Mia Couto discute novo livro de contos no Mackenzie
24 de August de 2023 | Cultura Universidade Destaque
No Brasil para lançar seu mais novo livro, As Pequenas Doenças da Eternidade, o escritor Mia Couto esteve na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) nesta quarta-feira, 23 de agosto, para participar um bate-papo, promovido pelo Interfaces da Cultura, em parceria com a pró-reitoria de Extensão e Cultura da UPM. O encontro foi realizado no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis.
No começo da conversa, o escritor moçambicano citou diversos escritores brasileiros e evidenciou como a cultura brasileira influenciou seu trabalho. "O Brasil me ensinou que ser sensível a outras vozes e outras realidades é tão importante quanto saber quem de fato sou. Obrigado por terem contribuído tanto em minha formação", declarou.
O livro do moçambicano é composto por contos e foi escrito nos últimos anos, durante o período em que o mundo enfrentou a pandemia de covid-19.
“A pandemia não aconteceu em Moçambique da mesma forma que no Brasil. Lá morreram 2 mil pessoas. Moçambique se organizou de uma forma muito rápida, de uma maneira que muitos países desenvolvidos não se organizaram", apontou. Apesar disso, o autor afirma que o país vive uma solidão, enquanto nação, por não ter a situação tão evidenciada nos noticiários.
O bate-papo foi intermediado pelas professoras do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM, Regina Helena Pires de Brito e Ana Lúcia Trevisan. Mia Couto comentou sobre os contos; abordou assuntos atuais, como literatura em geral e sociedade; contou histórias familiares e emocionou o público presente no Ruy Barbosa, que ficou lotado.
Por falarem o mesmo idioma, Mia Couto também afirmou que Brasil e Moçambique compartilham uma solidão, inerente a países que estão fora do círculo de decisões globais.
“Se uma guerra acontece na Europa, tem outra dimensão. É uma forma de solidão, uma solidão coletiva, de poder ser nação. E acho que toda literatura deve tratar dessa temática”.
O escritor também abordou o próprio processo de escrita. “Quando se vai escrever um livro, não vamos procurar em grandes autores ou filósofos, mas olhamos para dentro de nós mesmos e conversamos com os nossos próprios fantasmas”, apontou.
Estiveram presentes no evento: o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida, que na abertura do encontro ressaltou a importância do debate entre países falantes da língua portuguesa. “É uma honra ter aqui um escritor como o Mia Couto. Nós amamos a lusofonia e o jeito que falamos. Tê-lo aqui hoje nos distingue como instituição de ensino”, declarou.
Notícias Relacionadas
Editora Mackenzie lança duas obras na Bienal do Livro no Rio de Janeiro
Coletâneas de artigos tratam do tema da Corrupção
Destaque
Confira o bate-papo com os novos estagiários da Rádio Cultura
Programa de estágio é uma parceria entre Universidade Mackenzie e Fundação Padre Anchieta
Universidade
Secretário da Receita Federal visita Universidade Mackenzie
Encontro teve como objetivo conhecer o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
Universidade
35ª Semana da Escola de Engenharia promete ser a maior edição da história
Neste ano, mais de 100 empresas participarão do evento
Eventos
Temer e Zema participam de Fórum Liberal no Mackenzie
Ao lado de outros líderes, autoridades foram premiadas pelas contribuições à liberdade econômica do Brasil
Economia
Professora do Instituto de Engenharia do Porto palestra no Mackenzie
Tema do encontro foi Avaliação e análise do investimento imobiliário
Universidade
Professor do Mackenzie recebe Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022
Cristhiano Aguiar foi premiado por "Gótico Nordestino", lançado no começo de 2022, na categoria Contos
A arte deve abraçar o pensamento crítico
Vencedor de prêmio Jabuti, Tiago Ferro, discutiu a temática no Diálogos
Evento aponta necessidade de mudanças na forma de se fazer Literatura
Professor convidado para palestra on-line afirma que pandemia deve afetar a forma como escritores criam
Covid-19
#FavoriteiMackenzie: Livros que todo comunicador deveria ler
Professor de publicidade revela sua lista de indicações
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa