Mutirão no Hospital Evangélico Mackenzie detecta lesões suspeitas de câncer de pele

09 de December de 2024 | Faculdade Paraná Hospital Paraná Destaque

O Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) realizou, neste sábado, 7 de dezembro, um mutirão dedicado à triagem de pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele e melanoma. A iniciativa integra a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Entre 9h e 15h, foram atendidos 150 pacientes na unidade, de um total de 850 atendimentos realizados em Curitiba, referentes à mesma campanha. A secretária municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, esteve no Hospital Mackenzie para acompanhar a ação e comentou a importância dos mutirões para acelerar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Na dermatologia temos um tempo de espera em torno de 9 meses. Ao realizar esse mutirão, com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, nós conseguimos agilizar e atender um bom número de pessoas que já estão com critério clínico de priorização”, ressalta Battistella.

Ações Imediatas

Os pacientes atendidos no Hospital Mackenzie passaram por consultas e exames. As lesões consideradas malignas ou pré-malignas já foram submetidas, no próprio sábado, a procedimentos como a crioterapia e biópsias. Os retornos foram agendados para as próximas semanas, visando o acompanhamento necessário para continuidade do tratamento.

O aposentado Edenésio Possoli, 74 anos, trabalhou por muitos anos exposto ao sol e possui manchas nos braços e couro cabeludo - lesões suspeitas de carcinoma, um dos tipos de câncer de pele. Após a triagem, ele foi encaminhado para a realização de crioterapia, uma técnica que aplica nitrogênio líquido em baixíssima temperatura para tratar a lesão.

“Sempre trabalhei com máquinas, exposto ao sol, na época não havia cabines nas máquinas. Por desconfiar dessas manchas que ardem no couro cabeludo, busquei atendimento médico e agora preciso cuidar para não piorar o quadro”, afirma Possoli.
A também aposentada Vera Lúcia Bernardes, 65 anos, aguardava há três meses para consultar, pois estava preocupada com algumas verrugas na região do pescoço. No mutirão, a equipe médica não viu problemas nas verrugas, porém detectou uma lesão suspeita no rosto, e a paciente passou por biópsia para que a mancha seja avaliada com precisão.

Prevenção

O chefe do serviço de dermatologia do HUEM, dr. Anber Tanaka, alerta para a regra do ABCDE para que as pessoas observem as pintas e manchas no corpo que sejam suspeitas de câncer de pele.

É importante prestar atenção em lesões assimétricas (A), com borda irregular (B), com duas ou mais cores (C), de dimensão grande (D) e que evoluem (E), ou sejam aumentam de tamanho com o tempo. Pintas que tenham alguma dessas características devem ser levadas ao dermatologista.

“Pessoas com a pele clara têm maior propensão, mas outras pessoas também podem ser acometidas. É fundamental a fotoproteção, com uso de filtro solar, chapéus, evitar se expor nos horários de sol mais intenso. E esses cuidados devem começar na infância, porque os efeitos do sol são cumulativos ao longo da vida”, explica Tanaka, que também é professor de dermatologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar).

Os pacientes avaliados no mutirão que, após a biópsia, tiverem a doença confirmada, serão encaminhados para procedimento cirúrgico e continuidade do tratamento de acordo com cada caso. Segundo dr. Tanaka, a chance de cura é próxima a 100% se o diagnóstico acontece na fase mais inicial.

Melanoma, o câncer de pele mais agressivo

Há vários tipos de câncer de pele, entre eles os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. No entanto, o melanoma, que costuma ser o mais raro (cerca de 10% dos casos), é o tipo mais agressivo, podendo provocar metástases (espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano) e levar à morte.

O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. Ambos os tipos são tratados, de forma integral e gratuita, por meio do SUS.

Dados no Brasil e no Paraná

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, revela números surpreendentes. São esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.

De acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), no Paraná, de 2023 a 2025, são estimados 9.080 casos de câncer de pele não melanoma e 610 casos de câncer de pele melanoma. Em Curitiba, a estimativa prevê 1.400 casos de câncer de pele não melanoma e 110 casos de melanoma.

Notícias Relacionadas

Hospital Mackenzie presenteia 140 crianças no ambulatório de ortopedia

Ação celebrou o nascimento de Jesus Cristo junto a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)

Saúde e Bem-Estar

Hospital Mackenzie contribui para Curitiba ser a primeira capital Angels do mundo

Certificação premia cidades e instituições de excelência no tratamento de AVC

Instituto

Mobilização da comunidade proporciona melhorias no atendimento de bebês no HUEM

Ala pediátrica da instituição realiza por ano mais de 25 mil atendimentos de urgência e emergência

Instituto

Evento focado em Grafeno conta com a participação do MackGraphe

Realizado em Salvador, Fórum teve palestra de diretor do instituto mackenzista

Instituto

Estudo aponta fatores que podem levar à mutilação facial em casos de câncer bucal

Especialista do Hospital Mackenzie explica a mais avançada técnica de reconstrução após retirada do tumor

Hospital Paraná

Transformação e legado: Assembleia Legislativa do Paraná exalta contribuições do HUEM à sociedade

Sessão Solene celebrou os 65 anos do Hospital, que ultrapassou os 2 milhões de atendimentos por ano

Hospital Paraná

Livro em formato graphic novel explora a neurociência do sono de forma lúdica

Escrita por estudante de Medicina da Fempar, obra utiliza criatividade para fomentar divulgação científica

Cultura

Hospital Mackenzie reforça parceria com o poder público para atendimento ao SUS

Câmara Municipal anunciou repasse para auxiliar hospitais filantrópicos que são referência

Instituto

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades