Nova Unidade de Queimados é a terceira inauguração do HUEM em 2022
25 de February de 2022 | Hospital Paraná Destaque
Referência no atendimento a pacientes vítimas de queimaduras, com mais de 17 mil atendimentos por ano, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) inaugurou na quinta-feira, 24 de fevereiro, a sua nova Unidade de Queimados, que vai contar com centro cirúrgico revitalizado e 23 leitos exclusivos, dos quais dez serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
É a terceira inauguração que o HUEM realiza em 2022, todas em fevereiro. Além da Nova Unidade de Queimados, foram inaugurados o novo Centro de Oftalmologia e a Unidade de Dermatologia e Cosmiatria, ambos em imóveis nas proximidades da sede do Hospital.
A inauguração contou com a presença de membros da Diretoria Executiva (Direx) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). Estiveram presentes o diretor-presidente Milton Flávio Moura; o diretor de Finanças, Denys Cornélio Rosa; e o diretor de Saúde, Luiz Roberto Martins Rocha, além do reverendo Juarez Marcondes Filho, presidente do Conselho de Curadores do IPM.
“Estamos trabalhando duro para reformular toda a estrutura desta instituição. O Mackenzie está fazendo parte da história de Curitiba ao transformar um dos mais antigos hospitais da cidade em uma referência de bom atendimento”, disse o presidente do IPM, Milton Flávio Moura.
O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, destacou a importância da unidade. "A grande preocupação do nosso governo é o atendimento de toda a população do Paraná. No caso de queimados aqui do Hospital Evangélico Mackenzie, aplicamos recursos para a melhoria dos valores destinados aos leitos, que estavam defasados em função de o governo federal não ter atualizado a tabela. Estamos muito felizes com essas melhorias que o Mackenzie está fazendo para atender Curitiba e todo o Paraná”, disse Piana.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também elogiou o HUEM. “O mundo precisa de instituições consoladoras. O hospital sempre foi parceiro do município, em especial durante a pandemia. Nós não saberíamos dizer o que teria sucedido com Curitiba sem o HUEM”, destacou Greca.
Nova Unidade
Tradicionalmente instalada no quinto andar da instituição, a ala destinada a pacientes vítimas de queimaduras era uma estrutura antiga e necessitava de melhorias para prestar um atendimento de qualidade para os pacientes. A revitalização estava prevista para 2020, contudo a pandemia de Covid-19 exigiu mudanças no planejamento.
“Remodelamos toda a estrutura da ala de queimados, de modo a atender as novas normas da Vigilância Sanitária. Desta maneira garantimos mais conforto e qualidade para os pacientes atendidos e melhores condições de trabalho a nossos colaboradores”, destacou o diretor geral do HUEM, Dr. Rogério Kampa.
No início da pandemia, o setor de queimados precisou ser deslocado para o oitavo andar, devido à necessidade da implantação de um andar inteiro isolado para receber os pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo coronavírus. No auge da pandemia, o HUEM chegou a contar com 93 leitos de UTI para auxiliar o município no combate à Covid-19.
Provisoriamente os pacientes queimados passaram a ser atendidos em leitos de enfermaria no oitavo andar, deixando o quinto andar isolado para doenças respiratórias. Com o avanço da vacinação e a consequente diminuição no número de leitos reservados para síndromes respiratórias, foi possível readequar metade do quinto andar para voltar a receber a ala de queimados, porém com estrutura completamente reformulada.
A nova Unidade de Queimados foi idealizada com o adequado espaçamento entre os leitos, estruturas de apoio, como depósito de material de limpeza no tamanho apropriado, área de enfermagem e área de prescrição médica de acordo com as especificações exigidas pelas normas vigentes da vigilância sanitária.
“Nosso maior desafio na reestruturação do hospital é fazer as obras necessárias sem interromper ou prejudicar o atendimento. Já melhoramos bastante, mas ainda há muito para desenvolver”, ressalta dr. Kampa.
O chefe da Unidade de Queimados do HUEM, Dr. Marcelus Nigro, agradeceu pelas melhorias. “É uma honra participar desta nova história. Estou há 21 anos nesta instituição e sou muito grato por vivenciar a transformação que está ocorrendo depois de muitos momentos difíceis”, disse.
Hospital completo
Durante a cerimônia, secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, afirmou que o HUEM é o hospital mais completo do Paraná. “Referência no atendimento a queimados, especializado em gestação de alto risco, tem o melhor Pronto-Socorro para traumas, urgência e emergência, enfim oferece todas as linhas de cuidado e por isso é o hospital mais completo do Paraná”, destacou a secretária.
O diretor-geral da secretaria estadual da Saúde, Nestor Werner, reforçou a importância da atuação do hospital no tratamento de pacientes de todas as regiões do Paraná. "O Hospital Evangélico Mackenzie é, em Curitiba, o maior prestador de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. Diante disso, não há como o Estado não ter participação na estruturação dessa rede já que ele é peça fundamental aqui na capital, e também referência para outros municípios, principalmente na área de queimados”, enfatizou.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Hussein Bakri, Gilson de Souza, Michele Caputo e Maria Victoria; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; o diretor de Gestão da secretaria estadual da Saúde, Vinícius Filipak; e os vereadores Pier Petruzziello, Sidnei Toaldo, Leonidas Dias, Serginho do Posto, jornalista Márcio Barros e Marcelo Fachinello.
Notícias Relacionadas
Reunião do Hospital Evangélico Mackenzie, Femipa e CMB debateu reivindicações dos hospitais filantrópicos
Lideranças trataram dos desafios das instituições e sua contribuição ao sistema de saúde
Saúde e Bem-Estar
Diretor do HUEM vai à Brasília para reunião com ministro da Saúde
Encontro foi oportunidade para discutir melhorias no Hospital
Hospital Paraná
Entenda o processo de adaptação para crianças da Educação Infantil
Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré estabelece estratégias para facilitar adaptação das crianças
Colégios
Colégio Brasília retoma atividades com grandes expectativas para 2022
Conversamos com o diretor e o assessor pedagógico da unidade sobre o planejamento do ano letivo
Colégios
HUEM inaugura nova unidade de Dermatologia e Cosmiatria
Novo setor será especializado nas diversas áreas da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica, com soluções em saúde, beleza e bem-estar
Hospital Paraná
Hospital Evangélico Mackenzie é destaque na Câmara Municipal de Curitiba
Dr. Rogério Kampa fez uma apresentação sobre as transformações realizadas no hospital desde 2019
Hospital Paraná
Em visita ao HUEM, Secretário de Estado da Saúde assina convênio para compra de equipamentos
Recursos serão destinados à nova Clínica de Oftalmologia da instituição
Hospital Paraná
Hospital Evangélico Mackenzie inaugura nova clínica de Oftalmologia para o SUS
Novo setor possui equipamentos de ponta e possibilitará o dobro de atendimentos
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa