Aula Magna para os ingressantes da Pós-Graduação Stricto Sensu

30 de agosto de 2017 | ---- Rank

“Só para esclarecer, na minha cabeça eu falo português sem sotaque e não erro concordância”. Foi assim que a doutora Concepta Margaret MacManus Pimentel começou sua palestra, já arrancando risadas do público. A irlandesa, que atualmente é diretora de Relações Internacionais da Capes e membro da Academia Brasileira de Ciências, deu uma Aula Magna para os ingressantes da Pós-Graduação Stricto Sensu nesta segunda-feira, 29, no Auditório Escola Americana.

Em sua palavra de boas-vindas o pró-reitor de Pesquisa Paulo Batista Lopes quis acalmar os novos alunos em sua nova jornada: “Não fiquem assustados. A vida é dura mesmo e o mestrado e doutorado não são tão duros quanto a vida”. Enquanto o vice-reitor, Marco Tulio de Castro Vasconcelos, lembrou do propósito de colocar o conhecimento a serviço da população.

Com o tema “Metas para a Internacionalização da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil”, MacManus começou sua palestra explicando que nasceu numa fazenda no norte da Irlanda e que seus pais sempre valorizaram muito a educação, pois nunca tiveram a mesma oportunidade trabalhando na fazenda: “Eu não sei como cheguei no Brasil”, brincou. Segundo ela nos anos 1970 a Irlanda era um país de terceiro mundo. “Mas os partidos políticos fizeram o pacto da educação. Muda o governo, mas não muda a educação”, disse. Hoje em dia a Irlanda é um país de primeiro mundo: “Tudo mudou por causa do pacto da educação. A educação é fundamental para que o Brasil avance. Nós temos uma capacidade enorme, mas temos que zelar pela educação de qualidade”.

Em sua fala MacManus esclareceu para que serve a internacionalização. “É um processo que integra a dimensão internacional e intercultural global nos objetivos, funções e oferta da educação pós-secundária”, explicou. Para ilustrar a necessidade de ampliarmos essa questão entre nossos pesquisadores ela citou a pesquisa feita pelo livro World of Research 2017, que dizia que 63% dos brasileiros não deixaram o país para fazer pesquisa. “O impacto dessas pesquisas é 25% abaixo da média mundial e são citados 40% menos. Enquanto para aquelas pessoas que tem uma experiência no exterior, o impacto na pesquisa é duas vezes a média mundial. Quer dizer que o simples fato de ter contato no exterior já aumenta a qualidade da pesquisa e aumenta a forma que ele está apresentando para a sociedade e também melhora o impacto”. 

 

Notícias Relacionadas

Pós-Graduação 2024.2: Mackenzie inicia processo seletivo para Mestrado e Doutorado 

Inscrições estarão abertas de 15 de abril a 13 de maio   

Acontece no Mackenzie

Conheça o Mackenzie Connect

Evento proporciona qualificação especializada e networking

Eventos

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades