Mackenzie realiza I Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico
31 de July de 2020 | Pesquisa e Inovação Universidade Destaque
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRGA), realizará entre os dias 03 e 07 de agosto, de forma virtual, o I Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico, voltado a todos professores, gestores acadêmicos e funcionários administrativos ligados à área educacional da Universidade.
Como explica Janette Brunstein, pró-reitora de Graduação, o evento faz parte de um projeto maior da PRGA e que tem como objetivo “se tornar um centro de excelência em aprendizagem transformadora, com ênfase na formação continuada de professores”, completa.
Dinâmica do evento
Dividido em três momentos, o evento terá: palestras sobre aprendizagem transformadora e a formação docente em tempos disruptivos; oficinas em grupo e, por fim, as Unidades Acadêmicas terão um tempo disponível para refletir sobre os temas e aplicar as discussões ao planejamento do semestre - sob orientação de seus coordenadores e diretores.
As palestras ocorrerão via webinar, com professores internacionais, referências em aprendizagem transformadora, como Victoria Marsick, da Columbia University (em Nova York, Estados Unidos); Jeff King, da University of Central Oklahoma, (em Edmond, nos EUA); Peter Taylor, da University of Murdoch (na Austrália); Nalini Chitanand, da Durban University of Technology (na África do Sul); Paul Dervan e Sandra Thompson da Technological University of Dublin (na Irlanda). O evento também contará com a participação do professor Mozart Neves Ramos do IEA da USP de Ribeirão Preto, que falará sobre a docência em tempos disruptivos.
Já as oficinas serão feitas em grupos de trabalho coletivos, com docentes, coordenadores de curso e diretores, e funcionarão como um espaço para discussão e cocriação dos eixos norteadores de uma política educacional orientada à aprendizagem transformadora. “Também discutiremos quais são as competências-chave que devemos desenvolver com nossos alunos, tendo em vista a Universidade que queremos para os próximos anos”, conta Magda Medhat Pechliye, coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico (CDP) da PRGA
Além das atividades totalmente relacionadas com o ambiente acadêmico, acontecerá um momento cultural com o Maestro Parcival Módolo, que fará uma apresentação com a temática da transformação por meio da música.
Tecnologia e ensino
Devido à pandemia da covid-19 e todas as medidas de isolamento social às quais a população mundial foi submetida, a tecnologia foi uma grande aliada de diversos setores, inclusive do meio educacional. Para Adriana Camejo da Silva Aroma, coordenadora da Coordenação de Ambientes Virtuais e Recursos Digitais (CRD) da PRGA, as ferramentas tecnológicas são fundamentais, porque podem contribuir para a qualidade da mediação do processo de aprendizagem, e da interação com os alunos, especialmente no contexto de educação remota.
“É importante considerar que o uso das ferramentas se dá dentro de um projeto pedagógico mais amplo, que se sustenta por uma profunda reflexão sobre o que estamos buscando para a formação de nossos alunos, de forma a contribuir com uma aprendizagem que seja significativa e transformadora”, pontua Adriana.
Capacitação docente
A coordenadora Adriana ainda explica que não tem como comparar a educação presencial e a virtual, porque são ambientes distintos, que demandam atenção às suas especificidades.
“O ambiente virtual tem características diversas, e para trabalhar com ele será necessário refletirmos a respeito de suas limitações e potencialidades, assim como acontece quando estamos presencialmente com nossos alunos”, pontua Adriana.
A capacitação do profissional do âmbito educacional acontece por meio um conjunto de iniciativas distintas que permitem aos docentes estudar a própria prática, debater sobre questões significativas que envolvem a sua profissão, fazer leituras, trocar experiências, “bem como participar de cursos específicos para dominar as ferramentas tecnológicas disponíveis para o ensino remoto”, completa a coordenadora da CRD.
No primeiro semestre, foram por volta de 2.000 participações de professores envolvidos nessas capacitações e iniciativas de formação docente. “Desta forma, buscamos aliar reflexão e ação continuada, em um processo que seja cada vez mais significativo para o próprio docente e seus alunos”, finaliza a professora Magda.
Notícias Relacionadas
Painel internacional aborda aprendizagem transformadora no ensino superior
Professores de diversos países debateram sobre os dilemas atuais no meio educacional
Pesquisa e Inovação
Mackenzie disponibiliza 3.500 chips com pacote de dados para alunos bolsistas e prounistas
Ação da Universidade ajuda estudantes do ensino presencial a acompanharem aulas durante a pandemia. Data para cadastro prorrogada para 06 de agosto!
Covid-19
Como iniciar a transformação digital em pequenas empresas?
Dicas para começar esse processo e fortalecer o próprio negócio são dadas em aula virtual gratuita
Covid-19
Universidade Presbiteriana Mackenzie lança o Programa Exchanging Hemispheres
Programa de internacionalização fortalece oferta de experiências internacionais a alunos e professores
Atualidades
Conheça o projeto Gerando Valores: Negócios Superando a Covid-19
Mackenzie oferece cursos para comerciantes e pequenos empreendedores enfrentarem crise causada pela pandemia
Covid-19
Mackenzie disponibiliza 14 cursos livres gratuitos com certificação
Capacitações em plataforma EaD permitem investimento em carreira sem sair de casa durante a pandemia
Covid-19
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa