Centro Histórico e Cultural Mackenzie recebe obras do arquiteto Roberto Zuccolo

28 de septiembre de 2022 | Arquitetura Engenharia Cultura Eventos Nossos Talentos Para Sempre Mackenzista Pesquisa e Inovação Instituto Destaque FAU Arte e Cultura

Compartilhe nas Redes Sociais

Nesta terça-feira, 27 de setembro, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) promoveu a palestra Roberto Zuccolo: O resgate de um legado. O evento ocorreu no campus Higienópolis e divulgou a doação dos projetos do arquiteto Zuccolo para arquivamento e exposição no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), ligado à Chancelaria da instituição. A iniciativa faz parte do programa Pesquisa em Debate, do CHCM, que neste evento contou com a parceria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, que presidiu a mesa e apresentou os pesquisadores envolvidos, explicou detalhadamente o projeto e destacou a relevância do trabalho executado pelo Centro Histórico e Cultural Mackenzie.

“Uma das mais significativas contribuições que o CHCM tem oferecido é o resgate da memória do Mackenzie e dos grandes mackenzistas que já passaram pela instituição, seja na educação básica, seja na educação superior. Este é o legado dessa instituição confessional e filantrópica: educar e cuidar do ser humano para que ele exerça uma cidadania plena”, enfatiza o chanceler.

Especificamente sobre o trabalho com o material de Zuccolo, a arquivista do Acervo Técnico do CHCM, Thaty Galvão, explica, “estamos fazendo o levantamento do acervo para que ele esteja catalogado e, futuramente, seja disponibilizado em exposições digital e presencial no CHCM. Hoje, mostramos a pesquisa que estamos fazendo há um ano”, comenta. “Encontramos a Ligação Santos Guarujá, que nunca foi executada, foi o achado que não imaginávamos ter sido projetado pelo Zuccolo”, completa ela.

“Esse acervo tem um impacto muito grande na vida da cidade. Zuccolo morreu em 1967, mas seu escritório seguiu até 1980, com sócios que continuaram a desenvolver as fórmulas dele. Ele criou uma escola de projetos, que os mackenzistas não abandonam por ser uma assinatura brilhante para o profissional de arquitetura”, pontua o coordenador do CHCM, Eduardo Abrunhosa. 

Ele ainda comenta que esse trabalho de recuperação, preservação e exposição é um legado do Projeto 150 anos do Mackenzie. A ideia é trazer todos os meses alguma pesquisa que está sendo desenvolvida no CHCM por mackenzistas. Em outubro, por exemplo, o tema será A memória e o legado protestante no Brasil, para marcar o início dos cuidados, preservação e exposição de acervos documentais da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) desde a chegada de Ashbel Green Simonton ao país até os dias atuais. 

“Zuccolo foi o professor de todos os arquitetos modernos formados no Mackenzie. Essa geração é muito importante para a arquitetura brasileira, não somente de forma histórica, mas também sobre a expansão cultural no país”, afirma a professora do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo, Eunice Abascal. 

“Esse momento, para mim, é nevrálgico. Não só juntamos, mas digitalizamos e revitalizamos um acervo, e exploramos um campo do conhecimento para pesquisas de graduação. Esse evento é um investimento e uma bênção para o Mackenzie”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do IPM, reverendo Cid Caldas. 

Além das autoridades mackenzistas citadas, esteve também prestigiando o evento o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Milton Flávio Moura, e o professor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, Marcel Mendes.

Sobre Roberto Zuccolo 

Roberto Rossi Zuccolo estudou Engenharia Civil na Escola de Engenharia Mackenzie e formou-se na turma de 1946. No ano seguinte, mesmo ano da Fundação da Faculdade de Arquitetura Mackenzie, inaugurou o seu escritório de estrutura e concreto, onde atuou como engenheiro calculista até a década de 1960. 

Paralelamente à carreira empresarial, foi professor da FAU Mackenzie, desde a fundação até abril de 1962, quando faleceu. Dentre os diversos marcos de sua carreira, ficou conhecido pela integração entre concepção arquitetônica e o cálculo estrutural, a partir de uma estética arrojada. 

Segundo a professora Eunice, Zuccolo calculou e executou as estruturas de inúmeros exemplares arquitetônicos e peças de infraestrutura que pontuam a cidade de São Paulo e tantas outras cidades brasileiras. Muitas delas projetadas por seus ex-alunos, egressos da FAU Mackenzie, que revelaram sempre uma profunda admiração pelo trabalho profissional e acadêmico de Zuccolo.  

Exemplifica essa ampla produção os edifícios para a Sede da CNI Edifício Roberto Simonsen (1962), no Setor Bancário Norte de Brasília, de Pedro Paulo de Melo Saraiva e Paulo Mendes da Rocha; o edifício Porto Fino (1961) e Porto Velho (1961, Santos, em parceria com Francisco Petracco); e o Edifício Solar do Conde (1962, com José Maria Gandolfi, egresso da turma de 1958), em São Paulo. 

Notícias Relacionadas

Mackenzie recebe instalação da Cátedra UNESCO

Evento abriu o Congresso de Educação Cidades que Educam, Se Transformam, com palestra de João Candido Portinari

Acontece no Mackenzie

Centro Histórico Mackenzie volta às atividades

Durante as férias o CHCM preparou a agenda de programações culturais

Acontece no Mackenzie

Centro Histórico Mackenzie recebe acervo da Igreja Presbiteriana do Brasil

CHCM também lançou site com ferramenta inteligente e prática de pesquisa on-line

Chancelaria

Pesquisa em Debate aborda registros dos primeiros edifícios do Mackenzie

Evento lançou o novo site do Centro Histórico Cultural Mackenzie

Arquitetura

FAU promove webinar com participação de arquiteto português premiado

Evento contou com a presença de especialista norte-americano premiado na área 

Arquitetura

Estudantes de Direito da Faculdade Mackenzie Brasília realizam orientação a comunidade vulnerável em ação voluntária

Iniciativa conciliou conteúdos de aula com experiências de um profissional do setor jurídico 

Direito

Mackenzie Campinas recebe alunos de ETEC para Hackathon

Evento premiou os 62 alunos que participaram do desafio

Universidade

Nadador mackenzista é campeão sul-americano no Open da Argentina

Membro da Seleção Brasileira Sub-20, Élcio Cunha é um dos nadadores mais cotadas para as Paralimpíadas de Paris em 2024

Esportes

Estudantes produzem podcast para Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Programa é organizado por alunos da Comunicação e conduzido por estudantes de Economia

Economia

Hospital Evangélico Mackenzie realiza Congresso de Pediatria

Temas da saúde da criança foram discutidos no evento

Faculdade Paraná

Mackenzie Brasília e Igreja Presbiteriana Nacional promovem ação social no Riacho Fundo II

Em dois fins de semanas, comunidade teve acesso gratuito a uma diversidade de serviços

Responsabilidade Social

FCI organiza Hackaton

Em parceria com a IBM e com o Olhar Digital, a Faculdade de Computação e Informática do Mackenzie está promovendo o Hackathon Guru Eletrônico,…

---- Rank

Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades