Mackenzie promove conferência sobre a influência do chat GPT na educação e pesquisa
05 de May de 2023 | Atualidades Parcerias Pesquisa e Inovação Universidade Campus Higienópolis Destaque
No dia 27 de abril, o Núcleo de Estudos Avançados (NEA), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), promoveu a conferência com o tema Os impactos da inteligência artificial na educação e na pesquisa, evento que faz parte do ciclo de debates do NEA: O futuro da Universidade no Brasil. O palestrante do dia foi o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Fabio Gagliardi Cozman, que faz parte do Centro de pesquisa sobre inteligência artificial (C4AI), formado em parceria da USP, IBM e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Todas as universidades do mundo estão discutindo o Chat GPT e outros chats de inteligência artificial (IA) e seu impacto na sociedade nesse momento e a longo prazo. O Brasil, atualmente, está em uma posição intermediária em relação às publicações científicas sobre as IAs, e ainda há muito espaço para alcançar um protagonismo no tema.
O coordenador do NEA, professor Wilson Toshiro Nakamura, reiterou a importância de discutir o tema, “sabemos que a inteligência artificial terá um grande impacto no mercado de trabalho, na sociedade e também na universidade, então considero muito importante trazer essa discussão para dentro do Mackenzie”, diz.
O Chat GPT, ou Generative Pre-Trained Transformer (que em português pode ser traduzido para “transformador pré-treinado gerativo”), é um dos assuntos mais discutidos do momento e motivo do temor de muitos, trata-se de uma aplicação que utiliza agentes conversacionais para responder comentários do usuário, ou seja, um tipo de programação que relaciona as palavras de entrada (enviadas pelo usuário), classificadas por códigos, com palavras que fazem parte de um banco de dados da aplicação.
“A palavra “macaco” possui duas diferentes “codificações”, através da relação com outras palavras presentes na mesma frase, a IA é capaz de identificar se o usuário está se referindo ao instrumento utilizado em carros ou ao animal silvestre”, exemplificou Cozman.
Portanto, o Chat GPT, por enquanto, não é capaz de “criar” nada, apenas verifica a resposta mais provável baseada nas relações das palavras disponíveis em um banco de dados.
Alguns projetos com IA se destacam no Brasil, como o Processing Brazilian Indigenous Languages, que desenvolve um projeto de processamento das 270 línguas indígenas no Brasil. Outros projetos em andamento incluem ferramentas para auxiliar com a língua portuguesa, Tecnologia de Dados Oceânicos e um Observatório de IA, que visa debater os impactos da inteligência artificial na sociedade questões éticas e regulação.
Dentro da temática de ensino, as principais preocupações dos professores são por conta da possível utilização das IAs para realização de trabalhos escolares e universitários, principalmente em uma plataforma que não assegura a veracidade das informações transmitidas e na qual já foram constatados diversos erros.
Uma das soluções encontradas foi adotar relatórios de metodologia para os exercícios propostos em aulas, para evitar que os Chats de inteligências artificiais sejam erroneamente utilizadas como única forma de obter informações.
Em relação à pesquisa, Cozman destacou a importância dos professores e pesquisadores terem conhecimento do funcionamento das IAs para utilizarem isso a seu favor e, principalmente, a favor do desenvolvimento da pesquisa e das aulas.
Em resposta a uma pergunta da plateia, ele também afirmou que não é possível frear o avanço tecnológico, “em vez disso, o papel da universidade deve ser desenvolver profissionais capazes de gerir as novas tecnologias, já que se trata de uma área carente de profissionais; além de proporcionar um ambiente menos polarizado de discussão sobre a regulamentação e encontrar novas soluções para os problemas presentes nas IAs”, adicionou ele.
Ao encerrar o evento, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, comparou o avanço da tecnologia a um maremoto. “Não podemos resistir ao avanço tecnológico, em vez disso devemos surfar nessa grande onda”, finalizou ele.
Notícias Relacionadas
Universidade Mackenzie promove Conferência sobre o Futuro da Educação Básica
Palestrantes destacam desafios e caminhos para a formação de professores e a qualidade do ensino
Eventos
Programa de Monitoria Mackenzie: inscrições abertas
25% das vagas são destinadas a bolsistas ProUni, Filantrópica e Fies
Acontece no Mackenzie
Chat GPT e o Direito: evento analisa relação
Impacto das novas tecnologias no âmbito da solução de conflitos foi discutido em palestra
Universidade
Pesquisa do CMLE analisa casos de corrupção durante pandemia de covid-19
Estudo foi feito com base no relatório final da CPI da covid-19
Na Lupa
Patrono das Comunicações, Rondon é homenageado em livro
Em comemoração ao 05 de maio, relembramos da obra de Maurício Meneses
Cultura
Mackenzie é eleita a melhor Universidade Privada de São Paulo pela terceira vez
Levantamento Marcas & Serviços é feito pela Folha de São Paulo e Datafolha
Atualidades
Não perca a XXI Semana do CCSA
Evento contará com diversas palestras voltadas para alunos dos cursos da unidade acadêmica
Eventos
Mackenzie recebe Michel Temer e ministro do STF
Ex-presidente e André Mendonça participaram de conferência do CEMAPI
Instituto
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa