Preservação ambiental aplicada na área da Farmácia é tema de palestra no Mackenzie
26 de September de 2024 | Acontece no Mackenzie Atualidades Eventos Universidade Campus Higienópolis Destaque
Um dos temas mais em alta na sociedade, a preservação ambiental possui muitas formas de ser discutida e implementada. São muitas as áreas que, muitas vezes, não parecem se relacionar com as questões ambientais, mas dada a urgência, a preservação se faz necessário em todos os aspectos da vida cotidiana e do ensino.
Na Farmácia, não poderia ser diferente e, ao contrário do que se possa imaginar, a área tem muito a contribuir. Por conta disso, o curso de Farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou na última quarta-feira, 25 de setembro, a palestra Gestão Ambiental no Ciclo de Vida do Medicamento. O evento fez parte das comemorações dos 20 anos do curso.
A palestra contou com a presença da coordenadora de Meio Ambiente na Libbs Farmacêutica, Elaine Leite de Almeida, que trouxe um panorama da forma com o mercado da área trata da questão ambiental.
Ela explica que a pessoa formada em Farmácia pode contribuir e muito com a preservação ambiental, ao pensar e elaborar projetos e medicamentos que apresentam economias nos processos de fabricação. “A questão ambiental é uma questão coletiva, com um ganho para todo mundo, não apenas para a empresa. E nós como farmacêuticos, temos um papel fundamental, em pensar em práticas que podemos gerar economia. Toda aérea tem algo a ser feito na questão ambiental”, afirmou Almeida.
Além disso, a coordenadora da Libbs destaca que o papel do farmacêutico está em toda a cadeia de produção de um medicamento e pode provocar um grande impacto na redução de consumo. “Se a gente vai desenvolver um medicamento, de onde vem esse medicamento, quais são os fornecedores, quais são os recursos que eu vou utilizar para esse desenvolvimento, e a partir daí a gente vai desenvolver melhorias para a otimização desses recursos, como consumo de água, de energia, de resíduos”, disse.
Elaine Almeida ainda destacou a importância dos profissionais da Farmácia no contato com pacientes e na conscientização da população. “Ele tem que ser questionador, questiona de onde vem, para onde vai esse consumo e questiona também como pode ser a mudança, como você pode consumir menos”.
Almeida também apontou que a relação entre preservação ambiental e a Farmácia passa pelo consumo dos medicamentos, não apenas pela produção. “Devemos consumir o medicamento de acordo com a nossa necessidade. Evitar comprar medicamentos e deixá-los em casa para vencer, é realmente consumir aquilo que realmente é preciso. E as empresas e as indústrias, na verdade, têm que propor para o paciente aquilo que ele necessita”, finalizou.
A coordenadora do curso de Farmácia da UPM, Amouni Amourad, destacou a relação entre a Farmácia e a preservação ambiental, apontando a relevância de se discutir o tema como uma forma de conscientização. “A saúde de um ser vivo depende da saúde de um ambiente e quanto mais sustentável for a possibilidade de aplicação de qualquer tipo de mecanismo, seja na produção de medicamento, seja na produção de algum tipo de produto para saúde ou no acompanhamento para saúde, a gente precisa ter um lugar íntegro para isso”, disse.
Notícias Relacionadas
Mackenzie comemora 20 anos do curso da Farmácia
Evento contou com homenagens e premiações
Acontece no Mackenzie
MackGraphe participa do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Instituições discutiram soluções inovadoras na área da engenharia
Engenharia
Curso de Farmácia apresenta alimentos inovadores e saudáveis
Mack Inova 2019 aconteceu na cozinha experimental do Mackenzie
Nossos Talentos
Curso de Farmácia promove debate sobre uso terapêutico dos canabinóides
O evento focou na parte clínica e no biodireito
Curso de Farmácia comemora 10 anos
Nesta sexta-feira, o curso de Farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) comemora 10 anos de implantação. Os profissionais formados são…
---- Rank
Farmácia conceito 5 no ENADE
O curso de Farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi avaliado com 5, a nota máxima do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes o…
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa