III Fórum de Aprendizagem Transformadora recebe professora dos Estados Unidos

30 de July de 2021 | Eventos Mundo Pesquisa e Inovação Universidade Campus Alphaville Campus Campinas Campus Higienópolis Destaque

III Fórum de Aprendizagem Transformadora (AT), realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), teve início na manhã do dia 28 de julho com a palestra da professora Melissa Peet, do Generative Knowlegde Institute, da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, com o tema Generative And Embodied Knowledge Methods in Higher Education", em português "Métodos de Conhecimento Generativo e Incorporado no Ensino Superior". O evento se estende até hoje, dia 30 de julho, e terá palestras, grupos de trabalho e participação de especialistas.

Em sua terceira edição, o encontro destinado a docentes do Mackenzie busca aprofundar a compreensão do processo reflexivo e de transformação, aplicar os conceitos de reflexão que promovem a aprendizagem transformadora às atividades docentes e conectar essas atividades reflexivas às competências-chave que serão desenvolvidas com os alunos. A abertura do evento contou com a participação do reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos; do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro; da pró-reitora da PRGA, professora Janette Brunstein e outras autoridades mackenzistas como gestores e coordenadores. 

Segundo a pró-reitora Janette, a aprendizagem transformadora promove uma abertura para revisão de pressupostos e hábitos mentais, expande a perspectiva dos alunos no seu relacionamento consigo mesmo, com o outro, a comunidade e o ambiente, além de desenvolver as competências dos estudantes para além das fronteiras da profissão. “Nosso objetivo é criar condições para que os docentes desenvolvam propostas transformativas na sala de aula”, pontuou. 

O chanceler do Mackenzie foi o responsável pelo momento devocional do encontro e por apresentar os ícones das competências-chave, são elas: Liderança e competências empreendedoras; Ética; Reflexão Crítica e Comunicação; Sustentabilidade e bem-estar coletivo; e Competências culturais e globais. Além disso, Grangeiro reiterou o papel da Chancelaria na instituição.

“Nós continuamos sendo a instância da Universidade que quer ser o leme e não a âncora, porque não queremos amarrar o barco e sim norteá-lo. Ele precisa ser veloz e eficaz - e está no caminho certo”, destacou o chanceler. 

Palestra internacional 

A professora e doutora Melissa compartilhou sua experiência de mais de 15 anos em pesquisa sobre como promover aprendizagem profunda e significativa, além de expor sua descoberta a respeito do Conhecimento Generativo e Reflexão Incorporada. Logo após a palestra, ela convidou os docentes mackenzistas para uma atividade prática, com o intuito de motivá-los a refletir, compartilhar questões, preocupações e ideais.

As dificuldades na aprendizagem

A pesquisa de doutorado da professora dos EUA acompanhou um grupo de estudantes com o objetivo de entender como os alunos mudavam a partir de uma aprendizagem transformadora. “Acompanhamos a transformação deles identificamos as evidências de transformação. Com seis meses, eu já tinha as evidências, mas ainda não entendia completamente como a transformação acontecia”, contou.

Na segunda fase de sua pesquisa, ao acompanhar e conversar com 120 estudantes em diferentes grupos, percebeu que os alunos se sentiam sobrecarregados e cansados. “Vi uma desconexão deles, que eram brilhantes, mas não conseguiam explicar o que estavam aprendendo. Eles detestavam a escola, e o tom em todos os grupos era ‘a escola é uma perda de tempo’. Quando eu mostrava as evidências das transformações, eles não acreditavam ou não se importavam com a mudança”, disse ela. 

Segundo Melissa identificou, os alunos viviam uma fragmentação. Eles não conseguiam traduzir a aprendizagem para o mundo real e se sentiam como impostores. “A experiência de aprendizagem transformadora, sem a integração, estava levando à fragmentação. Se eles não conseguem se concentrar e pensar o que isso significa para a vida como um todo, então não percebem o benefício do que aprendem”.

Para a pesquisadora, essa foi uma experiência relevante porque, mesmo com um currículo ótimo, os alunos podem estar frustrados. “Isso sobrecarrega a saúde mental da universidade como um todo”, pontuou. 

A partir do seu estudo, ela chegou à descoberta de que eram utilizadas premissas muito antigas na natureza do conhecimento e aprendizagem e que precisavam ser atualizadas. Outro ponto era o conflito entre as necessidades institucionais e as dos alunos, e citou como exemplo “a pressão para o nível de acreditação, que obriga a instituição a mostrar que os estudantes estão atingindo competências”, afirmou.

Mudança no processo de ensino 

Por fim, a doutora pontuou outra premissa errônea: a de que os alunos aplicam os ensinamentos recebidos imediatamente. “Vocês já tiveram a experiência de, ao entrar em uma sala, esquecer-se completamente do que foi fazer lá?”, perguntou Melissa, explicando que isso acontece porque nós aprendemos coisas também pelos ambientes, eles fazem parte do aprendizado. 

“Esse é o problema que temos com alguns estudantes. Eles entram e saem de contextos e de lugares de conhecimento o dia inteiro, muito mais rápido do que nós fazíamos quando éramos jovens. Quando entro e saio, perco conhecimento”, explicou. Segundo ela, isso acontece porque, a depender do local em que estamos, codificamos a aprendizagem de determinada maneira. “É assim que nós nos tornamos fragmentados”, disse.

Para ela, os estudantes não têm a experiência de integração entre os lugares de conhecimento.

“Uma coisa que descobri é que, se não dermos um espaço para sintetizar e integrar tudo que eles fazem nesses lugares de experiências diferentes, eles não vão conseguir manter, aplicar ou traduzir a aprendizagem deles”, defendeu Melissa.

Na sequência da palestra, a professora convidou todos os presentes a participarem de uma atividade prática. Eles tiveram de listar cinco locais de conhecimentos diferentes, onde se sentem engajados, vivos, presentes; e dois lugares em que se sentem sugados e frustrados. “Também é importante pensar com quem vocês estão nesses lugares. Para mim, um dos lugares de conhecimento seria a sala de aula, é um local em que me sinto viva e engajada”, finalizou ela. 

As atividades e discussões seguiram ao longo do dia na quarta-feira, com a socialização das experiências de Aprendizagem Transformadora do NEE - Nucleo de Educação Empreendedora e a palestra do professor Marco Tulio Zanini, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o tema "Confiança interpessoal no contexto da educação superior". O III Fórum de AT continua até hoje, confira a programação aqui

Notícias Relacionadas

A imagem de capa tem o título do evento "II Seminário de matemática" e as datas de inscrição e submissão dos trabalhos descritas. Todas as informações constam no corpo do e-mail.
Submissão de trabalhos: II Seminário Internacional de Matemática

Evento propõe reflexão sobre a importância da educação matemática   

Eventos

Mackenzie promove evento de lançamento do Mestrado Profissional em Computação Aplicada

Webinar acontece dia 03 de agosto, às 19h, e vai contar com executivos que atuam na área

Eventos

Mackenzie recebe comitiva do Banco do Brasil para falar sobre inovação

Diretores do banco e da Instituição de ensino conversam sobre futuras parcerias 

Parcerias

Mão de profissional da saúde segurando uma dose da vacina
O que você precisa saber sobre as vacinas contra a covid-19

Vacinação é a forma mais eficaz de combater a doença causada pelo novo coronavírus   

Covid-19

Abertas as Inscrições para Universidade Aberta do Tempo Útil

Cursos são oportunidade para adultos e idosos se manterem atualizados

Universidade

Cabide com roupas pretas
O que é o Direito da Moda?

 Legislação está presente no mundo fashion  

Acadêmicos

Mackenzie dá boas-vindas a novos alunos com Recepção Solidária

Programação será on-line, mas estudantes terão a oportunidade de fazer um tour presencial para conhecer o campus

Universidade

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades