Mack BSB Lives 23 discute colaboração para o combate à corrupção
30 de November de 2020 | Faculdades Faculdade Brasília Destaque
As medidas para o combate à corrupção na relação entre o setor público e a iniciativa privada serão do 23º Mack BSB Lives, que irá ao ar na próxima quarta-feira, 2 de dezembro, às 19h, no canal oficial da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) no Youtube. O programa evidenciará modelos para a construção de um ambiente de negócios íntegro entre os dois segmentos. Os convidados da noite destacarão os principais desafios para que sejam estabelecidos espaços de diálogo mais éticos e colaborativos, sublinhando o incentivo à inovação e ao enfrentamento das desigualdades econômico-sociais do país, fatores que contribuem para a manutenção de um sistema corruptivo.
O evento promoverá, também, reflexões sobre como o Estado e as corporações podem trabalhar pelo desenvolvimento econômico-social do Brasil, entendendo ser esta uma das principais estratégias para mitigar, e eliminar, práticas que lesam o erário público ou o patrimônio das empresas. A ideia é conversar sobre como agentes de ambos os setores podem identificar riscos e construir uma estrutura saudável e transparente na rede de relacionamentos internos ou no contato entre governos e organizações particulares.
Participarão do evento o Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça; Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tércio Tokano; o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e membro do Comitê Estratégico do Mackenzie Integridade – Centro de Estudos Avançados em Políticas de Integridade e Políticas Públicas da UPM, Antonio Carlos Rodrigues do Amaral; e o coordenador de Pesquisa da FPMB, Rodolfo Tamanaha, responsável pela mediação da conversa.
O Mack BSB Lives tem o objetivo de disseminar conhecimento e tecnologias, a partir de conferências on-line e diálogos qualificados com professores e especialistas em diversas áreas, com ampla atuação no mercado. “Entendemos como muito oportuna a criação de um espaço onde todos têm a oportunidade de refletir e tirar suas próprias conclusões, a partir do aguçamento do seu senso crítico, sem simplesmente internalizar informações pasteurizadas”, explica o vice-diretor Acadêmico da FPMB, Domingos Spezia, organizador do evento.
Combate à corrupção
O tema do enfrentamento da corrupção tem sido debatido com muita intensidade na atualidade, com destaque para os efeitos nefastos da corrupção sobre o desenvolvimento econômico, conforme estudo realizado pelo Banco Mundial sobre o ambiente dos negócios em diversos países no mundo. No Brasil, uma pesquisa acadêmica recente revela que, de 1.802 empresários entrevistados, 68,8% afirmaram que a corrupção constitui um gravíssimo obstáculo para o desenvolvimento, contra 44,9% na média da América Latina, e 35,2% no mundo.
Além disso, 45,4% identificam que a justiça consiste em um gravíssimo obstáculo para o desenvolvimento, uma percepção bem acima da média regional na América Latina (29,1%) e mundial (15,5%). No plano internacional, destaca-se que a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, também adotada no Brasil (Decreto nº 5.687/2006), proporcionou efetivos avanços na compreensão dos amplos efeitos deletérios causados pela corrupção em praticamente todos os países do mundo.
Recentemente, a Controladoria-Geral da União informou que o governo deve aprovar em dezembro um pacote com diversas recomendações de medidas anticorrupção. Chamado de Plano Nacional Anticorrupção, referido plano é o resultado do trabalho desenvolvido por um grupo interministerial constituído para estudar ações contra a corrupção, e que contou com a participação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Gabinete de Segurança Institucional, do Ministério da Economia e da Advocacia Geral da União.
Do lado da iniciativa privada, tem-se a Lei Anticorrupção Brasileira, que inovou ao instituir a regra da mitigação da responsabilidade sempre que as empresas contarem com programas internos de compliance anticorrupção que sejam eficazes. Além disso, é uma tendência das contratações públicas brasileiras condicionar referidas parcerias entre público e privado à existência de programas de compliance e integridade. Portanto, independentemente do maior ou menor nível de relação com o Poder Público, é fundamental que as empresas adotem programas de integridade que contemplem, proativamente, medidas anticorrupção.
Serviço
Mack BSB Lives 23 - Medidas Anticorrupção: como o setor público e a iniciativa privada podem colaborar para garantir um ambiente de negócios com integridade
Data: 02 de dezembro
Horário: 19h
Link: YouTube
Notícias Relacionadas
Programa Mackenzie de Inclusão participa de evento do Ministério Público do Trabalho
“Reconecta” realiza debates com objetivo de garantir a inclusão das pessoas com deficiência
Eventos
Mackenzie lança pós-graduação Educação Executiva focada em ambiente corporativo
Serão realizados dois encontros para apresentar novos cursos
Universidade
Pós-Graduação EaD: Matrículas abertas para turmas em fevereiro de 2021
Inscrição pode ser feita pelo site até dia 29 de janeiro
Universidade
Conheça os cursos com melhor empregabilidade no Mackenzie
Alunos de 16 formações apresentam alto índice de obtenção de emprego na própria área de formação
Acadêmicos
Em ranking latino, Mackenzie é a melhor universidade privada em São Paulo
Ao todo, foram avaliadas 166 Instituições de ensino em toda América Latina
Acadêmicos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa