Chefe do Instituto de Física Lebedev no Mackenzie
06 de febrero de 2019 | Mundo Parcerias Pesquisa e Inovação Universidade Campus Higienópolis Destaque
Telescópios que observam frequências solares, raios cósmicos, rede GPS e mudanças climáticas. O que estes assuntos peculiares têm em comum? Todos foram abordados pelo renomado professor Vladimir Makhmutov, do LPI (Instituto de Física Lebedev) da Academia Russa de Ciência (RAS), que esteve em palestra no auditório do MackGraphe, no campus Higienópolis do Mackenzie, em 01 de fevereiro.
O evento ocorreu em celebração aos 20 anos de colaboração entre Centro de Radioastronomia e Astrofísica do Mackenzie (CRAAM) e o LPI, ocasião na qual Makhmutov tratou da atividade de pesquisa do laboratório de física solar e raios cósmicos do LPI e atualizou o andamento do projeto Sun-Terahertz.
Sun-Terahertz
Jean Pierre Raulin, pesquisador doutor em física, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e coordenador do CRAAM, explica que o trabalho é baseado no Solart-T, que consistia em um telescópio fotométrico duplo que sobrevoou a Antártida, em 2016, em um balão estratosférico em colaboração com um experimento da NASA (agência espacial dos EUA) para observar o sol em frequências terahertz (THz). Na versão atualizada do experimento, conta Raulin, “serão oito frequências de observação do espectro solar na faixa de 0.2 THz - 15 THz”.
Makhmutov explica que o Sun-Terahertz será acoplado ao módulo russo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e permitirá monitorar as radiações solares pouco exploradas na faixa de frequência dos terahertz (equivalente a um trilhão de hertz). “A pesquisa é muito importante para a compreensão dos mecanismos de produção e liberação de energia solar”, destaca Raulin.
Um passo à frente
Makhmutov enfatiza que a primeira etapa do projeto da parceria entre CRAAM e LPI já foi aprovada pela ROSCOSMOS (Agência Espacial Federal Russa) e que agora “serão necessários testes para avaliar como o equipamento vai reagir à grande aceleração quando do seu envio ao espaço”. O professor mostrou um construto virtual do Sun-Terahertz, apontando seu funcionamento e captação de frequências.
“Com o experimento, será possível descrever, pela primeira vez, com o mesmo instrumento, o espectro solar nestas diversas faixas. Além disso, o Sun-Terahertz abre a possibilidade de aprimorar calibrações e análises de instrumentos em solo, já que para algumas dessas oito frequências, existirão observações simultâneas em terra realizadas tanto no Brasil quanto na Argentina”, assinala Makhmutov. Os dados gerados permitirão monitorar e entender melhor a origem das explosões solares e suas consequências na relação Sol-Terra.
Tais estudos são importantes para previsão de surtos solares que podem afetar o clima espacial, permitindo a utilização de tais dados para mitigação de seus efeitos em todo o sistema de comunicações ao redor da Terra, vez que estes surtos afetariam geoposicionamento espacial (GPS), utilizado por celulares, aviões, plataformas de petróleo, e etc.; bem como redes de distribuição de energia, controles de tráfego aéreo e outros.
Outros projetos
Makhmutov também comentou a respeito de alguns projetos realizados pelo LPI em parcerias internacionais, como é o caso do Cloud (Cosmic leaving outdoor droplets), ativo desde 2006 em colaboração com China, Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e outros países. “Em suma, em diversas análises das emissões solares, notamos que apenas o efeito desta estrela não seria o bastante para provocar as chamadas mudanças climáticas, portanto, haveria algum outro fenômeno agindo. O Cloud atua, assim, para entender o papel dos raios cósmicos sobre nossa atmosfera e na formação das nuvens”, esclarece o professor.
Ele também pontua a atuação de destaque em diversos projetos de vários estudantes de pós-graduação do CRAAM/CAGE, assinalando a importância na formação de pesquisadores para atuarem em pesquisas de relevância no cenário global.
Plateia seleta
Makhmutov e Raulin se apresentaram para uma plateia de alto nível, estando entre os presentes Vera Lucia Requia Kuntz, da Academia Mackenzista de Letras (AML); Lúcia Akemi Miyazato Saito, do MackGraphe; além de demais especialistas em diversas áreas como Engenharia, Química, Física e outras, bem como imprensa especializada.
Notícias Relacionadas
Astroengenharia: primeiro encontro da rede SPANet no Mackenzie
Evento gratuito mostra os avanços dos grandes projetos astronômicos e como eles favorecem a engenharia
Atualidades
Rádio Observatório Espacial do Nordeste receberá gerente do projeto da NASA
ROEN, atualmente coordenado pelo CRAAM, renova convênio com Stephen Merkowitz
Mundo
Mackenzie recebe visita de Robert Edmiston
Empreendedor britânico é fundador da Christian Vision
Mundo
Editais abertos para bolsas de pesquisa de pós-doutorado. Inscreva-se!
Vagas valem para programas de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e de Ciências e Aplicações Geoespaciais
Pesquisa e Inovação
Mackenzie e Santa Casa de São Paulo juntos
Instituições assinam termo de parceria para projetos conjuntos
Parcerias
Mackenzie participa do Prêmio Péter Murányi
18ª edição do prêmio traz como tema Ciência & Tecnologia
Ética e Cidadania
MackGraphe em parceria com indústria têxtil
Centro de pesquisa do Mackenzie estuda aplicação do grafeno em tecidos automotivos da Dini Têxtil
Atualidades
Mackenzie em parceria com Academia Russa de Ciência
Projeto Sun-Terahertz, baseado no Solar-T do CRAAM, será enviado à Estação Espacial Internacional
Atualidades
NASA e Mackenzie desenvolvem projeto conjunto de observação espacial
Pesquisa auxilia prevenção de desastres e rede GPS e tem parceria com AEB e INPE
Mundo
Em parceira com a Nasa CRAAM lança balão estratosférico
A Nasa, agência espacial norte-americana, lançou no dia 18 de janeiro um balão estratosférico que transporta dois equipamentos científicos para…
---- Rank
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa