A pedagogia em espaços não escolares

26 de septiembre de 2019 | Pesquisa e Inovação Universidade Campus Higienópolis Destaque

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, a frase de Cora Coralina foi citada pelo diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), Mário Sérgio Batista, na abertura da XXVIII Semana de Pedagogia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que aconteceu no dia 23 de setembro, no campus Higienópolis

Essa edição da semana da pedagogia tem como foco principal os desafios enfrentados pelos profissionais da área. A primeira palestra foi sobre a “Pedagogia em espaços não escolares”, que mostrou aos universitários diferentes atividades na função de um pedagogo, além da docência e gestão escolar.

Novos caminhos

A mesa de debate foi composta pelas palestrantes e pedagogas Ananda Grinkraut, da Secretaria Municipal de Educação de Prefeitura de São Paulo, e Lea Albertoni, da Secretaria de Educação de São Paulo, responsável pela implementação de classes hospitalares nos hospitais municipais na cidade.

Ananda explica que trabalhou tanto com gestão pública, como em Organizações Não Governamentais (ONGs) e que a atuação em espaços não escolares depende muito da instância em que se atua. No caso da pedagoga, essa experiência foi muito enriquecedora e desafiante.

“A administração pública é uma atuação para que o espaço escolar funcione bem, embora a exigência de formação, as necessidades e nossas competências exigidas sejam outras que não à da sala de aula”, explica. Em ONGs, sua atuação foi marcada pelo planejamento de campanhas, projetos, seja de atuação independente ou em parceria com o governo, mas todos com intuito de garantir o direito à educação.

Já na área da pedagogia hospitalar, tema em que Lea é uma referência, o profissional atua em paralelo com hospitais, se dedicando ao ensino e desenvolvimento acadêmico de uma criança ou adolescente, que está fora do ambiente escolar por razões de internamento ou doenças graves. Mas esse profissional não trabalha somente em hospitais. “Nós atendemos em ambulatórios, domicílios e, também, crianças em escolas regulares, que, por terem doenças crônicas, precisam de atendimento especial”, explica Lea.  

Esses alunos podem ser enviados a cuidados médicos se a doença se agravar, ser internado e quando for liberado, voltar à sala de aula. É neste trânsito, que o pedagogo da escola regular também “se mobilize para reinserção do aluno, após uma alta hospitalar em seu grupo classe”. Ou seja, é um trabalho feito em parceria entre o professor da classe hospitalar e o professor da escola regular. “O pedagogo hospitalar é um mediador, porque, na realidade, o aluno é da escola regular, ele não é da classe hospitalar, ele está em situação de adoecimento e hospitalização”.

Para Ananda, realizar debates e eventos como a semana da pedagogia são importantes para os estudantes analisarem suas carreiras, porque é quando eles têm a oportunidade de ouvir outras experiências e trajetórias. “Às vezes eles não tinham pensado em determinado caminho, e, agora, eles vêem como possível”, finaliza.

O evento

A primeira palestra ainda contou com a presença do coordenador do curso, Ítalo Francisco Curcio, que dedicou a semana aos alunos, "afinal ela foi feita com o apoio deles e com o principal motivo de formar novos professores", disse ele. O vice-reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, analisou o evento como uma oportunidade de aprendizado. “Nós aprendemos participando, concordando, discordando e ouvindo coisas que nos geram dúvidas”. 

A programação continua hoje, dia 26, no auditório da Escola Americana, às 19h, com a palestra Novas tecnologias na educação, com a professora Daniela Costa, que falará sobre acesso, uso e apropriação das tecnologias em Escolas de Educação Básica; a professora Mariana Rocha, que vai expor a experiência do Ensino Híbrido no Ensino Fundamental e a professora Pollyana Notargiacomo, que tem como foco a área de “games e gamificação: como usar na educação?” A moderação da mesa ficará por conta da professora Ana Lúcia de Souza Lopes. Já no dia 27, no mesmo local e horário, acontece o encerramento da Semana da Pedagogia, com um sarau artístico-cultural. 

*Foto capa: Lea Albertoni. Foto: Dago Nogueira/NTAI. 

Notícias Relacionadas

Mackenzie realiza a 33° Semana da Pedagogia

Possíveis Caminhos para a Inclusão foi o tema da edição 

Atualidades

Pedagogia se restringe à sala de aula?

Conheça mais do curso e saiba as áreas de atuação de um pedagogo  

Atualidades

Projeto do curso de Pedagogia leva atividades lúdicas para crianças

Alunos do Mackenzie puderam colocar aprendizado em prática 

Cotidiano

As novas tecnologias na educação

Games e mundo digital foram temas em palestra de pedagogia

Pesquisa e Inovação

Alunos de Fisioterapia são voluntários no Festival Paralímpico

Evento é principal celebração ao dia do atleta paralímpico

Esportes

Biodireito e desenvolvimento tecnológico

Evento faz parte do grupo de pesquisa GBio da Faculdade de Direito

Mundo

História Viva: Relatos de um sobrevivente do Holocausto

Alunos do Colégio Mackenzie ouvem histórias de um campo de concentração

Ética e Cidadania

Migração ambiental, refugiados e tráfico de pessoas são temas em palestra do Mackenzie

Evento foi realizado pelo grupo de estudos Pessoas Invisíveis

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades