Combate às Fake News: livro e ações digitais
08 de octubre de 2018 | Atualidades Universidade Destaque
As Fake News têm se revelado uma tendência perigosa nas eleições brasileiras já há algum tempo. Produzidas muitas vezes de maneira maliciosa e disseminadas por ignorância ou mesmo má fé, tais notícias falsas prejudicam o debate público e inundam as redes sociais com informações que podem ocasionar prejuízos. Não estritas ao ambiente político/eleitoral, nem ao Brasil, mas sem dúvida alguma intensificadas neste período em nosso país, as Fake News devem ser um ponto de atenção a qualquer cidadão comprometido.
Recentemente lançado, o livro “Fake News - A conexão entre a desinformação e o Direito”, traz subsídios para melhorar a qualidade deste debate e conectar as consequências da criação, disseminação e circulação das notícias falsas ao Direito. O professor de Direito Eleitoral da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e pesquisador de Direito e tecnologia, Diogo Rais, é coordenador da obra que reúne textos de profissionais da área jurídica e de professores reconhecidos do Direito, Computação, Jornalismo e Ciência Política.
O livro trata do assunto sob uma perspectiva jurídica e interdisciplinar, situando o leitor sobre questões diversas. De acordo com Rais, as Fake News não são uma novidade na sociedade, mas a escala em que podem ser produzidas e difundidas atualmente sim. “Elas poluem e colocam em xeque todas as demais notícias, afinal, como descobrir o que é falso e o que é verdadeiro?”, questiona ele.
Rais também é um dos coordenadores do projeto Fake News da UPM, parceria entre os cursos de Jornalismo e Direito que visa a conscientização no ramo da Educação Digital e contra a propagação de notícias falsas. “Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade”, afirma ele quanto ao perigo das Fake News.
Conscientização digital
A iniciativa do Mackenzie em combater as Fake News ganhou espaço até mesmo nas redes sociais. Junto ao Facebook e outros parceiros (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, e Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio), o Mackenzie difunde informações relevantes sobre como se precaver e verificar se determinadas notícias são fake ou não. O projeto inclui conscientização digital dos usuários por meio de vídeos e textos que oferecem Dicas para identificar notícias falsas.
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