Palestra on-line discute o preparo dos professores em cenários disruptivos
10 de August de 2020 | Covid-19 Atualidades Acadêmicos Universidade Campus Alphaville Campus Campinas Campus Higienópolis Destaque
Na última sexta-feira, 07 de agosto, ocorreu o encerramento do I Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico, evento virtual organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Com a palestra Como preparar professores em cenários disruptivos?, os desafios impostos aos professores e impactos provocados por novos cenários nas salas de aula foram abordados, bem como a relação e tratamento com os alunos.
Docentes de todas as unidades acadêmicas da UPM acompanharam o debate, mediado pela pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein, que contou também com a participação do reitor da Universidade, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, e do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. Outras autoridades mackenzistas estavam presentes para prestigiar o evento.
O professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA USP - Polo de Ribeirão Preto, foi o convidado e palestrante do dia. A fala de Mozart foi apoiada em três eixos: um breve cenário da educação no Brasil, a contextualização do momento atual - não exclusivamente sobre a Covid-19 - e a forma de preparar professores para o mundo que sofre constantes transformações.
Mozart lembrou que “cada aluno é um aluno” e que, em grande parte das universidades do país, o foco da aprendizagem está nas disciplinas que são aplicadas e não nas competências e no projeto de vida de cada um. Segundo ele, ocorre uma produção em série e não há um olhar individual perante os estudantes. “O jovem quer uma universidade que dialogue com o seu mundo”, completou.
A base na formação dos docentes deve seguir três pontos: conhecimento, prática e engajamento. Para ele, a prática é o que mais requer empenho para a construção do professor, pois a formação no Brasil é muito teórica. “Para cada uma dessas dimensões, criamos um conjunto de competências específicas. Hoje, estamos pensando na formação do docente com o desenvolvimento de competências”, disse Mozart, que completou: “Dominar os conteúdos é ponto de partida, não de chegada. Saber como ensiná-los, sim”.
Educação e Pandemia
Para ele, o modelo de educação foi repensado com a situação imposta pela pandemia do coronavírus. As instituições tiveram que se reinventar para oferecer atividades e os professores mudaram completamente a forma de trabalho. “O que vai diferenciar ser um professor são as qualidades humanas. A tecnologia será sempre o meio”, falou.
Um aprendizado deixado por este período de distanciamento é o conceito aluno em tempo integral, apresentado pelo professor, que remete ao ensino híbrido, tanto para a educação básica quanto para o nível superior, no qual o estudante tem a aula da maneira tradicional e, no restante do dia, tem um conjunto de atividades tecnológicas que atendam ao seu projeto de vida.
“Ninguém desenvolve criatividade, pensamento crítico, colaboração em uma sala de aula em que os alunos estão vendo a nuca do colega da frente”, comentou Mozart sobre o modelo de ensino na sala de aula.
Também foi destacada a importância dos cursos livres nesse momento, que na opinião dele, aperfeiçoam e ampliam o repertório do aluno.
Momento cultural
Após o término da palestra do professor Mozart, houve uma apresentação conduzida pelo Maestro Parcival Módolo, com o título Música que Transforma. O Maestro explicou o que é música e a maneira como as partes mexem com o organismo humano. “Ritmo mexe com os nossos músculos, seu pulso cardíaco e respiração mudam. Melodia mexe com a emoção, poderosamente. Harmonia mexe com o intelecto”, disse. Por fim, o Maestro mencionou o projeto Notas Musicais e exibiu uma obra feita pelo Coro Universitário, produzida remotamente e com cada integrante cantando da própria casa.
Notícias Relacionadas
Mackenzie realiza Recepção Solidária aos calouros e seus familiares
Atividades acontecem de maneira remota devido à pandemia da covid-19
Universidade
Mack BSB Lives 13 aborda as transformações no mercado de perícia judicial e assistência técnica
Demandas dos clientes e o espírito investigativo e colaborativo serão tema central do debate
Faculdades
Live especial debate Inteligência, Cenários e Gestão Estratégica para o processo decisório
Tema é o assunto principal da nova Pós-Graduação do Mackenzie Brasília
Pesquisa e Inovação
Ensino Remoto nas escolas: o que é necessário saber?
Sistema de Ensino Híbrido deverá ser utilizado amplamente e o Colégio Presbiteriano Mackenzie se adapta a essa nova realidade
Covid-19
Painel internacional aborda aprendizagem transformadora no ensino superior
Professores de diversos países debateram sobre os dilemas atuais no meio educacional
Pesquisa e Inovação
Mackenzie disponibiliza 3.500 chips com pacote de dados para alunos bolsistas e prounistas
Ação da Universidade ajuda estudantes do ensino presencial a acompanharem aulas durante a pandemia. Data para cadastro prorrogada para 06 de agosto!
Covid-19
Reflexão crítica é a essência da Educação Transformadora
Evento de abertura do I Fórum de Aprendizagem Transformadora tratou sobre adaptação a mudanças e necessidade de questionamento
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa