Você conhece o CRAAM?
19 de January de 2017 | ---- Rank
O CRAAM (Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie) nasceu em 1960 na então Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras da Universidade, hoje integrando a Escola de Engenharia. É o primeiro centro no Brasil a desenvolver atividades nas áreas de radiociências, incluindo radioastronomia, física solar, relações solares-terrestres, física ionosfera, astrofísica, instrumentação radiocientífica e ciências espaciais.
O Centro é responsável por pesquisas e orientação de estudantes da graduação e pós-graduação. Mantem convênios e colaborações com diversas instituições brasileiras e estrangeiras, detacando-se parceria operacional com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Diariamente o CRAAM realiza monitoramento do sol para embasar as pesquisas para compreender os mecanismos físicos envolvidos. O monitoramento é feito a partir de radiotelescópios e telescópios localizados em El Leoncito, em San Juan, na Argentina, onde o Mackenzie possui um importante acervo experimental mediante convênio com o Consejo Nacional de Investigacion y Tecnica através de seus institutos próprios, Casleo e Icate.
Além da base nos Andes Argentinos e em nosso campus, o Mackenzie possui instrumentos e pesquisadores em outros locais do Brasil, destacando-se a experimentos de rádio-propagação na Estação Antártica Comandante Ferraz, uma base pertencente ao Brasil localizada na ilha do Rei George, coordenados por uma pesquisadora do CRAAM, e o Radio-Observatorio Espacial do Nordeste, ROEN, em Eusébio, perto de Fortaleza, CE.. Diversos investimentos estão sendo feitos nesses locais visando atualizar esses recursos observacionais.
O CRAAM instalou no campus São Paulo do Mackenzie telescópios para observações solares em 30 THz e no visível. Neste local já está operando instrumentos que mede intensidades dos sinais GPS para estudos da ionosfera terrestre. Em breve, será instalado no campus Higienópolis o radiotelescópio solar de micro-ondas. O instrumento estava em Atibaia e poderá ser visitado a partir de agosto.
Os programas de pesquisa do CRAAM recebem financiamentos das agências brasileiras FAPESP, CNPq, MackPesquisa, CAPES, e estrangeiras NASA, da força aérea norteamericana AFOSR, do Conicet, Argentina e da organização internacional de uniões científicas ICSU.
Recentemente, um voo de balão estratosférico na Antártica foi realizado para observar as frequências do sol. O Solar-T, um dos equipamentos lançados no balão, é um telescópio fotométrico duplo, pensado e construído no Brasil por pesquisadores do CRAAM em conjunto com colegas do Centro de Componentes Semicondutores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento foi um sucesso e é o atual projeto do grupo. A segunda etapa está prevista para 2020.
Para fazer parte do time do CRAAM através de projetos de iniciação científica e pelo processo de Fluxo Contínuo, basta dispor de tempo para dedicar-se, comprometimento e ser bom aluno. Os cursos melhor habilitados são engenharia, ciências da computação, física e matemática. Os alunos aprovados têm acesso aos dados obtidos pelas pesquisas, orientados por professores-pesquisadores do CRAAM
Todos os instrumentos solares no campus São Paulo podem ser visitados, sendo necessário apenas marcar um horário para ter certeza que o céu estará em condições visíveis.
Entre em contato: 2114-8734 / miro@craam.mackenzie.br / www.craam.mackenzie.br
Prédio 45 – 7° andar – Campus Higienópolis
Notícias Relacionadas
Rádio Observatório Pierre Kaufmann sedia premiação de Escolas de Atibaia
Evento em parceria com a Prefeitura da cidade realizou visita guiada ao observatório
Engenharia
Doutorandos em Ciências e Aplicações Geoespaciais são reconhecidos no meio acadêmico
Programa de Pós-Graduação do Mackenzie é um dos poucos no Brasil voltado para a área
Nossos Talentos
Dia dos Avós no Mackenzie: amor, carinho e memórias
Marcel Mendes fala do convívio com suas netas mackenzistas
Para Sempre Mackenzista
Mackenzie em parceria com Academia Russa de Ciência
Projeto Sun-Terahertz, baseado no Solar-T do CRAAM, será enviado à Estação Espacial Internacional
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa