Você sabe o que é apadrinhamento afetivo?
10 de October de 2019 | Atualidades Responsabilidade Social Universidade Destaque
Nos dias 08 e 09 de outubro, o curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu os psicólogos e recém formados alunos Guilherme Queiroz Carboni Nogueira e Thais Suarez Guimarães para falar sobre o projeto Apadrinhamento Afetivo do Mackenzie, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo.
O apadrinhamento afetivo consiste, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, em proporcionar e estimular crianças e adolescentes, que estejam em abrigos ou em acolhimento familiar, à formação de vínculos afetivos com pessoas de fora da instituição ou da família afetiva onde vivem e que se dispõem a ser padrinhos.
A ideia do projeto do Mackenzie é proporcionar às crianças e adolescentes vínculos duradouros, a ampliação de experiências sociais e de convivência familiar, relações das quais são privadas quando passam a viver em abrigos.
Para a psicóloga Thais, o apadrinhamento é uma forma de amor. “Gosto muito de usar essa palavra, se temos amor, podemos dar e receber. Proporcionar isso, da melhor forma possível, é gratificante, além do mais, você acaba aprendendo quem é você e quem é o próximo”, declarou.
A maioria das crianças e dos adolescentes permanecem nos abrigos até os 18 anos de idade. Nesta circustância, de acordo com Thais, é necessário o auxílio de pessoas para aprimorar e incentivar a busca por um futuro e pela autonomia. “Sabemos que quando saímos da escola, temos de ir para faculdade, trabalhar. Mas e essas crianças, que em grande parte não sabem nem mesmo ler ou escrever? É preciso mostrar que existem possibilidades para essa crianças que vivem num abrigo", disse.
É importante ressaltar que o apadrinhamento não é uma experiência para adoção, nem remete à guarda do apadrinhado. Inclusive, o interessado não pode estar na lista de adoção. O foco é, exclusivamente, no afeto.
Os padrinhos só conhecem o afilhado após oito encontros. Antes disso, ocorre todo um processo, assistido pelos participantes do Apadrinhamento Afetivo, para qualificar, promover a reflexão e se cabe, naquele momento da vida dos interessados, um compromisso como este. “Começamos com um grupo grande que acaba se reduzindo. Temos muitas pessoas envolvidas para sempre fazer da melhor maneira possível tudo dar certo, porque estamos tratando de pessoas", completa Thais.
O professor Marcelo Moreira Neumann, coordenador do projeto, afirma que o grupo infantojuvenil é extremamente vulnerável e precisa de acompanhamento, e o Mackenzie, ao abrir espaço para promover o apadrinhamento, contribui para o auxílio e assistência individualizada deste público. “Tudo isso casa com a missão do próprio Mackenzie”, completa.
Como ser um padrinho ou madrinha?
Qualquer configuração familiar pode apadrinhar uma criança ou um adolescente, inclusive pessoas solteiras, só é necessário ter a idade mínima de 25 anos. Disponibilidade de tempo e energia são consideradas peças chave para a construção de uma rede de apoio para o apadrinhado e, em conjunto com outros órgãos, como a Vara da Infância e da Juventude, desenvolver um planejamento de vida.
As inscrições para apadrinhar já estão abertas. Quem tiver interesse, basta entrar em contato com o Serviço Escola do Mackenzie pelo telefone 2114-8342.
Notícias Relacionadas
Outubro Rosa: Pratique o auto-cuidado
Chances de cura do câncer de mama são maiores quando descoberto em fase inicial
Atualidades
A hora do podcast no Brasil
Podcast Week recebe diferentes profissionais do mercado para comentar o formato que está em alta no país
Atualidades
Mackenzie Integridade é inaugurado em cerimônia em São Paulo
Centro de Estudos Avançados de Políticas de Integridade e Políticas Públicas aproxima poder público, privado, sociedade e academia
Atualidades
Sensibilização para apadrinhamento afetivo
Palestras acontecem no Mackenzie e interessados podem preencher um termo de adesão ao apadrinhamento
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa