmente no Brasil, a contribuir com a causa do casal Chamberlain. “Chame de magnetismo, de atração, eu diria que ela não é meramente uma coisa natural. Estamos celebrando algo maior. O Mackenzie é o fruto de um sonho missional, que sobretudo faz parte da teologia calvinista reformada. Deus está em missão, colocou voluntariamente a missão de criar um povo especial e por meio dele abençoar todo mundo. Isso talvez explique o espírito mackenzista, tem a ver com Deus que plantou no coração de John, no nosso coração e no coração das pessoas que se agregam ao Mackenzie e desejam servir em nome Dele. É um propósito maior”, completa ele.
Notícias Relacionadas
Vídeo histórico celebra 150 anos do Mackenzie
Com roteiro repleto de surpresas, peça audiovisual é um marco do sesquicentenário da instituição
Cultura
Mackenzie lança livro sobre Direito e Políticas Públicas
Publicação é resultado de reflexões de grupo de pesquisa ligado à Pós-Graduação do Mackenzie
----- Notícias
Darwin errou: coordenador do Discovery Mackenzie lança livro nos EUA
Nova obra mergulha na engenharia da natureza para provar ação planejada na autoria da vida
Atualidades
Academia Mackenzista de Letras recebe José de Oliveira como ocupante da cadeira nº 19
A mesma cadeira fora ocupada pelo patrono Francisco Rodrigues dos Santos Saraiva
Cultura
Mackenzie celebra Dia da Engenharia
Conheça curiosidades e história da primeira não pública Escola de Engenharia do Brasil
Cultura
Pesquisa resgata história de John Mackenzie em livro
História do advogado de Nova York é contada em obra de Nelson Câmara
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa