Valores do esporte universitário
24 de September de 2018 | Esportes Nossos Talentos Para Sempre Mackenzista Saúde e Bem-Estar Universidade Destaque
Durante as comemorações do Dia Internacional do Esporte Universitário, em 20 de setembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu diversas ações, palestras e jogos em seu campus Higienópolis para promover e incentivar o esporte universitário no Brasil e no mundo. Saiba mais aqui.
Instituído em 2016 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Dia Internacional do Esporte Universitário visa, como ressaltou Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO na ocasião, colocar o esporte no centro do diálogo entre professores e estudantes, ressaltando valores entre jovens adultos e, por meio deles, para a sociedade como um todo.
O foco para a criação da celebração é ampliar e promover o diálogo, a autoestima, o respeito pelos outros, o jogo limpo (fair play) e a busca pela excelência. Para falar um pouco mais sobre os princípios do esporte, sua importância e saber as ações ocorridas no Mackenzie no dia 20 de setembro, conversamos com Jorge Alexandre Onoda Pessanha e Susana Mesquita Barbosa, da Pró-Reitoria de Extensão e Educação Continuada (PREC), área da UPM que promove e incentiva o esporte entre os mackenzistas.
Acompanhe a seguir esse papo:
Professor, qual é a relevância da promoção do esporte para os estudantes de uma maneira geral?
Jorge A. O. Pessanha: Eu pratico esporte desde criança, então realmente faz parte da minha vida. Olhar para a vida acadêmica sem o esporte é meio difícil (risos). Eu sempre dou como exemplo para os meus alunos, não só aqui no Mackenzie mas também lá no dojô de jiu-jitsu, que eu fiz exame de faixa preta no jiu-jitsu ao mesmo tempo em que estava terminando meu mestrado. Além disso, já estava com viagem marcada para começar o doutorado fora do país, então foi uma época bem corrida.
No entanto, uma coisa muito interessante foi que uma atividade colaborou muito com a outra, eles se complementaram de alguma forma. Consegui aliviar muito do estresse da dinâmica acadêmica no tatame e, no jiu-jitsu, aquela ansiedade para mudança de faixa, que é um exame tremendamente difícil, foi aliviada por conta da atividade acadêmica.
O resumo é que o esporte e a vida acadêmica acabam se complementando porque a atividade física faz um bem muito grande para o físico e para a mente, ao mesmo tempo em que traz conceitos que auxiliam outras áreas. Querendo ou não, a disciplina necessária ao esporte é extremamente importante na vida acadêmica.
E qual é a importância de incentivar o esporte universitário para quem está começando na vida acadêmica?
Jorge A. O. Pessanha: Em primeiro lugar, há os valores e princípios que se complementam, porque nossa vida é uma só e temos de aprender a absorver e colocar as coisas boas de uma atividade em outra. Isso é fundamental.
Para nós, o Mackenzie tem uma tradição muito grande no esporte. E para quem chega é o seguinte: você entrou na Universidade, realmente é uma nova fase muito importante da sua vida e ela precisa conversar com outras partes de sua vida que seguem caminhando concomitantemente. Continue praticando esporte, obviamente com moderação, e de modo a acomodar as duas atividades, de modo que uma não prejudique a outra, mas ajude a outra. Essa é a importância. Esse é o caminho.
Professora Susana, qual é a relevância dada ao esporte pelo Mackenzie e o que significa participar das comemorações do Dia Internacional do esporte Universitário?
Susana Barbosa: Nossos alunos têm uma história muito grande com o esporte. Faz parte do reconhecimento deles, inclusive enquanto mackenzistas, essa dimensão de serem atletas, de estarem aqui e se sentirem parte do Mackenzie por meio do esporte, além da parte acadêmica.
Como resultado, eles valorizam o apoio e suporte de nossa Universidade, sobretudo na sua vida profissional, ressaltando o quanto foi importante a atividade esportiva em sua formação. A expressão mais clara disso é a participação de antigos alunos em nossas ações e aqueles que são vinculados ao esporte ainda hoje, mantêm um bom diálogo e nos ajudam, mostrando caminhos e como é que a gente pode alterar e pensar a questão do esporte.
Como a UPM apoia e incentiva o esporte?
Susana Barbosa: São de diversas maneiras. Hoje, contamos com o maior programa de apoio esportivo entre as universidades, oferecendo 590 bolsas de mérito esportivo, nas quais valorizamos exatamente essa percepção do esporte e dos alunos, o que tem um impacto muito grande. Além disso, refletimos isso em nossos processos e projetos internos, como por exemplo a valorização e incentivo a pesquisas vinculadas ao esporte.
Quais ações ocorreram nas comemorações do dia 20 de setembro?
Susana Barbosa: Esse evento contou com nutrição, fisioterapia, psicologia, marketing, e jornalismo, todas para o âmbito esportivo. Tivemos também o esporte paralímpico, com palestra de Daniel Dias, atleta patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), tudo acontecendo ao mesmo tempo. Todas atividades conectadas.
Tivemos competições como: a etapa Mackenzie do campeonato de FIFA, no e-sports; os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Acadêmicos, com apresentação de trabalhos científicos dos alunos; um atendimento especial dos cursos de fisioterapia, nutrição e farmácia, fazendo orientação de atletas e gente envolvida com esporte durante o dia, conforme citei; além de jogos amistoso de várias categorias ao longo dos períodos.
É nossa maneira de dizer que valorizamos os princípios do esporte e da educação, e que ambos têm muito a colaborar um com o outro. O Mackenzie está atento a esta realidade e muito feliz em ser uma instituição escolhida para participar das celebrações do Dia Internacional do Esporte Universitário.
Notícias Relacionadas
Mackenzistas estreiam na Sprint Race Brasil
Competição traz nova experiência aos irmãos Fliter
Esportes
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa