Celebrar a Páscoa com verdadeira esperança

13 de abril de 2017 |

Prezados colaboradores mackenzistas,

            “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão” Apocalipse 22. 3

           

Todos os dias recebemos notícias assustadoras que são veiculadas nas diversas mídias. Sejam desastres naturais ou ações de guerra que não poupam nem mesmo crianças. Histórias que procuram roubar a nossa alegria, nos trazendo profundo pesar. Chegamos a indagar como é possível viver neste mundo tão mau e perturbado. Quando tudo isso vai acabar? Pode existir um mundo melhor?

Os dias são maus, mas esta não é uma condição apenas atual. No tempo da escravidão do Egito, os dias dos israelitas também eram muito difíceis. A notícia mais comum era de que os feitores egípcios haviam aumentado o trabalho agrícola e as exigências da produção de tijolos. Outras notícias diziam que era preciso produzir mais, porém com menos material. Enfim, o povo de Deus foi escravizado e obrigado a uma vida de trabalhos pesarosos e intermináveis (Êx. 1. 10-14). A vida se tornou amarga! É diante desse mundo conturbado que eles passam a clamar a Deus. O Senhor ouve o clamor, responde e vem pessoalmente livrá-los (Êx. 3. 7-9).

Nesse contexto de libertação, surge a Páscoa e a figura do Cordeiro. Com a décima praga, Deus ordena que um cordeiro seja imolado e seu sangue seja a garantia de livramento. Por isso, a Páscoa não é ritual cerimonial transitório; antes, aponta para o Messias. O Cordeiro Pascal, posteriormente, é de forma inconfundível identificado com a Pessoa de Jesus Cristo, aquele que com seu sangue vence o pecado, refaz a amizade com Deus, abranda a ira divina e propõe uma mudança radical no mundo (João 1. 29).

 À semelhança da primeira Páscoa, nossos dias estão repletos de notícias que não gostaríamos de receber. Há também injustiças sociais, discriminação, preconceito, desrespeito e outros sofrimentos em nosso meio. Todavia, desde sua origem, a Páscoa anuncia chegada de dias melhores. Desse modo, o texto das Escrituras destaca que, no momento em que o Cordeiro de Deus assumir o trono e seus servos se reunirem para servi-lo, não haverá mais maldição na cidade de Deus. Essa é a esperança que habita os corações dos Cristãos, a de que desfrutaremos dias melhores.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie celebra a Páscoa com verdadeira esperança e prestando sincero serviço a Cristo. Somos uma Instituição confessional cristã que vislumbra tempos melhores, mas na condição de servos de Cristo. Desejamos, pois, que Cristo seja o Senhor deste lugar. Celebramos uma Páscoa centralizada exclusivamente na Pessoa de Jesus Cristo. Festejamos com a expectativa de que, no tempo de Deus, e quando chegar o cumprimento final da Páscoa, não haverá nunca mais tristeza (Ap. 19. 7-9).

Convidamos você a juntar-se a nós e comemorar a Páscoa bíblica, na qual Jesus Cristo é o único provedor de um mundo justo e pacífico. Um mundo por vir, de servos alegres e fiéis, e no qual não mais ouviremos as notícias que tanto afligem nossos corações.

Sinceros votos de uma Feliz Páscoa com Jesus!

 

Presb. José Inácio Ramos

Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie

Notícias Relacionadas

Páscoa: uma celebração de fé, amor e reflexão

Chanceler do Mackenzie explica o motivo da tradição e convida a todos para o culto de comemoração 

Acontece no Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades