Colégio Brasília retoma atividades com grandes expectativas para 2022
07 de marzo de 2022 | Colégios
Mais um ano letivo se inicia e, ainda em meio à pandemia, os desafios da área da educação aumentam. Apesar disso, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília retomou suas atividades e a equipe está devidamente preparada para as atividades de 2022, respeitando todos os protocolos contra a covid-19. Conversamos com o diretor do colégio, Alexandre Moraes de Almeida, e com o assessor pedagógico, Ênio Moraes Fontes, que nos contaram sobre as expectativas e o planejamento para este ano. Confira:
Projetos para o ano letivo
Com o retorno presencial, os planos do Colégio Brasília são animadores. De acordo com Ênio Fontes, os principais projetos deste ano são voltados para o fortalecimento, ainda maior, da identidade confessional da instituição. O aprimoramento dos serviços, com ênfase no Programa de Aperfeiçoamento Pedagógico e Desenvolvimento Docente também será uma ação da unidade.
O diretor Alexandre Almeida aposta na melhoria de resultados em todas as etapas de ensino da escola. “Destacam-se, nesse cenário, todo o movimento para a consolidação do Novo Ensino Médio Mackenzie, cuja implantação se iniciou em 2021, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica”, afirma.
Cuidados adotados e desafios durante a pandemia
Desde o início do retorno às atividades presenciais, o CPM Brasília seguiu rigorosamente todos os protocolos governamentais estabelecidos, como o uso obrigatório de máscaras, manutenção dos ambientes ventilados e álcool em gel à disposição dos alunos e funcionários.
“Estamos sempre com o ‘excesso de zelo’ que marcou as ações do Mackenzie ao longo desses dois últimos anos. Porém, certamente, nosso principal cuidado é, coerentemente com a missão institucional, em amor, cuidar pelo bem-estar de cada integrante da família mackenzista, de modo que, juntos, superaremos as adversidades que se apresentam”, diz o assessor pedagógico.
Sobre os principais desafios enfrentados nesse período, Ênio Fontes ainda conta que o maior deles tem sido dar sequência ao trabalho realizado de forma gradual, o resgate e o reforço dos conteúdos e conceitos significativos, cujo desenvolvimento foi comprometido no primeiro ano da pandemia.
Segundo o diretor do Colégio Brasília, um dos maiores desafios foi conseguir identificar as particularidades de cada turma, visto que os impactos do regime de excepcionalidade tiveram resultados distintos nos diversos segmentos da educação básica e em cada realidade familiar. “Com base nessa cuidadosa sondagem, ajustaremos os planejamentos e ações de modo que se preencham as lacunas detectadas e, paralelamente, se desenvolvam os programas curriculares previstos", explica.
O diretor e a escola têm grandes expectativas para o período, especialmente pelo retorno do regime presencial. “Essa retomada é temperada pelos inúmeros desafios ainda impostos pela pandemia, aliados ao aprendizado e às oportunidades de crescimento por ela impulsionados. A verdade é que, nos espaços do ambiente escolar, as expectativas são — e precisam ser — sempre as melhores”, finaliza Alexandre de Almeida.
Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.
2 Coríntios 5:5
Notícias Relacionadas
Estudantes do Colégio Mackenzie Tamboré têm aulas específicas sobre Empreendedorismo e Economia
Componentes são importantes para ensinar sobre consumo consciente
Colégios
Turmas de abril da pós-graduação estão com matrículas abertas
Cursos estão com descontos nas matrículas
Universidade
Nova Unidade de Queimados é a terceira inauguração do HUEM em 2022
Hospital é referência nacional no tratamento de queimaduras e vítimas de incêndio
Hospital Paraná
Pós-Graduação EaD do Mackenzie está com inscrições abertas
Especialização pode fazer a diferença na carreira profissional
Acadêmicos
Mackenzie amplia doações para Petrópolis e Franco da Rocha
Arrecadação do projeto “Em Nome da Vida” já acontecia para vítimas das enchentes em Minas, Bahia e São Paulo
Responsabilidade Social
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa