População em situação de rua cresceu 31% em dois anos em São Paulo
25 de January de 2022 | Responsabilidade Social Destaque
De acordo com o Censo da População em Situação de Rua, feito pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da Prefeitura, o número de pessoas morando nas ruas da cidade de São Paulo atingiu a marca de 31.884 no final de 2021. A pesquisa foi realizada depois do início da crise sanitária causada pela pandemia de covid-19.
“Entre as pessoas em situação de rua que já tive contato, encontrei muitos músicos qualificados e pessoas com formação superior completa. Percebo que um período em situação de rua, transforma a pessoa física e mentalmente, adquirindo hábitos e modos que dificultam seu retorno ao convívio social, profissional e familiar”, afirma a especialista Pérola Felipette Brocaneli, professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie que realiza trabalho voluntário com população de rua e famílias carentes há dez anos.
O levantamento apontou que aumentou a quantidade de pessoas acompanhadas por alguém que consideram como integrantes da família, mais um desdobramento da crise econômica e social da pandemia. Continua sendo o perfil majoritário de pessoas em situação de rua o masculino, em idade economicamente ativa e de média de idade 41 anos, mas o percentual de mulheres passou para 16,6% do total.
Entre os principais motivos apontados pelos entrevistados que estão em situação de rua, estão os conflitos familiares (34,7%), a dependência de drogas e álcool (29,5%) e a perda de renda (28,4%). “A moradia em situação de rua, pode ser temporária ou tornar-se um modo de vida, pois a pessoa se incomoda com a situação ou se acomoda na situação, assumindo um contexto de moradia na rua ou em albergues devido à dificuldade em resolver os próprios conflitos e em obedecer às regras de convívio social”, completa a especialista.
Ao serem questionados sobre o que os fariam sair das ruas, os entrevistados apontaram como desejo emprego fixo (45,7%), moradia (23,1%), retornar para a família ou resolver conflitos (8,1%) e superar a dependência de drogas (6,7%). “As pessoas em situação de rua precisam de nossa atenção e respeito, e ainda de nosso empenho para criar meios de tratá-los, acolhê-los e ampará-los”, finaliza Pérola Brocaneli.
Notícias Relacionadas
Webinar discute sobre o conceito de Lifelong Learning
Painel discutirá competências importantes para o desenvolvimento profissional
Atualidades
Professores do Mackenzie são eleitos para comissões especiais na OAB/SP
Docentes mackenzistas são nomeados para cargos diversos
Universidade
Seja bem-vindo: mackenzistas participam de Recepção aos Calouros
Evento apresenta a Universidade e as oportunidades aos novos alunos
Acadêmicos
Mackenzistas conquistam 2º lugar no Prêmio Adriana Adam de Design
Com projeto Luminária Auris, estudantes se destacam na 1ª edição da premiação
Nossos Talentos
Médico e professor da FEMPAR toma posse como presidente da Academia Paranaense de Medicina
Nova diretoria foi empossada para o biênio 2022-2023
Para Sempre Mackenzista
Recepção aos Calouros da Universidade no primeiro semestre de 2022
Alunos ingressantes poderão conhecer história, estrutura e cursos complementares oferecidos pelo Mackenzie
Eventos
Médico do HUEM ajuda criança do RJ a recuperar movimentos da mão e do braço
Menino teve uma complicação no parto e perdeu movimentos do lado esquerdo no ombro, braço e mão.
Saúde e Bem-Estar
Cachecóis que aquecem o coração
Ação voluntária de aluno do Colégio Mackenzie ajuda moradores de rua a se protegerem do frio
Responsabilidade Social
Como promover reintegração e reinclusão social efetiva de ex-detentos?
Professoras do Mackenzie lançam obra para debater o sistema carcerário brasileiro e os obstáculos para ressocialização e reintegração de cidadãos
Acadêmicos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa