Colégio Mackenzie Brasília promove intercâmbio cultural com refugiados afegãos

28 de abril de 2023 | Atualidades Colégios Destaque

Nos últimos meses, os alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília foram incentivados a repensar as relações humanas na perspectiva da diversidade cultural e racial. Os jovens do 8º ano do Ensino Fundamental estiveram focados em um projeto baseado no livro “Meu Nome é Parvana” e participaram, no dia 13 de abril, de uma conversa com uma família afegã que se refugiou no Brasil.

O objetivo principal da atividade foi ampliar a visão de mundo dos mackenzistas ao terem contato com duas histórias reais do Afeganistão: a do livro e a que foi contada durante a palestra. Além disso, a viagem literária foi uma oportunidade para aumentar o repertório cognitivo deles, agregando conhecimento nas áreas sociais, culturais, econômicas, geográficas e históricas.

A professora de Literatura, Elaine Santos, explicou que falar de uma realidade diferente exercita a imaginação dos adolescentes. “A curiosidade foi estimulada em todos os momentos do projeto com atividades variadas: pesquisas, apresentações, jogos, intertextualidade com outros livros”, disse.

Os alunos, que foram divididos em grupos e orientados a aprender mais sobre o país utilizando a biblioteca do Colégio, percorreram um longo caminho sobre a percepção do contexto dos imigrantes. “Foram diversas estratégias até chegar o momento de ver uma família afegã, como a retratada no livro”, comentou Santos.

Família Afegã, abrigo brasileiro e recepção Batista

A estudante Carolina Barros, do 8º ano D, tem ascendência afegã e contou sobre a história de seus familiares afegãos, que chegaram ao Brasil há pouco mais de três meses. O pai, o senhor Herbert Barros, assim que soube da ideia, logo concordou em apresentar a família que escolheu o nosso país para se refugiar.

Os irmãos da jovem, tiveram de sair de sua terra natal após o Talibã tomar o poder. Um deles, Shabir Ahadi, é diplomata e escreveu diversos artigos contra o grupo fundamentalista. A decisão de vir para cá aconteceu devido à fama que os brasileiros têm ao redor do mundo de serem um povo acolhedor.

Os relatos dos imigrantes são de felicidade após serem recebidos pela Igreja Memorial Batista de Brasília. A receptividade, típica do nosso povo, encantou os estrangeiros. Atualmente, os migrantes estão aprendendo português e trabalhando em um salão na região do Lago Sul.

Meu Nome é Parvana

O livro foi selecionado pela professora justamente por se assemelhar com a situação vivida pelos familiares da aluna Carolina. Na obra, tem-se o retrato atual do que vivem os cidadãos do Afeganistão, que há muito sofrem com o autoritarismo do grupo fundamentalista Talibã.

Parvana é uma jovem de 15 anos que pertence à uma família que deseja criar uma escola para mulheres. Por ser uma iniciativa contrária aos princípios de extremismo islâmico do regime, ela acaba sendo presa enquanto a mãe é assassinada. Ao sair da prisão, Parvana é resgatada e torna-se uma refugiada, como tantos outros resgatados.

“Trabalhar literatura na escola não é fácil, mas quando as obras transcendem as páginas e a história passa a ser significativa, aquela mensagem provoca mudanças que ficarão para sempre na memória. Conhecer a família é também conhecer Parvana por uma experiência real e o que torna esse momento fundamental”, afirmou Elaine.

O retorno foi positivo. A professora ouviu dos jovens que, desejando outras atividades do tipo, gostaram da experiência e guardarão para sempre essa lembrança. Uma das estudantes escreveu e entregou o seguinte poema aos refugiados afegãos:

“Quando a vida lhe der um tombo forte e sua alma sangrar,

Quando esse mundo frio a ferir ou a esmagar...

É hora de RECOMEÇAR.

Recomece a LUTAR.

Quando tudo ficar escuro e nada a iluminar,

Quando tudo for incerto e você só duvidar...

Recomece a ACREDITAR,

Pois um dia a paz virá

E tudo se iluminará”.

Isabela Taveira - 8°ano C

Notícias Relacionadas

LLM Fair: Explore o Mundo do Direito nos Estados Unidos

Mackenzie promove evento que conecta alunos com faculdades estadunidenses

Tecnologia

Mackenzie Brasília realiza talk show sobre refugiados, apátridas e estrangeiros

Encontro será no dia 20 de junho, no auditório da Faculdade

Eventos

Mackenzie Brasília promove debate sobre as questões dos refugiados

Evento incentiva alunos a compreenderem a realidade de pessoas que saíram de seus países

Comportamento

Moodlemoot Brasil apresenta novidades na plataforma de apoio à aprendizagem

Mackenzie sedia evento voltado para professores e gestores da educação

Universidade

Primeiro formando da Faculdade de Direito visita o Mackenzie

Aos 90 anos, Aaron Schich retornou ao campus Higienópolis pela primeira vez após se formar, em 1959

Atualidades

Centro de Comunicação e Letras e Share realizam 8º edição do GUMP

Mackenzistas possuem ingressos com 50% de desconto 

Tecnologia

Chanceler visita unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie

Reverendo Robinson Grangeiro esteve presencialmente em todas as unidades para realizar o Chanceler Day

Colégios

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades