Boas práticas no LinkedIn: dicas para usar a ferramenta assertivamente
28 de noviembre de 2023 | Cá, entre nós Destaque
Reconhecida como a rede social mais usada no mercado de trabalho, o LinkedIn conta com mais de 850 milhões de usuários espalhados por 200 países. O sucesso é consequência de seu dinamismo e da variedade de conteúdos, o que possibilita expandir o conhecimento, estreitar relacionamento, além de acompanhar a evolução de inúmeros setores e mercados. Com muitos diferenciais, a rede, ainda, é estratégica para o estabelecimento de parcerias de negócios, troca de informações, acompanhamento de tendências e inovações, aumento do repertório profissional por meio de cursos, lives, artigos e uma gama de conteúdos disponíveis todos os dias, dentre outros benefícios.
Por seu dinamismo, existem estratégias que podem ser úteis na construção de um perfil atrativo que beneficie a imagem profissional no LinkedIn. Para lhe auxiliar, separamos algumas dicas.
Invista em uma boa foto de perfil
A foto de perfil do LinkedIn deve transmitir credibilidade e competência. Para se destacar, é fundamental escolher uma imagem em boa resolução, que passe uma boa impressão, com vestimentas adequadas para o ofício.
Evitar utilizar fotografias distantes que dificultem a visualização da face, e atentar-se a feição dando um sorriso é uma boa pedida, uma vez que transmite simpatia.
Descreva o perfil corretamente
O LinkedIn oferece várias maneiras de construir uma boa imagem profissional, como a opção “Título”, onde é possível utilizar palavras-chave para realçar as áreas de atuação. Um programador, por exemplo, pode colocar em seu título quais linguagens de programação domina, e as ferramentas que usa melhor. O truque para utilizar adequadamente os termos é buscar compreender os pontos fortes, e encontrar uma maneira dinâmica de destacá-los em poucas palavras. Na seção “Experiência”, o usuário também consegue adicionar as localidades e períodos em que trabalhou em determinada empresa e/ou organização, mas o fator mais importante é o destaque das atividades. É crucial lembrar-se de colocar as atribuições durante cada experiência profissional, de modo a detalhar, de forma concisa, quais foram os principais projetos ou participações em cada tarefa no projeto.
Produza conteúdos de valor
O perfil no LinkedIn ganha destaque quando o usuário escreve conteúdos com informações relevantes e tópicos que agregam valor à rede. Usar a ferramenta assertivamente redigindo posts e artigos com dicas, tendências de mercado, novidades da área de atuação, importantes projetos que liderou ou participou, mesmo que não sejam recentes, destacando as responsabilidades, aprendizados e triunfos no processo, além de dar credibilidade ao emissor, tende a corroborar para a disseminação de inteligência de mercado, gerando futuras parcerias e negócios. Lembrar-se que o LinkedIn é uma rede profissional é sábio. Usar a rede para publicar ou compartilhar “memes”, ou conteúdos de cunho pessoal pode prejudicar a imagem do profissional. Segundo uma pesquisa elaborada pelo LinkedIn, adicionar imagens ao conteúdo aumenta o engajamento - por isso, buscar utilizar referências ilustradas ou vídeos relacionados ao tópico da postagem é importante, além de optar por uma abordagem leve, fácil de entender e adaptativa ao público que deseja alcançar.
Aumente o engajamento
Para aumentar o engajamento, ao encontrar postagens e discussões interessantes na rede, o profissional não deve se prender apenas às reações. Por vezes, compartilhar as ideias em comentários, além de trazer um novo rumo ao assunto em questão - pode chamar a atenção de outros profissionais para troca de experiências, além de gerar novas conexões. Escolher compartilhar assuntos positivos que trazem à tona discussões importantes e saudáveis ao mercado de trabalho, além de evitar entrar em discussões e assuntos polêmicos também é engenhoso.
Faça conexões com pessoas estratégicas
Para ganhar notoriedade e crescer na rede, e respectivamente na carreira, é essencial conectar-se com profissionais que compartilham interesses, atuação ou objetivos em comum. Ao participar de webinars ou outras conferências virtuais contribuindo com discussões dos tópicos, o usuário amplia a visibilidade e cria oportunidades de expansão do networking. Ao apresentar-se a novos contatos, uma iniciativa que tende a ser útil, é redigir uma ou mais mensagens personalizadas que busque agregar valor ao contato, deixando as portas abertas para futuras parcerias de aprendizado e negócio. Com práticas simples, porém estratégicas, é possível construir um perfil atrativo que beneficie a imagem profissional no LinkedIn.
Notícias Relacionadas
Marca pessoal: o que é e como ela impulsiona a sua carreira
Desenvolvimento de uma marca pessoal consistente e bem aplicada pode ajudar o profissional a conseguir mais destaque e crescer em sua área de atuação.
Cá, entre nós
Verão: dicas e cuidados para aproveitar a estação mais quente do ano
No dia 22 de dezembro, inicia o verão. O período é conhecido por temperaturas de intenso calor. Para evitar queimaduras na pele, infecções e outras…
Cá, entre nós
Os 7 tipos de cansaço: como descansar da forma correta?
Para cada necessidade, um descanso diferente
Saúde e Bem-Estar
Técnicas para estimular o foco e a atenção plena
Para algumas pessoas, manter a concentração constante em certas tarefas ou situações é um grande desafio. Essa dificuldade agravou-se após a pandemia…
Cá, entre nós
Afinal, o que significa ESG? Entenda o conceito e como aplicá-lo
Tem tem sido altamente debatido nos dias atuais
Responsabilidade Social
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa