Canadá no Mackenzie
20 de septiembre de 2018 | Mundo Parcerias Reitoria Colégios Instituto Universidade Destaque
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) campus Higienópolis recepcionou, em 19 de setembro, comitiva canadense composta por Riccardo Savonne, embaixador do Canadá no Brasil; Fernanda Albano, comissária de Comércio (Educação) no Consulado Geral do Canadá em São Paulo; e Élise Racicot, Cônsul Comercial. Os membros da comitiva foram recebidos por Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da UPM, com o intuito de estreitar relações entre o Mackenzie e outras instituições de ensino daquele país, visando intensificar o projeto de internacionalização do ensino universitário. José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), também acompanhou a visita, analisando oportunidades de estreitamento das relações em outras frentes.
Aguiar Neto pontuou que o Canadá é hoje um país de grande interesse dos alunos mackenzistas e que por essa razão “estamos listando algumas grandes universidades de lá, algumas as quais já conhecemos de perto, para desenvolver convênios e colaboração efetiva com a intermediação da embaixada canadense do Brasil, para alcançar um incremento da mobilidade acadêmica internacional”.
O reitor da UPM disse ainda que o desenvolvimento de projetos conjuntos e de parcerias devem se caracterizar, sobretudo, por meio de publicações conjuntas de pesquisadores de ambas universidades. “Acreditamos que o futuro é muito promissor, a Universidade Mackenzie está de portas abertas e, como foi colocado, o Canadá também tem interesse em interagir de forma mais efetiva conosco. Estamos bastante otimistas!”, completou.
De acordo com Savonne, o encontro foi muito produtivo, vez que o Canadá sempre procura parcerias com escolas que tenham visão internacional. “Acreditamos que o Mackenzie é uma instituição de ensino de alta qualidade, com potencial para ser um bom parceiro. O encontro com o reitor Benedito, o presidente Inácio e outros colegas do Mackenzie deixou claro para a embaixada que temos aqui muito potencial”, disse ele.
Segundo contou Maria Campos Lage, da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM, também presente na reunião, recentemente, o Mackenzie foi a universidade não pública que mais enviou alunos para estudar fora do Brasil pelo Ciências sem Fronteiras. “O que demonstra o grande interesse de nossos alunos pelo projeto de internacionalização cada vez mais amplo que desenvolvemos”, colocou ela.
O embaixador destacou, ainda, que hoje o Canadá é o país que mais recebe brasileiros para estudar e que essa é uma nova tendência, sendo que até poucos anos atrás eles recebiam mais chineses e indianos. “Somos atrativos pela qualidade do ensino, de vida e pelo nosso ambiente aberto a qualquer sociedade e cultura do mundo. Os brasileiros se sentem em casa no Canadá. É um lugar seguro, com ótimo custo-benefício. Além de ter história muito similar ao Brasil, pois somos países de povos indígenas e de imigrantes”.
Relações
Para Ramos, presidente do IPM, além da Universidade Mackenzie, o Canadá passa a ser um parceiro importante também para a Educação Básica, para a Middle e High School. “Nossos alunos têm grande interesse neste país, alguns querem estudar e voltar e outros desejam até fixar residência ali. Além de ser um parceiro comercial importante para o Brasil, o Canadá se constitui hoje num excelente parceiro no segmento estudantil”.
Savonne comentou que já existem algumas iniciativas em escolas brasileiras que utilizam o currículo canadense para preparar seus alunos. “Todo o Ensino Médio (High School) é estadual no Canadá, e as instituições que se adequam aqui podem enviar seus alunos preparados para dar continuidade aos estudos lá. Disponibilizamos até mesmo Educação a Distância online para dupla titulação destes estudantes”.
Solano Portela Neto, da Diretoria Operacional de Educação Básica (DIREB) do IPM, aproveitou a oportunidade para ressaltar que os Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM) já possuem currículos de dupla titulação para os alunos que desejam estudar no exterior e que a aproximação com o Canadá pode significar, no futuro, uma nova fase, abrindo ainda mais portas aos alunos mackenzistas.
Um pouco de Brasil e de Canadá
Paulo Batista Lopes, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, que já teve oportunidade de estudar no Canadá, comentou que o local possui sociedade multicultural, formada por uma forte corrente imigratória, e que ao longo de sua história decidiu apostar em tecnologia sem se esquecer de preservar a herança cultural de todos os povos que enviaram imigrantes para lá.
“Eles possuem um sistema educacional admirado no mundo todo; as universidades têm uma certa liberdade, mas, abaixo delas, todo o ensino é regulado pelas províncias”, conta o pró-reitor, que destaca similaridades com a visão do Mackenzie. “Também temos nossa herança nos imigrantes e vemos com bons olhos a capacidade de conseguir manter as raízes, as tradições, juntamente a renovação e inovação para o futuro”.
Quanto à comparação com o Brasil, Lopes enfatiza que o planejamento do futuro é muito importante. “O que a sociedade vai ser em 50, 100 anos, onde estará economicamente e como governo? O Canadá tem se posicionado muito bem e o Brasil precisa acompanhar esse tipo de decisão e previsão, tomá-las como exemplo”, completa ele.
Estiveram também presentes no encontro: Marili Moreira da Silva Vieira, da Pró-Reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos (PRGA); e Jorge Alexandre Onoda Pessanha, da Pró-Reitoria de Extensão e Educação Continuada (PREC).
Notícias Relacionadas
Mackenzie lança parceria para alunos trabalharem no Québec
Iniciativa incentiva o estudo da língua francesa entre mackenzistas
Atualidades
Gordon College quer expandir colaboração com Mackenzie
Encontro entre representantes das instituições ocorreu no campus Higienópolis
Mundo
Mackenzie assina entendimento com universidade do Reino Unido
Instituições avaliam oportunidades em diversas áreas de pesquisa
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa