Boas práticas no LinkedIn: dicas para usar a ferramenta assertivamente

28 de noviembre de 2023 | Cá, entre nós Destaque

Reconhecida como a rede social mais usada no mercado de trabalho, o LinkedIn conta com mais de 850 milhões de usuários espalhados por 200 países. O sucesso é consequência de seu dinamismo e da variedade de conteúdos, o que possibilita expandir o conhecimento, estreitar relacionamento, além de acompanhar a evolução de inúmeros setores e mercados. Com muitos diferenciais, a rede, ainda, é estratégica para o estabelecimento de parcerias de negócios, troca de informações, acompanhamento de tendências e inovações, aumento do repertório profissional por meio de cursos, lives, artigos e uma gama de conteúdos disponíveis todos os dias, dentre outros benefícios.

Por seu dinamismo, existem estratégias que podem ser úteis na construção de um perfil atrativo que beneficie a imagem profissional no LinkedIn. Para lhe auxiliar, separamos algumas dicas.

Invista em uma boa foto de perfil

A foto de perfil do LinkedIn deve transmitir credibilidade e competência. Para se destacar, é fundamental escolher uma imagem em boa resolução, que passe uma boa impressão, com vestimentas adequadas para o ofício.

Evitar utilizar fotografias distantes que dificultem a visualização da face, e atentar-se a feição dando um sorriso é uma boa pedida, uma vez que transmite simpatia.

Descreva o perfil corretamente

O LinkedIn oferece várias maneiras de construir uma boa imagem profissional, como a opção “Título”, onde é possível utilizar palavras-chave para realçar as áreas de atuação. Um programador, por exemplo, pode colocar em seu título quais linguagens de programação domina, e as ferramentas que usa melhor. O truque para utilizar adequadamente os termos é buscar compreender os pontos fortes, e encontrar uma maneira dinâmica de destacá-los em poucas palavras. Na seção “Experiência”, o usuário também consegue adicionar as localidades e períodos em que trabalhou em determinada empresa e/ou organização, mas o fator mais importante é o destaque das atividades. É crucial lembrar-se de colocar as atribuições durante cada experiência profissional, de modo a detalhar, de forma concisa, quais foram os principais projetos ou participações em cada tarefa no projeto.

Produza conteúdos de valor

O perfil no LinkedIn ganha destaque quando o usuário escreve conteúdos com informações relevantes e tópicos que agregam valor à rede. Usar a ferramenta assertivamente redigindo posts e artigos com dicas, tendências de mercado, novidades da área de atuação, importantes projetos que liderou ou participou, mesmo que não sejam recentes, destacando as responsabilidades, aprendizados e triunfos no processo, além de dar credibilidade ao emissor, tende a corroborar para a disseminação de inteligência de mercado, gerando futuras parcerias e negócios. Lembrar-se que o LinkedIn é uma rede profissional é sábio. Usar a rede para publicar ou compartilhar “memes”, ou conteúdos de cunho pessoal pode prejudicar a imagem do profissional. Segundo uma pesquisa elaborada pelo LinkedIn, adicionar imagens ao conteúdo aumenta o engajamento - por isso, buscar utilizar referências ilustradas ou vídeos relacionados ao tópico da postagem é importante, além de optar por uma abordagem leve, fácil de entender e adaptativa ao público que deseja alcançar.

Aumente o engajamento

Para aumentar o engajamento, ao encontrar postagens e discussões interessantes na rede, o profissional não deve se prender apenas às reações. Por vezes, compartilhar as ideias em comentários, além de trazer um novo rumo ao assunto em questão - pode chamar a atenção de outros profissionais para troca de experiências, além de gerar novas conexões. Escolher compartilhar assuntos positivos que trazem à tona discussões importantes e saudáveis ao mercado de trabalho, além de evitar entrar em discussões e assuntos polêmicos também é engenhoso.

Faça conexões com pessoas estratégicas

Para ganhar notoriedade e crescer na rede, e respectivamente na carreira, é essencial conectar-se com profissionais que compartilham interesses, atuação ou objetivos em comum. Ao participar de webinars ou outras conferências virtuais contribuindo com discussões dos tópicos, o usuário amplia a visibilidade e cria oportunidades de expansão do networking. Ao apresentar-se a novos contatos, uma iniciativa que tende a ser útil, é redigir uma ou mais mensagens personalizadas que busque agregar valor ao contato, deixando as portas abertas para futuras parcerias de aprendizado e negócio. Com práticas simples, porém estratégicas, é possível construir um perfil atrativo que beneficie a imagem profissional no LinkedIn.

Notícias Relacionadas

Marca pessoal: o que é e como ela impulsiona a sua carreira

Desenvolvimento de uma marca pessoal consistente e bem aplicada pode ajudar o profissional a conseguir mais destaque e crescer em sua área de atuação.

Cá, entre nós

Verão: dicas e cuidados para aproveitar a estação mais quente do ano

No dia 22 de dezembro, inicia o verão. O período é conhecido por temperaturas de intenso calor. Para evitar queimaduras na pele, infecções e outras…

Cá, entre nós

Os 7 tipos de cansaço: como descansar da forma correta?

Para cada necessidade, um descanso diferente

Saúde e Bem-Estar

Técnicas para estimular o foco e a atenção plena

Para algumas pessoas, manter a concentração constante em certas tarefas ou situações é um grande desafio. Essa dificuldade agravou-se após a pandemia…

Cá, entre nós

Afinal, o que significa ESG? Entenda o conceito e como aplicá-lo

Tem tem sido altamente debatido nos dias atuais 

Responsabilidade Social

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades