Capacitismo: um olhar jurídico e corporativo para a inclusão
22 de enero de 2024 | Comportamento Direito Atualidades Cotidiano Ética e Cidadania Saúde e Bem-Estar Responsabilidade Social Ação Cidadã Destaque
Enquanto os holofotes do Brasil se voltam para o Big Brother Brasil, um episódio dentro da casa chama a atenção não apenas dos espectadores, mas de toda a sociedade: capacitismo. Este incidente ressoa como um microcosmo de questões profundas que persistem na sociedade brasileira, demandando uma reflexão séria sobre como encaramos e tratamos as pessoas com deficiência (PCDs).
Conversamos com especialistas e profissionais envolvidos nesse movimento, desvendando o capacitismo e suas implicações.
O especialista em Direitos Humanos da UPM, Leopoldo Soares, ofereceu uma perspectiva jurídica, na qual “capacitismo” traduz uma situação de discriminação. Dessa forma, a situação pressupõe a inaptidão da pessoa com deficiência a partir de uma visão privilegiada e preconceituosa de “normalidade”. Ele frisa que casos de capacitismo são considerados pelo ordenamento jurídico como violações de direitos.
Soares explica que além da proteção de qualquer pessoa contra situações de discriminação, há dois importantes instrumentos legais que resguardam, especificamente, as pessoas com deficiência: o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) e a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.
"É claro que qualquer conduta deve ser apreciada pelos órgãos competentes para que seja tratada como violadora de direitos. Em casos de capacitismo, a vítima pode buscar indenização por dano moral e/ou material e eventual obrigação de que a pessoa violadora deixe de praticar a conduta violadora", afirma o especialista.
"Temos estruturado o Programa Mackenzie de Inclusão (PMI), vinculado ao Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), que trata da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho. Temos também o Programa de Atenção e Orientação ao Discente (PROATO), vinculado à UPM, que faz acompanhamento dos alunos do ensino superior. Temos o Programa de Inclusão do Colégio (PROINC), para realizar suporte de alunos com deficiência no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM)”, compartilha a analista de Recursos Humanos ligada ao PMI, Cristiane Lico.
De acordo com Lico, o PMI tem uma política forte para contratação e promoção de PCDs. São garantidas vagas exclusivas, mas ele também pode atuar em qualquer outra vaga. Além disso, foi estruturado um acompanhamento junto as pessoas com deficiência, que analisa o crescimento, a acessibilidade, os relacionamentos e a conscientização com equipes e gestores para mitigar o capacitismo.
Ela ainda destaca a importância da conscientização: "Muitas vezes, socialmente, aprendemos termos equivocados. O papel do PMI é esclarecer essas ideias para promover um ambiente de trabalho mais saudável", esclarece Lico.
A luta contra o capacitismo, portanto, não é apenas um esforço moral, mas também uma demanda legal. No Mackenzie, está sendo traçado um caminho para uma sociedade onde a inclusão não é apenas uma palavra, mas uma realidade vivida por todos.
Notícias Relacionadas
Universidade Mackenzie realiza formatura do Curso de Extensão em Libras
Entrega de certificados aconteceu em cerimônia de celebração à inclusão e acessibilidade
Universidade
Semana de Acessibilidade e Inclusão é aberta com coreografia sobre rodas
Programação ocorrerá até a próxima sexta-feira, 23 de setembro
Cultura
Aula Magna do Direito discute inclusão social e políticas públicas
Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi o palestrante do dia
Universidade
Diálogos sobre Inclusão e Acessibilidade é tema de formação para professores do Mackenzie
Ação foi promovida em ação entre Universidade e Instituto Presbiteriano Mackenzie pelo Programa de Orientação e Atenção aos Discentes
Responsabilidade Social
Paratleta Daniel Dias participa da Semana de Estudos Organizacionais Mackenzie Campinas
Palestra celebra dia do Administrador e os dez anos do curso de Administração no campus Campinas
Eventos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa