Como praticar a escuta ativa

18 de septiembre de 2024 | Cá, entre nós Destaque

A comunicação está inserida em todas as relações humanas, mas a compreensão e escuta que estão no mesmo contexto, são tão importantes quanto a capacidade de comunicar-se bem. Como uma necessidade inerente, o ser humano tem necessidade de ser ouvido, além de esperar que o outro o acolha e entenda suas emoções e ideias.

Em um ato comunicacional, independente do tipo de conversa, os participantes têm dois objetivos: entender o que o outro está comunicando e mostrar interesse, se engajar ou não com o que está sendo dito. Como qualquer habilidade, para ser efetiva, o desenvolvimento da chamada escuta ativa requer prática e consciência. Compreender o que ouve e interpretar é uma habilidade importante para todos os profissionais. Saiba como aprimorar este talento.

Evite distrações

É fácil distrair-se ao conversar com alguém, uma vez que a mente tende a trazer lembranças relacionadas ao assunto em questão, ou a situações correlatas que remetem a conversa. Mesmo que a consciência tente levá-lo a um lugar diferente, fazer o melhor para estar presente no momento do diálogo, e ter atenção a cada detalhe que for dito será vital para entender os pontos de vista explorados.

Uma dica para focar no que está sendo dito é repetir as palavras mentalmente. A ação ajuda a reforçar as ideias e pensamentos, além de aumentar a concentração. Evitar distrações como possíveis estímulos sonoros ou visuais e conversas adjacentes, bem como o uso do telefone celular também será de ajuda para estabelecer conexão.

Linguagem corporal

Palavras não são a única maneira de comunicar e transmitir mensagens. A linguagem corporal é uma ferramenta poderosa na comunicação, já que, por meio dela, é possível identificar se o ouvinte está interessado ou não no que está sendo dito. Aprenda a ler os sinais e também esteja atento a sua linguagem corporal: postura, gestos e expressões faciais são fatores que, inconscientemente, transmitem mensagens.

Leia também:O poder da linguagem não-verbal no ambiente de trabalho

Não interrompa

Ser interrompido é frustrante - a ação dá a impressão que a linha de raciocínio apresentada não é interessante o suficiente, ou que o ouvinte está sem tempo. Caso você seja alguém que pensa rápido, se esforce para reduzir a velocidade dos pensamentos e volte a atenção exclusivamente ao que está sendo compartilhado no diálogo. Escutar até o fim as ideias da outra pessoa fará com que ela se sinta mais à vontade para ouvir o que você terá a dizer quando chegar sua vez.

Escute sem julgamentos

Quando alguém apresenta um problema, é preciso avaliar se a pessoa busca conforto, ajuda ou direcionamento. No primeiro caso, cuidado para não magoar uma pessoa querida no anseio de julgar uma situação - às vezes, escutar e oferecer suporte emocional é a escolha mais sábia.

Em casos nos quais a pessoa realmente precisa de direcionamentos, como em um projeto difícil, ou para entender certos processos de trabalho, ofereça gentilmente um conselho e valide as dúvidas que foram compartilhadas. O fato de alguém ter escolhido você como ouvinte já é um sinal que a pessoa deposita confiança e espera que seja um espaço seguro para esse tipo de situação.

Aprimorando a escuta ativa

Para profissionais que desejam tornar-se cada vez mais receptivos e capazes de entender devidamente às pessoas com quem convivem, a plataforma Mackenzie Academia Corporativa (MAC) possui um curso de 6 episódios chamado O Poder da Escuta Ativa, que visa entender o que é, como desenvolver e quais os benefícios da escuta ativa no trabalho e no dia-a-dia de uma empresa. Confira este e outros cursos da plataforma clicando aqui.

Notícias Relacionadas

Principais causas da queda capilar; entenda como tratar

Diversas situações podem provocar a queda capilar, que afetam homens e mulheres 

Saúde e Bem-Estar

Dicas práticas para superar a timidez no ambiente de trabalho

Ser tímido não é um defeito, contudo, pode esconder o potencial de um indivíduo

Cá, entre nós

Saiba como receber e dar feedbacks

Criar uma cultura de feedback é a chave para o crescimento profissional

Cá, entre nós

Saúde financeira: como evitar gastos impulsivos e fechar o ano no azul

A saúde financeira de um indivíduo pode ser conceituada como o equilíbrio entre receitas e despesas, o controle das dívidas, a existência de poupança…

Fala, especialista

Academia Corporativa Mackenzie (MAC): cursos essenciais da plataforma para desenvolver o pensamento estratégico

Um mindset estratégico é essencial para promover crescimento sustentável e sucesso a longo prazo, oferecendo uma visão ampla e integrada do…

Acontece no Mackenzie

Estratégias para lidar com a ansiedade

Nervosismo, sensação de pânico, aceleração do coração, tremores e pensamentos intrusivos são sinais típicos de uma crise de ansiedade

Cá, entre nós

Por que precisamos equilibrar a vida pessoal e o trabalho?

O equilíbrio envolve gerenciar responsabilidades de maneira a minimizar o estresse e promover o autocuidado

Cá, entre nós

Como combater a procrastinação no ambiente de trabalho

De acordo com o dicionário Michaelis, o termo procrastinar refere-se a deixar para outro dia ou para depois; adiar, delongar, postergar. A ação de…

Cá, entre nós

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades